Ligação permanente para dash cam

Boas.

Existe na mala do carro algum ponto que tenha corrente em permanência para poder ligar uma dash cam na parte de trás do carro (vidro da mala)?
 
E então vai ser dashcam a frente e atrás?

Eu já tenho a algum tempo, mas só a frente, espero nunca precisar dela.

Eu já tinha as duas dashcams no meu carro antigo porque, por alguma razão que eu nunca consegui descobrir, riscaram-me o carro de uma ponta a outra mais que uma vez. A primeira vez foi desde o farol da frente do lado direito até ao farol esquerdo traseiro (riscaram a porta da mala também). A segunda vez, foi desde este mesmo farol traseiro do lado esquerdo até ao farol esquerdo da frente e ainda houve uma terceira vez que voltaram a riscar a lateral do carro desde a frente até à traseira (já não me recordo de que lado).
Só que acabei por usar apenas a dashcam da frente. A de trás tenho este problema de ser mais difícil de encontrar ponto de ligação com corrente permanente.

À frente tenho uma VanTrue N2 Pro e a que tenho para trás (e que nunca cheguei a usar) é uma 70MAI. (a do link é a versão mais recente da que eu tenho, tem 4k)
 
Infelizmente sofri do mesmo mal que tu, já me tinham riscado o carro 2 vezes, a terceira a camara apanhou o artista. Motivo porque não o apanhou antes, a camara só estava a gravar quando o carro em andamento, depois é que meti um interuptor a ligar continua quando quiser.

O gozo que era quando ia as revisões com o carro todo riscado (nas duas laterais do farolim de trás até a portas) "o carro esta todo riscado! Você deve de ter uns bons amigos"

Felizmente tinha seguro que cobria vandalismos e resolvi o problema.

O motivo pela qual meti a camara foi, um dia um carro bate-me de marcha atrás e diz que eu é que lhe bati.

Espero que apanhes o artista!
Edit: Não te esqueças que as imagens não são validas em tribunal!

Boa, tiveste sorte. Eu não. Só coloquei as câmaras depois dos eventos. Depois de ter a dashcam à frente, nunca mais me apareceu o carro riscado. Agora se foi coincidência ou se foi por ter colocado a câmara, que nunca mais me riscaram o carro, não sei.

Sim, eu andei à bulha em vários locais pela net a tentar perceber se as imagens podiam ser usadas em tribunal, caso eu apanhasse o engraçadinho. Mas nunca cheguei a ter essa sorte. E essa questão é controversa. Pelo que me apercebi e pelo que me disse uma advogada, depende tanto da defesa como da juíza/juíz que estiver com o caso.

E colocar a dashcam podia ou não ajudar. A dashcam tem uma liberdade de rotação pequena e ia ser preciso sorte para apanhar o indivíduo, porque se pusesse a dashcam ao pé do espelho retrovisor (o do pára-brisas), e se o indivíduo decidisse riscar o carro, de trás para a frente, o mais certo era não o apanhar ou só o apanhar de costas. Ia também depender por onde é que ele seguia depois de fazer o "trabalhinho". Portanto eu dei-me ao trabalho de arranjar maneira de fixar a dascham no tablier junto à porta do condutor, mesmo perto do espelho retrovisor esquerdo, a apontar ligeiramente para cima (para apanhar as trombas do camelo) e deixei o carro estacionado (paralelamente) com a traseira para o passeio. O que idealizei era a pessoa vir no passeio, começar a riscar o carro de trás para a frente e a câmara apanhava-o, independentemente por onde ele seguisse depois do trabalho feito!

Mas nunca chegou a acontecer. Ainda por cima, nessa altura, tive o azar de atropelar um cão... Quer dizer, aquilo foi um kamikaze, o cabrão do cão quase que saltou para a frente do carro e em dois ou 3 meses eu já tinha 4 participações para o seguro e o mediador disse-me que o terceiro risco (4ª participação) era melhor não a meter ao seguro porque corria o risco de no fim do contrato da apólice, o seguro não ma querer renovar por ser um cliente que não dá lucro. Portanto, esta tive que pagar do meu bolso! lá foram mais 400 e tal euros para a corda do sino! Tinha o carro há cerca de 4/5 meses!

