1.2 vs 1.4

Boas pessoal, a questão é a seguinte:

Actualmente no 6l e num contexto de performances/consumos/agradabilidade (gasolina) voçes acham que a diferença de preço entre o 1.2 e o 1.4 16v justifica a diferença de motor entre eles (1 cilindro + 10 cv) ??se tivessem de escolher apenas entre estes 2 para qual iam e porque?

obd

Cumps
 
Oi.
Deixa-me passar um pouco da experiencia que tive com esses motores...

Cá na casa roda neste momento um 1.2 12v, e no passado já tive um Golf 1.4 16v de 75cv (o mesmo motor portanto).

É verdade que o Golf é bem mais pesado, e que no Ibiza deve rolar mt melhor, mas a verdade é que é um motor mt "redondo". Não esperes um carro de corrida, mas também é bastante despachado a baixo regime. É um motor que cumpre, sem desiludir.
Para teres uma ideia, antes do Golf tinha tido um Polo 1.4 16v de 100cv, e era bem menos agradável, pois ainda que sendo mais leve, o motor era bicudo, e a baixo regime pouco agradável...

O 1.2 12v é sobretudo um motor para poupar... Longe de ter performances dignas de nota. Os 0-100km/h é para serem levados com tempo... sem stress. Velocidade máxima, é boa... leva o seu tempo a atingir... Mas, para teres uma ideia dos consumos, por cá conseguimos com regularidade médias abaixo dos 6l/100km.

Em resumo, se andares sozinho, com o carro sem carga, e optares pela economia (inclusivé na compra, pois sempre são menos 2.000 euros que o 1.4), opta pelo 1.2.
Se por outro lado, moras numa zona com algum revelo, se conduzes com mais pessoal no carro e/ou com carga, opta pelo 1.4.

É a minha opinião... devem haver outras! :)
Se tiveres alguma dúvida, é só dizeres.

Cumps,
A2day

PS: Não mencionei a manutenção, mas a falta de um cilindro no 1.2 não deve trazer grandes poupanças, com excepção da revisão dos 90.000km, pois no 1.2 não existe correia de distribuição para mudar - usa corrente interna lubrificada.
 
Olha, pelo que sei o 1.4 arrasta-se...o 1.2 apesar de ser um 3 cilindros, porta-se lindamente...eu optava sem dúvidas pelo 1.2...até pq se mais tarde o quiseres vender é mais fácil venderes um 1.2 do que 1.4 a gasolina
 
Pois.. essa questão do 1.2 ser mais vendável é verdade... tem isso em consideração se pensares vender dentro em breve (4 a 5 anos).

Cumps,
A2day
 
Concordo com o A2day. Mas em termos de performance no 1.2 não podes mexer mt. Apenas mudar o filtro de ar e coisas do género. Nada de mais e pouco notarás. É mesmo um carro para o show-off porque para corrida não contes com isso lol. Eu tnho um e a minha ideia e apenas a estética, pois já me apercebi que comparado com a grande maioria dos corredores o 1.2 é um caso perdido xD. (Embora às vezes conte mais a agilidade do condutor do que propriamente a velocidade, mas isso é apenas a minha opinião. Digo isto tendo em conta que já tive um clio de 95 com mais de 210 hp de carga com turbo de mégane dci. E por vezes nem smp a velocidade me deixava ficar bem.)

Abraço
 
Pois eu ia sem dúvida para o 1.4 16v, a disponibilidade do motor é excelente, é um motor muito mais vivo k o 1.2...Falo por experiência própria... E se andares com o pé leve fazes melhores consumos k o 1.2 em estrada...

Cumps
 
1.4 16v 100cv

Na minha opinião nao tem nada a haver!! O 1.4 tem mt mais força e da-m mt gosto conduzir!!! (ja me deu mts alegrias). E depois é aquele som k nao tem nada haver, o 1.2 parece um tractor a trabalhar!!!
Sendo tambem um motor mais pequeno e normal k faça mais força, logo penso k devera durar mts menos km.

Agora onde posso ver k consiga ter alguma vantagem sera no consumo, se bem k ja fiz consumos mt baixos (5l 6l).

É a minha opinião!!!!

abraço
 
Na minha opinião nao tem nada a haver!! O 1.4 tem mt mais força e da-m mt gosto conduzir!!! (ja me deu mts alegrias). E depois é aquele som k nao tem nada haver, o 1.2 parece um tractor a trabalhar!!!
Sendo tambem um motor mais pequeno e normal k faça mais força, logo penso k devera durar mts menos km.

Agora onde posso ver k consiga ter alguma vantagem sera no consumo, se bem k ja fiz consumos mt baixos (5l 6l).

É a minha opinião!!!!

abraço

concordo plenamente.
o meu 1.4 é uma delicia em resposta de motor e dá imenso gosto de conduzir...e claro o som nem se compara...e os consumos também não são nada maus...mas esta e a minha opinião...á sempre quem difira...:p
 
Boas,
Tenho um 1.2, e o que posso dizer e que em questão de consumos faz cerca de 5 ~ 6litros aos 100 em estradas nacionais com sinais, com um pouco de para arranca... o normal.
Não atinge grandes velocidades, e não se pode esperar muito do motor em questão de resposta...
Penso que para as voltas do dia a dia e suficiente...
Se for para fazer mais AE, penso que o 1.4 consegue melhores consumos, ou até mesmo se for para andar mais de carro cheio o 1.4 consegue ter mesmo melhores consumos, visto o meu fazer aquele consumo com 2 pessoas no carro... quando ando com 4 pessoas o consumo sobe para os 7.

Abraço
 
Back
Top