não tem nada a ver uma coisa com a outra. imagina que tens 130cvs. Caso tires 100 cavalos ou metas mais 100, ou sejam quantos for, vai sempre fazer a mesma velocidade à mesma rotação. São componentes mecânicos e não há nada que possa alterar essa relação. Sempre, dê pelo que der, se a caixa de velocidade é a mesma, vai sempre fazer a mesma velocidade às mesmas rpms.
Agora, p.e., o teu ponteiro marou ou o sensor marou, pode acontecer, apesar de não ser normal.. o teu carro, se estivesse "entupido" poderia andar menos, mas, da mesma maneira, as rotações também seriam menos.. se reparares as rotações são proporcionais com a velocidade.. se às 2000 rpms estás a 100km/h então a 4000 estarás a 200km/h.. e esta relação entre as rotações é a mesma relação entre o motor-caixa de velocidades-rodas. se o teu motor está a trabalhar a 2000 rpms, a tua caixa de velocidades vai estar a trabalhar a uma velocidade proporcional e é essa velocidade que é passada para as rodas. Como tal é fisicamente impossível, mantendo a mecânica, haver alteração das rpms mantendo a velocidade, a não ser que o ponteiro ou sensor que informa o ponteiro estejam avariados.. ou tenha sido trocada a caixa de velocidades e/ou tamanho das rodas..