Ajuda com upgrades em fr tdi 130 Turbos/ICs/Caixas

Boa noite.

A ideia é manter a linha de escape como está de origem. Só mudar mesmo o turbo e trocar o intercooler.
Vou então procurar vk em vez de vb!
 
A duvida que ainda continuo a ter é em relação à legalidade destas alterações. Podem implicar nas IPOs ou em operaçoes de stop? Não me dava jeito nenhum ir em viagens de trabalho e ficar com o carro apreendido! Nem multas dão jeito....

Cumprimentos
 
No máximo o que pode dar nas vistas é o IC.
O turbo está completamente escondido. E se for o VB nem têm por onde pegar porque é aparentemente igual ao que vem de origem e não tem soldaduras nem adaptações!
 
Um bocado non-sense o meu post, mas se és uma pessoa calma, respeitas os limites e raramente passas dos 130km/h para que queres um 6L carregado?

Acho que as coisas por aqui andam um bocado overrated, um Ibiza PD130 stock é um carro com desenvoltura mais que suficiente para 90% das ultrapassagens "normais" e de gente com cabeça. Eu lembro-me de fazer viagens em nacionais de Cupra PD160 stock a 110km/h e ultrapassava sempre em 6ª, nem precisava de reduzir, o carro num instante despachava uma filinha de 4-5 carros. Já fiz muitas viagens de 6J FR CR143 stock e em 4ª o carro tem potência mais que disponível para vergar 180km/h num instante.

Agora on-topic: Mete o setup Cupra (VB + IC Cupra), tendo caixa longa ou caixa curta, tens baixas, médias e altas, consumos normais e fiabilidade mais que comprovada. ;-) E penso que faça 200cv sem grandes stresses mecânicos.
 
Confesso que até é mais numa de experimentar a sensação de ter uma mecanica mais possante. Tenho ibiza 6l fr desde 2005, e como não dá jeito trocar de carro para experimentar coisas novas, um carrito pequeno com 200 cavalitos deve ser interessante. Tenho também um eos tdi 140cv que é pesadote e confesso que a maior frustração que o carro me dá é em subidas das grandes quanto vai carregado, com facilidade chegar com o acelerador ao fundo e ele ter dificuldade em ganhar velocidade! O ibiza melhorado deve dar uma sensação de foguete em recuperaçoes! Como é carro da minha empresa que vai ter que ficar muitos anos(nao ha nada novo interessante em comercial por causa de meter as despesas pra empresa), vou aproveitar para fazer melhoramentos. Neste momento o turbo assobia, a meter outro quero o melhor! O anterior dono meteu o parachoques do cupra e parece-me que o ar nao chega bem ao ic original,por isso pensei no do cupra. Depois quero a caixa longa para reduzir o ruido do motor e melhorar os consumos. Por fim e para resolver o calcanhar de aquiles do ibiza, ja tenho em casa tela acustica para insonorizar o bixo como deve ser. Digamos que o carro acaba por ser um hobie e quero criar uma viatura que dê a sensação de ser melhor do que um simples ibiza normal, para mim e quem vai dentro. Por isso nao quero alteraçoes que chamem a atenção. Neste momento o que mais me incomoda no carro é mesmo o ser barulhento, ai da na ultima viagem de 850km a 130km/h para falar com a pendura tinha que elevar o tom de voz. Enquanto ela dormia, para ouvir as noticias na radio, tinha que subir um cado o volume. A caixa longa é importante para ficar mais silencioso, mas passar da actual caixa cupra super curta para a mais longa, acho que vou ficar frustrado quando quiser recuperar velocidade...
Um bocado non-sense o meu post, mas se és uma pessoa calma, respeitas os limites e raramente passas dos 130km/h para que queres um 6L carregado?

Acho que as coisas por aqui andam um bocado overrated, um Ibiza PD130 stock é um carro com desenvoltura mais que suficiente para 90% das ultrapassagens "normais" e de gente com cabeça. Eu lembro-me de fazer viagens em nacionais de Cupra PD160 stock a 110km/h e ultrapassava sempre em 6ª, nem precisava de reduzir, o carro num instante despachava uma filinha de 4-5 carros. Já fiz muitas viagens de 6J FR CR143 stock e em 4ª o carro tem potência mais que disponível para vergar 180km/h num instante.

Agora on-topic: Mete o setup Cupra (VB + IC Cupra), tendo caixa longa ou caixa curta, tens baixas, médias e altas, consumos normais e fiabilidade mais que comprovada. ;-) E penso que faça 200cv sem grandes stresses mecânicos.
 
Last edited:
Parachoques cupra e IC lateral de origem não combinam!
A troca de caixa para uma mais longa vai reduzir a rotação do motor mas pouco reduzirá em relação ao ruído porque os motores PD são muito barulhentos.
 
A maior melhora espero eu que venha da insonorização que também estou a preparar! Só tenho receio que as borrachas das portas nao isolem como deve ser....
 
Ic ja esta lá o do cupra. Os intakes antes em dias quentes acelarando nas subidas iam ao 70graus, depois de o colocar, dia quente na mesma e não consegui passar dos 39! O carro também parece puxar melhor. Proximos a ver se arranjo a caixa e o volante motor/embraiagem. Como não sou de correrias, a embraiagem vai ser a original, ou acham que seria melhor alguma reforçada?
 
Muito resumido:
Com ic cupra e 1749vb fazes bem os 180cv, sem fumos e com grande fiabilidade.
Caixa longa, metes FJW que vem nos ibizas 6L sport... Em 6 velocidade,às 2000rpm vais a 120km, às 3000rpm vais a 180km(60km por cada 1000rpm).
X2.
com essa receita acho k fica super bem servido e tudo dentro dos parametros que procura
 
Back
Top