Boas pessoal!
O meu 6K 1.9D anda a fazer um barulho que parece ser da correia. Quando o carro pega de manhã sem duvida que a correia da direção assistida patina e faz o barulho típico, mas depois passa. Passado algum tempo a andar oiço dentro do habitáculo um chiar que não é continuo e apenas faz entre as 1000 e as 1500rpm.
Dai para cima está impecável.
Se abrir o capo junto do motor não oiço esse barulho, assim que chego mais ou menos junto da porta do condutor o barulho ouve-se.
Quando desligo o carro, mesmo antes de o motor parar de rodar oiço novamente e bem alto o chiar por meio segundo.
Fica a questão... eu mudei a correia do alternador e o carro não tem tensor na correia. Será que ficou larga e a baixa rotação, a carga do alternador faz a correia patinar? Mas isso também se ouviria junto do motor e não apenas dentro do carro ou estando ao lado do mesmo. O que eu vejo é que a correia do alternador ao relanti abana imenso para cima e para baixo fazendo barulho e volta a fazer o mesmo por volta das 2000rpm. Creio que esteja muito larga mesmo. Que acham?
Após pesquisas descobri que este motor o 1Y supostamente tem uma mola que empurra o alternador para cima e assim esticando a correia com a força certa... alguém me pode confirmar isto?
Comprei o carro em 2a por isso não sei o que houve anteriormente.
Já meti o carro a trabalhar sem a correia pequena que vai apenas á bomba da direção e o barulho mantém-se.
Alguém já passou pelo mesmo ou sabe o que possa ser isto?
Rolamentos do alternador foram mudados quando mudei a correia (500km).
Cumprimentos e obrigado desde já.
O meu 6K 1.9D anda a fazer um barulho que parece ser da correia. Quando o carro pega de manhã sem duvida que a correia da direção assistida patina e faz o barulho típico, mas depois passa. Passado algum tempo a andar oiço dentro do habitáculo um chiar que não é continuo e apenas faz entre as 1000 e as 1500rpm.
Dai para cima está impecável.
Se abrir o capo junto do motor não oiço esse barulho, assim que chego mais ou menos junto da porta do condutor o barulho ouve-se.
Quando desligo o carro, mesmo antes de o motor parar de rodar oiço novamente e bem alto o chiar por meio segundo.
Fica a questão... eu mudei a correia do alternador e o carro não tem tensor na correia. Será que ficou larga e a baixa rotação, a carga do alternador faz a correia patinar? Mas isso também se ouviria junto do motor e não apenas dentro do carro ou estando ao lado do mesmo. O que eu vejo é que a correia do alternador ao relanti abana imenso para cima e para baixo fazendo barulho e volta a fazer o mesmo por volta das 2000rpm. Creio que esteja muito larga mesmo. Que acham?
Após pesquisas descobri que este motor o 1Y supostamente tem uma mola que empurra o alternador para cima e assim esticando a correia com a força certa... alguém me pode confirmar isto?
Comprei o carro em 2a por isso não sei o que houve anteriormente.
Já meti o carro a trabalhar sem a correia pequena que vai apenas á bomba da direção e o barulho mantém-se.
Alguém já passou pelo mesmo ou sabe o que possa ser isto?
Rolamentos do alternador foram mudados quando mudei a correia (500km).
Cumprimentos e obrigado desde já.