1.2 GLX de 1991

Olá a todos, comprei há dias um Ibiza 1.2 GLX de 91 e como nunca tive nenhum fiquei com algumas dúvidas. A primeira foi quando abri o capot e descobri uma tubagem que sai do vaso de expansão do circuito de refrigeração e que não vai dar a lado nenhum!
E quando o carro aquece a água começa a sair por lá!!!
Será normal?

Como ele não parece ter sido muito bem tratado estava a pensar fazer-lhe uma manutençãozita, mas precisava de saber por exemplo que óleo por no motor (15w40?) e quantos litros de óleo o motor leva, que velas e filtro do ar recomendam, etc.

Enfim, tudo o que me puderem dizer acerca deste modelo será muito, muito bem vindo!
 
o teu modelo e o 021a?? e que se for e msm raro aqui no forum, e nao tem projecto nenhum, podias la colocar e tiravas as duvidas todas la, e ate colocar fotos :) boa sorte com a maquina... eu sobre esse motor precebo mt pouco mas existe aqui gente q te ajuda na boa ;)
 
Como é que vejo se é o 021a e o que é que isso quer dizer :rolleyes: ?

Gostei do som do motor e gostei que estivesse a dizer "Porsche" na tampa das válvulas, eh eh... mas como disse não percebo mesmo nada destes carritos.
Assim que puder tiro umas fotos da "alma", mas quanto ao projecto não sei se há mods a fazer neste motor. Lol, nem sequer sei quantos cv isto tem! :rir:
 
vai a projectos e ves que esse modelo e o primeiro ibiza certo? o meu e um 6K, dps existe o 6K2 e por ai fora....

o que podes fazer e rebaixar e meter umas jantes e o carro fica logo agressivo =)

gosto de ver esse carro com o escape ao centro :D
 
opa e abre o topico dos projectos 021a porque assim vais ser o primeiro :D

nem q seja com uma foto ou a falar das aventuras que tens com o carro... e sempre interessante ouvir desse modelo que ja e raro se ver nas ruas hj em dia...

tenho um vizinho meu q tem um preto msm lindo...
 
Só pode.

De acordo com as informações:

021a
Production 1984–1993

Engine(s) 0.9L I4

1.2L I4
1.5L I4
1.7L I4
1.7L I4 Diesel

6k e 6k2
Production 1993–1999 (MK2)
1999-2002 (Facelift)

Engine(s) 1.0L I4
1.3L I4
1.4L I4 + 16V
1.6L I4
1.8L I4 + 16V
1.8L I4 Turbocharged
2.0L I4 + 16V
1.9L I4 Diesel
1.9L I4 SDI
1.9L I4 Turbodiesel
1.9L I4 TDI

Pelo que se vê só o 021a têm o motor 1.2 :-k
 
fui ver os projectos e :( sou o único... assim ninguém me pode ajudar ](*,)

o pior é que o carro aquece e a água começa a ferver e sai por um tubo que está ligado aquele depósito por onde pomos a água no radiador!!!

SOCORRO! :eek:
 
A minha velhota teve um carro igual mas de 92, e teve um problema semelhante, andou de mecanico em mecanico e nunca conseguiram resolver.... parece que nesses carros, era comum esse problema e outro no arranque que era o carburador que ficava desafinado acho eu e nao dava pa afinar. ou seja custava muito a pegar.
 
è mesmo isso que acontece, mas o que acho estranho é que esse tubo não vai dar a lado nenhum! É normal ou tá desligado?
Não há aí ninguém que perceba destes ibizas?:cryy:
 
Last edited:
É um 1.2 de 70cv com sistema de injecção by bosch... uuupss Porsche :whistle:

Pena é os consumos, mas mexe-se bem. :D
 
sim acho que 63cv.

Tsilva sabes dizer-me pra que serve o tubo que sai do depósito do radiador e não vai dar a lado nenhum? :)
 
sim acho que 63cv.

Tsilva sabes dizer-me pra que serve o tubo que sai do depósito do radiador e não vai dar a lado nenhum? :)

Um tubo que não vai a lado nenhum?? :confused:

Qual depósito? Estás a referir-te ao deposito de expansão do liquido do radiador? :rolleyes:

Isso com o aquecimento começa sair água não? :confused:

Se poderes tira uma foto e coloca aqui no tópico...
 
sim é esse mesmo, por onde pomos o liquido para o radiador, é o vaso de expansão como lhe chamam, mas junto à tampa tem uma saída com uma tubagem praí com 50 cm que não vai dar a lado nenhum.
Resultado: quando o carro aquece a água sai. :axe:

assim q puder ponho aqui umas fotos.
 
sim é esse mesmo, por onde pomos o liquido para o radiador, é o vaso de expansão como lhe chamam, mas junto à tampa tem uma saída com uma tubagem praí com 50 cm que não vai dar a lado nenhum.
Resultado: quando o carro aquece a água sai. :axe:

assim q puder ponho aqui umas fotos.

Esse vaso de expansão normalmente tem dois tubos ligados...;)

...um fica por baixo e é mais grosso, e o outro, mais fino, fica por cima junto à tampa. O tubo mais fino deve funcionar como um retorno do liquido e costuma estar ligado junto com o tubo mais grosso logo à entra do radiador, o tubo que fica na parte de cima do radiador.

Tb te deve estar a sair água por aí, não? :whistle:
Não convém andar assim com o carro, senão estás sujeito a ficar sem água.
 
Back
Top