5w-40 num AAZ?

boas
tou a fazer um motor de um AAZ de fio a pavio, a levar tudo novo, desde pistons na medida a cima, bloco rectificado, juntas, vedantes, touches, etc td novo:drool:
agr tou indeciso no óleo... visto k tá td novo, vale a pena investir num óleo de graduação inferior 5W40 ou 0W40, ou é perferivel manter o 10W40, da norma VW505 00 ?
:roll:
[[]]
 
tu podes por um oleo desde que seja de norma vw505.00 ou superior, ou seja, podes por das normas vw505.01 e vw505.02. Ag não sei até que ponto compensa por um oleo de norma superior à vw505.00 e apostar num 5w40 vw505.01 até pk esse oleo é mais fino. inicialmente vai gastar um pouco mais mas isso não é problema poix vai normalizar e deixar de gastar oleo. o prob é que vais ter de por sp 5w40, além de ser mais caro é capaz de não trazer beneficio neste motor relativamente ao 10w40 e quando esse motor tiver mtos km poderá ter tendencia a mamar um bocado de oleo por ele ser fino demais para o motor em questão. não é à toa que o fabricante não põe o 5w40, é k os componentes do motor devem tar preparados para um oleo mais grosso k esse...
além do mais o aaz não difere muito do 1y e posso-te dizer k o 1y precisa é de oleo, mudas certas de oleo e sp filtro oleo para dar longevidade ao motor, não interessando muito a norma...
por isto tdo, se fosse eu k tivesse no teu lugar, sem sombra de duvidas utilizaria um 10w40 de norma vw505.00, a 1ª muda de oleo e filtro fazia aos 5000km por causa da rodagem e a partir daí fazia sp a muda de oleo e filtro de 7500 em 7500km. A meu ver dá mais longevidade ao aaz esta opção do k utilizar um 5w40 e fazer mudas de oleo e filtro de 10000km ou 15000km.
cumps
 
Last edited:
o prob é que vais ter de por sp 5w40

Boas,
Poderias-me esclarecer um pouco melhor essa situação? é que da ultima vez que coloquei óleo no meu AAZ foi 5w40, sendo assim como dizes teria que passar sempre a colocar 5w40 porque?

Peço desculpa se a dúvida for muito básica.

Abraço
 
Boas,
Poderias-me esclarecer um pouco melhor essa situação? é que da ultima vez que coloquei óleo no meu AAZ foi 5w40, sendo assim como dizes teria que passar sempre a colocar 5w40 porque?

Peço desculpa se a dúvida for muito básica.

Abraço
amigo, se calhar a minha resposta é k vai ser muito básica. Com mecânicos a sério (não as marcas de construtores) que tenho falado, todos me aconselham a por sp oleo para a mesma especificação, mesma temperatura e até mesma marca em tdas as mudas. aconselham-me tb a mudar sp o filtro de óleo. como, em regra, tenho feito isto e não tenho tido problemas... também já ouvi, k se deve mudar o oleo sp em intervalos estabelecidos pelo construtor dd k seja menos de um ano, e isso percebo, mas o k tb não entendo é k ouvi k caso possamos escolher a estação da muda do oleo, se tivermos um carro a gasolina é preferivel mudar na primavera e se tivermos um diesel é preferivel mudar no outono:confused:
 
essa das estações do ano é novidade pra mim:roll:
ta bem que o óleo vai perdendo propriedades, mas pra alguma coisa usamos óleos multi-graduados e de alta eficiência, tendo em conta o nível de qualidade e propriedades dos óleos de hoje em dia, e o nosso clima ameno, axo k não faz sentido....
de qualquer maneira acabei por optar por um 5W-40 100% sintectico da repsol, que cumpre a norma VW 505 01 TDI, vamos lá ver....daki a 5 mil km:roll:
 
Back
Top