Ainda fiz queixa contra desconhecidos, mas claro, nunca deu em nada. A bófia não tinha recebido até ali, qualquer queixa do género!
 
Só aqui um update. Acabei por comprar outro aparelho para ligar dashcams à caixa de fusíveis do carro. Acabei por ter que adaptar o cabo da dashcam ao cabo do aparelho que liga à caixa de fusíveis porque não arranjei um adaptador. Precisava de ligar um USB tipo A macho a um mini USB macho. Tive que cortar estas duas fichas e soldar os fios directamente.

Neste momento já tenho as duas dashcams a funcionar. Mas ainda tenho que explorar melhor as opções da que coloquei agora porque o modo de Parking não ficou esclarecido na minha cabeça!
 
Bolas, posts...sem fotos deviam ser castigados... :D
e fotos desse trabalhinho é que era giro :D

Por acaso não tirei fotos. Estava no corredor do prédio que dá acesso às garagens e a luz era pouca ou nenhuma. Andei com a minha laterna a ajudar.
Não sou muito de andar a tirar fotos apesar de ter uma DSLR ali guardada que já não lhe pego há uns 3 anos!
Mas o trabalho nem foi nada de especial. O pior foi mesmo o encontrar um fusível que tivesse corrente permanente E que tivesse espaço para alojar o adaptador! Estas duas condições em conjunto é que faz a parte pior do trabalho. De resto foi só passar o cabo USB por aquele gap que se consegue criar entre os plásticos da porta de do passageiro (traseiro e dianteiro do lado esquerdo) e a forra do tecto. Depois foi cortar as duas fichas USB macho, escarnar os 4 fios, soldar o positivo de um cabo com o positivo do outro cabo, same para os negativos e isolar com fita isoladora (não tinha manga térmica de diâmetro suficiente). Depois o acesso onde tinha ligadas as massas também não foi o mais fácil, mas fez-se mais devagar!

Agora é apanhar o filha da puta que me risca o carro. Mas se calhar terei ainda que arranjar umas ventosas para poder colocar as dashcams nas posições que me dão mais possibilidades de apanhar as trombas do gajo!
 
o que vale é que não aconteceu mais, e que não aconteça eheh.
no caso dos 6k2 existe uma ficha de 12V na mala, o que é fixe para isso e não só...no teu modelo não sei como será.
 
o que vale é que não aconteceu mais, e que não aconteça eheh.
no caso dos 6k2 existe uma ficha de 12V na mala, o que é fixe para isso e não só...no teu modelo não sei como será.

Ficha de 12V como assim? Tem alguma ficha tipo molex? É que 12V não sei se será apropriado para estas dashcams. Tenho ideia que funcionam a 5V. Mas não me recordo.
Ainda assim, eu tenho receio de andar a mexer em forras e tampas de plástico e depois de não as conseguir colocar no mesmo sítio e ficarem espaços visíveis nas junções de várias partes ou das forras não ficarem bem colocadas!
 
Ficha de 12V como assim? Tem alguma ficha tipo molex? É que 12V não sei se será apropriado para estas dashcams. Tenho ideia que funcionam a 5V. Mas não me recordo.
Ainda assim, eu tenho receio de andar a mexer em forras e tampas de plástico e depois de não as conseguir colocar no mesmo sítio e ficarem espaços visíveis nas junções de várias partes ou das forras não ficarem bem colocadas!

isso já não sei.
É uma ficha tipo “isqueiro” como a que tem no tablier/consola central
 
Não encontrei nada disso no meu. Liguei a dashcam de trás também na caixa dos fusíveis debaixo do volante! Tive que arranjar um cabo comprido o suficiente. E mesmo assim este verão riscaram-me outra vez o carro, não sei se já tinha contado, mas fizeram-me uma cruz na porta esquerda de trás e dentro do recinto do trabalho. E ainda por cima as cameras de vigilância estavam longe e não devem ter apanhado nada!
 
Back
Top