Caixa longa a pisar em 4ª às 1500rpm é normal que não saia logo, se tivesses manómetro até ias ver o manómetro a subir mas a pressão não é efetiva, o que sentes é a geometria a trancar e assim que consegue controlar o excesso de gases é quando o carro realmente sai para a frente, daí veres a bola de fumo que logo a seguir é limpa.
Quantos com turbos grandes vêm o manómetro a subir por ali acima sem que o carro esteja efetivamente a sair? Aposto que se pisares em 2ª às 1500rpm ele responde logo bem e com pressão efetiva.
Quanto à questão do binário que se fala aí, quando se coloca o pico de binário um pouco mais tarde é para que não andemos sempre a matar a embraiagem, porque como o Vasco disse e bem, não é por ter o binário máximo às 2000 ou às 3000rpm que ela não patina, a questão é que às 2000rpm andamos sempre ali e tantas vezes o cantaro vai à fonte que um dia acaba por partir, neste caso, tanto puxa ali pela embraiagem que mais cedo ela vai começar a patinar, se o binário máximo tiver mais tarde já é mais fácil controlar o seu uso.
Por exemplo uma pessoa que ande sempre fundo até pode ter o binário abusado logo ali às 2000rpm porque se andar sempre a fundo o carro anda sempre a cair em rotações elevadas e como tal a embraiagem pouco sofre, já os restantes elementos sofrem e bem. eheh
Resumindo, acho que tens o carro de saúde.