Pessoal, mandei este email ao imtt:
"Boa noite, gostaria de saber uma informação.
Tenho um carro comercial (ligeiro de mercadorias), um Seat Ibiza SDI, modelo 6k do ano de 1998, e estou a pensar em colocar película nos 3 vidros de trás, ou seja no nos vidros atrás do "Pilar B", e vi um arquivo .pdf que emitido pelo imtt e gostaria de saber se decerto o que está lá escrito se encontra certo.
Pode-se ver neste endereço:
http://www.valdemarpeliculas.pt/web/pdf/Quadro_Informativo_Peliculas.pdf
E o que esse documento mostra é que realmente posso colocar película seja ele homologada ou não homologada totalmente preta nos 3 vidros atrás do pilar B sem ter que legalizar ou homologar ou averbar nada, confirma-se esta situação? Para depois nos centros de inspecção ou até mesmo a gnr ou bt me complicarem a vida.
Melhores cumprimentos,
Rúben Sal"
E responderam isto:
"Bom Dia,
Nos termos do Decreto-Lei n.º 392/2007, de 27 de Dezembro é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias desde que devidamente homologadas.
Procedimentos
* Apenas podem ser afixadas películas que estejam legível e indelevelmente marcadas com a marca de homologação nacional ou com marca de homologação concedida por outros Estados-Membros e considerada equivalente à marca nacional.
* Esta transformação das características do veículo obriga ao seu averbamento no certificado de matrícula, após a sua aprovação em inspecção extraordinária em centro da categoria B.
Taxa: € 132
O processo de homologação nacional assim como o processo de reconhecimento de marcas de homologação concedidas por outros Estados Membros está previsto na Deliberação do IMTT n.º 1017/2008, publicada em 8 de Abril.
Lista de películas com homologação reconhecida pelo IMTT.
(última actualização 06-10-2009)
Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre
Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt"
Sacanas, querem é dinheiro..