Ajuda com upgrades em fr tdi 130 Turbos/ICs/Caixas

Bom dia

Comprei à tempos um ibiza FR130. Tirando a caixa de velocidades, que não sei como foi parar lá a do cupra, todo o carro está de origem, no entanto o volante do motor está a causar trepidações na embraiagem(o mecanico disse que era o volante bimassa), em aceleração o turbo assobia e tenho o parachoques do cupra à frente (ou parecido!).

A minha ideia, já que vou ter que mexer, era fazer uns upgrades.
Gostava de meter a caixa mais longa para melhorar os consumos e ter menos barulho do motor em viagem, aquando da troca do volante do motor/embraiagem. Penso que qualquer caixa de referencia DRW dos 1.9tdi é o que eu quero, certo?

Para não perder muita resposta com a troca da caixa, pensei em colocar o IC do cupra. É bom??

Depois, e como o turbo é capaz de vir a dar problemas, meter logo algo melhor. Primeiro pensei no 1749VB do cupra, mas depois de ver aqui a imensidão de turbos baralhei-me... O meu objectivo é que o carro continue com fiabilidade, pois é o carro que uso nas minhas deslocações em trabalho. Eu respeito mais ou menos os limites de velocidade, muito raramente passo os 130km/h em AE. A potencia extra é só para alguma ultrapassagem mais rapida. Ah, e não quero mais fumo que o de origem! Qual o melhor turbo para ficar com boas baixas, melhorar sobretudo as recuperações para compensar a caixa mais curta e com boa fiabilidade e sem fumo? O 1747vb, o 1749vb melhorado que está a vender o njoy, ou outro qualquer??? Claro que de preferencia plug-and-play!

Depois de turbo e intercooler novos tem que levar repro, ou com a electronica original fica logo diferente? O objectivo é manter fiabilidade melhorar consumos e sem fumo. Se der para juntar uns 170/180cvs, melhor ainda!!!

O pessoal que domina o assunto que opine sff!

Obrigado e cumprimentos
 
Muito resumido:
Com ic cupra e 1749vb fazes bem os 180cv, sem fumos e com grande fiabilidade.
Caixa longa, metes FJW que vem nos ibizas 6L sport... Em 6 velocidade,às 2000rpm vais a 120km, às 3000rpm vais a 180km(60km por cada 1000rpm).
 
O Alpha já disse o básico.
Não vale a pena inventar a roda, um 1749VB do PD150 já fazes essa cavalagem e com fiabilidade, para não falar do VB do PD160.
Há casos de Ibizas com IC stock e com VB a passar os 180cvs. :) Poderá é haver tubagens a saltar cada vez que se puxa a sério. lol
Mas com esse setup, já ficas com esses 180cvs e limpinho de fumo. Ainda para mais mantendo a linha de escape original.
O VB é plug and play nos PDs. ;) E já traz colector agarrado... É só tirar um e meter o outro.

Quanto à caixa, sim é a FJW a mais longa que vêm nos 6L Sport PD130.
De salientar que convinha fazeres repro, se não obrigatório, para o material ficar todo afinado à maneira. Se não fizeres o que poderá acontecer é o carro entrar em safe-mode.

Alguma dúvida, questiona. :)
 
Estou a ver que ia fazer asneira com a caixa, ia mandar vir uma DRW, que é a que tinha o ex Bora do meu pai que também fazia cerca de 120km/h as 2000rpm de motor, mas a roda do bora devia ser maior!
O problema é que as fjw numa répida pesquiza que fiz, são bem mais raras...

Se fizer o que estou a pensar os consumos em viagem velocidades cerca dos 130 descem, ou devido à cavalagem extra ainda sobem???
 
Por norma, quando fazes uma repro (se for feita em condições, claro) reduzes consumo. E sendo tu uma pessoa "calma" notas bem essa diferença porque fazes menos movimentos no pedal de acelerador e assim o gasóleo + boost é mais bem aproveitado.
Porém notas isso logo com a tua caixa.

Tendo em conta a lógica de juntando a repro + a FJW, poderias ver ainda mais o consumo reduzir mas... poderás também ter que acelerar mais para atingir essa velocidade e por sua vez o consumo aumentar... É uma incógnita.
Mas de certeza que a essa velocidade fica a beber menos que a caixa do FR. ;)
 
O Alpha já disse o básico.
Não vale a pena inventar a roda, um 1749VB do PD150 já fazes essa cavalagem e com fiabilidade, para não falar do VB do PD160.
Há casos de Ibizas com IC stock e com VB a passar os 180cvs. :) Poderá é haver tubagens a saltar cada vez que se puxa a sério. lol
Mas com esse setup, já ficas com esses 180cvs e limpinho de fumo. Ainda para mais mantendo a linha de escape original.
O VB é plug and play nos PDs. ;) E já traz colector agarrado... É só tirar um e meter o outro.

Quanto à caixa, sim é a FJW a mais longa que vêm nos 6L Sport PD130.
De salientar que convinha fazeres repro, se não obrigatório, para o material ficar todo afinado à maneira. Se não fizeres o que poderá acontecer é o carro entrar em safe-mode.

