6K 1.9D - Ventoinhas do Radiador

Boas,

Tenho um Ibiza 6K 1.9D e tenho uma dúvida, no que diz respeito ao funcionamento das ventoinhas do radiador. Um mecânico disse-me que as duas ventoinhas funcionam em simultâneo, primeiro a uma velocidade mais baixa e depois a uma velocidade mais alta, caso a temperatura suba um pouco mais. Por outro lado, o electricista que trata fo meu carro, disse-me que, tendo duas ventoinhas, primeiro dispara uma e caso a temperatura suba, dispara a outra. A minha dúvida é: Qual dos dois tem razão?
Sent from my RM-846_eu_euro1_271 using Board Express

Amigo, pelo menos na minha funcionam as duas em simltâneo, pode depois aumentar de velocidade devido á temperatura.

Se na tua versão já é diferente, já não sei amigo...

O meu é de 98, ajuda? Há pouco tempo, mudei a válvula das ventoinhas e ao testar, parece não haver variação na velocidade das ventoinhas. Daí a minha dúvida. O que me pareceu é que só disparam à velocidade mais alta.

Ora boas Amigo tenho uma 6k tdi de 97 penso ser como a tua e o seguinte ... na minha que deve de ser como a tua,
tens duas ventuinhas mas só um motor que esta em uma delas, mas andam as duas ao mesmo tempo devido a uma pequena correia que tem na parte da frente dela o que faz com que a que tem o motor puxe a outra.
E sim tem duas velocidades a primeira e uma segunda que entra em funcionamento quando o ponteiro da temperatura passa um pouco do meio e no me caso andam sempre as duas devido ao que ja disse.

Espero ter ajudado

Dá-me a sensação que aquilo só dispara à velocidade mais alta, porque só disparam quando o ponteiro sobe um pouco mais da temperatura normal

podes ter o termo ventilador avariado pois normalmente faz duas.....

mas vé se e como eu te disse no meu texto anterior.

Tenho a ideia que não tem nenhuma correia, mas vou tentar perceber isso esta semana, com um pouco mais de tempo.

Ora boas Amigo tenho uma 6k tdi de 97 penso ser como a tua e o seguinte ... na minha que deve de ser como a tua,
tens duas ventuinhas mas só um motor que esta em uma delas, mas andam as duas ao mesmo tempo devido a uma pequena correia que tem na parte da frente dela o que faz com que a que tem o motor puxe a outra.
E sim tem duas velocidades a primeira e uma segunda que entra em funcionamento quando o ponteiro da temperatura passa um pouco do meio e no me caso andam sempre as duas devido ao que ja disse.

Espero ter ajudado

Boas Fluto,

Estive a ver e no meu carro, as ventoinhas não têm nenhuma correia, cada ventoinha tem um motor.

o meu 1.9D tem apenas um motor de ventoinhas e não há correia nenhuma a ligar à outra ventoinha... isso cheira-me a aplicação...

as seat inca tem 2 ventuinhas com 2 motores pode ser a aplicaçao que esta no teu carro!!! ja os TD/TDI tem 2 ventuinhas so com um motor

talvez o meu tenha a aplicação... desde que conheço o carro (em 1ª mão) sempre disparou apenas uma ventoinha... a outra está lá sem motor e apenas roda muito devagarinho com o andamento do carro. é um 1.9D de 1996 também... provavelmente é de correia, nunca teve a correia e nunca me tinha debruçado sobre isso, lol. ainda bem que existe este tópico para eu procurar a correia para aquilo (nunca teve em 17 anos uma correia de ventoinha).
por outro lado, penso que se as duas correias dispararem ao mesmo tempo, torna-se mais eficiente do que uma disparar primeiro que a outra (no caso de ter 2 motores independentes).
cumps

Assim que conseguir, meto aqui umas fotos, para vos conseguir ajudar a ajudarem-me.

Back