Alguma dúvida, questiona. :)

o turbo é o mesmo, apenas o caracol está em posições diferentes.
 
Será que a caixa que tens não é a original dos FRs e pensas tu que é a do cupra?
Só os sport até 03/2004 é que traziam caixa longa.
 
Já tive outro FR do mesmo ano que tive a infeliz ideia de vender, este comprado novo e fazia em sexta, cerca de 108km/h as 2000rpm. Este as 2000 rpm só vai a marcar cerca de 102km/h. Fiquei intrigado e fui procurar as desmultiplicaçoes de caixa e a do cupra é a que é mais parecida!

Até como estava habituado a outro fr, este pareceu-me recuperar melhor nas velocidades mais altas, logo quando o experimentei, so depois vi as rotaçoes e velocidade e vi que desmultiplicava menos. Mas em cidade e estradas com curvinhas esta caixa é mais interessante, agora para fazer horas a fio em AE torna o carro mais barulhento e também mais gastador.

Será que a caixa que tens não é a original dos FRs e pensas tu que é a do cupra?
Só os sport até 03/2004 é que traziam caixa longa.
 
Last edited:
Já tive outro FR do mesmo ano que tive a infeliz ideia de vender, este comprado novo e fazia em sexta, cerca de 108km/h as 2000rpm. Este as 2000 rpm só vai a marcar cerca de 102km/h. Fiquei intrigado e fui procurar as desmultiplicaçoes de caixa e a do cupra é a que é mais parecida!

Até como estava habituado a outro fr, este pareceu-me recuperar melhor nas velocidades mais altas, logo quando o experimentei, so depois vi as rotaçoes e velocidade e vi que desmultiplicava menos. Mas em cidade e estradas com curvinhas esta caixa é mais interessante, agora para fazer horas a fio em AE torna o carro mais barulhento e também mais gastador.

Nada melhor para confirmar do que verificar no autocolante com os códigos que existe na mala junto ao pneu suplente ou no livro de revisões.
 
Eu penso que a caixa foi alterada pelo anterior proprietario, daí não cooresponder ao autocolante. Quando o levei à revisão, pedi para tentarem ver a referencia da caixa na caixa e depois vi no autocolante e não era a mesma!
 
Já agora... a nível de embraiagem, a de origem aguenta com este setup vb1749vb mais ic cupra e repro sem passar os 180cvs? Não vou andar em arranques, só umas puxadelas em alguma ultrapassagem, ou para ver se os cavalos estão lá muito de vez em quando! Tipo, se acelarar em terceira ou quarta, a embraiagem fica a patinar??

E a nível de inspecções periódicas, há algum stress? A maquina foi hoje inspecionada e teve ficha limpinha :).

Cumprimentos
 
Desde que o binário não seja muito cedo, aguenta! ;)
Conheço um caso com 400nm e 184cvs e com um 1749vb e embraiagem de origem com 260 mil kms em cima.
 
se fosses de mais perto trocava a minha caixa fjw por essa, a minha não me compensa ter neste momento pelo uso que dou ao carro!
 
se fosses de mais perto trocava a minha caixa fjw por essa, a minha não me compensa ter neste momento pelo uso que dou ao carro!

Se for em portugal continental era questão de combinar... nã madeira agora não da jeito que acabaram com o ferry, senão ainda ia pasar uns dias e ver pessoal conhecido e tambéms e juntava o util ao agradável!!!!
 
Já agora, tenho visto muitos tópicos a falar muito bem do turbo 1756vk. Será que mais vale meter este em relação ao 1749vb?? Mesmo que seja para deixar abaixo dos 200cv, sempre andaria mais folgado, e se calhar como não se forçava tanto, também menos fumo, ou estou a pensar mal???? Também é plug-and-play, ou precisa de mais adaptações este???

Obrigado
 
Já agora, tenho visto muitos tópicos a falar muito bem do turbo 1756vk. Será que mais vale meter este em relação ao 1749vb?? Mesmo que seja para deixar abaixo dos 200cv, sempre andaria mais folgado, e se calhar como não se forçava tanto, também menos fumo, ou estou a pensar mal???? Também é plug-and-play, ou precisa de mais adaptações este???

Obrigado

sim, compensa sempre se vais meter ic e linha.. o vb com ic, 200cvs já não é propriamente fiável, com o vk já é..

a tua questão do fumo não faz sentido, podes não fazer fumo nenhum no vb e fazer fumo como o carai no vk, ou vice-versa, tudo depende do que o chipador fizer.. se me disseres que com o vb, para tirares determinada potência, sem comprometer muito o turbo, vais injectar mais gasóleo e, para fazer a mesma potência com o vk, dado que podes fazer mais pressão no mesmo, não necessites de tanto gasóleo sim.. agora uma coisa não é directamente ligada com a outra.. ou seja, não é por ser maior que vai deitar menos ou mais fumo.. tudo depende do objectivo..

quanto a ser plug and play, não é.. é preciso soldar colectores, passar de electrico para vácuo, fazer linha de oleo.. ou seja, eles andam aí a 350€, se o mandares preparar, no final fica-te a 600€ +-.. mas volta e meia aparece por aí alguém a vender vks já preparados por 450/500€ (usados claro)..
 
Back
Top