valvula N75 ajuda

boas pessoal..
tenho a impressao k a minha valvula N75 está marada!
agora lembrei me de uma coisa da kual gostaria de experimentar se possivel pa testar!
É assim se a valvula estiver mesmo marada, eu se desligar o tubinho k sai da valvula para o actuador da geometria do turbo nao me vai mudar nada, o carro continua exactamente com os mesmo comportamentos certo?
agora gostava de saber se tenho k tapar o tubinho ou nao, e se posso deixar o actuador com akilo assim aberto!
é k se desse pra testar isto assim, depois tentava arranjar uma k esteja em condiçoes e logo via se afinal sempre é da valvula ou entao se é mesmo a geometria colada! pois o carro a puxar aí por volta das 2000rpm faz um som k nao era bem normal e depois passa e nesse espaço de tempo parece k o puxar nao é akele linear normal dele!

abraços
 
se arranjares um vacuometro graduado liga o tudo ao k vài ao atuador e vê se tem entre 0.6 a 0.7bar se sim está boa se não é um pastel na seat......ao desligar o tubo do atuado verifica-se pelo barunho a geometria a trabalhar(abrir) ,se não notas nada quando desligas o tubo podes ter é a geometria trancada dentro do turbo......isto são seposições:ideia: pode ser outra coisa qualquer tenta ajuda numa oficina,ou espera por mais palpites de user`s k sabem do k falam
 
ligar o tubo k sai da valvula e vai ao actuador a um manometro de pressao do turbo pode ser?
desligando o tubo do actuador explica me o k tenho de ouvir se faz favor!

obrigado

abraço
 
Talvez dÊ com o manometro pressão turbo nunca exprimentei,tenho vacuometros em casa....

O k tens k ouvir é a geometria a abrir o som do carro ficará diferente.....isto se tiver em condição......podes ouvir ,e o valor estar incorrecto,por ex 0.5bar é incorreto e faz barulho á mesma....
 
é assim eu desliguei o tubo do actuador e nada o motor continua exctamente com o mesmo trabalhar, claro isto ao relanti e no tubo sentia se vacuo pois com om dedo notava se ele a sugar!
será k é mesmo a geometria colada?
kuanto fica repara la mais ou menos?

kual um dos motivos pra isto a contecer?

abraço
 
Pois sendo assim deves ter um prob de geometria turbo....
Os motivos podem ser varios
-Carvão(detritos oleo)podem prender a geometria
-Excesso pressões pode tracar
-Má gestão electronica

Entre outros,aconcelho-te a ir a uma casa de reparadores de turbos,dizes o k se passa e talvez com uma limpesa(o k é dificil) fique bom
 
mas dix me uma coisa se faz favor, eu com o carro ao relanti kuando desliga se o tubo do actuador da geometria o k é k devia ouvir?
o k é K devia acontecer?

abraço
 
O vacuo da n75 quando ligado ao atuador produz uma depreção(0.6 a 0.7) k faz com k o atuador fassa abrir a geometria ao relantim,quando retiras o tubo supostamente deveria fechar e alterar o barulho de escape....pelo menos no meu e noutros carros k já medi n75 acontesse o mesmo....

Como já referi o melhor é ir até á T.C ou Iberoturbo para te vereficarem o turbo....
 
mas isso é um estouso dos diabos.. e na TC o eng. paulo nao gosta de montar e desmontar turbos!

tenho k o desmontar leva lo la, ficar uns temspo sem carro isso pra mim nao vai com nada!
ja nao sei o k fazer!

um turbo o gt1749v o subsituto do vnt15 encaixa direitinho como o vnt15?
esgoto de oleo é td igual?»


abraço
 
mas isso é um estouso dos diabos.. e na TC o eng. paulo nao gosta de montar e desmontar turbos!

tenho k o desmontar leva lo la, ficar uns temspo sem carro isso pra mim nao vai com nada!
ja nao sei o k fazer!

um turbo o gt1749v o subsituto do vnt15 encaixa direitinho como o vnt15?
esgoto de oleo é td igual?»


abraço

yup é plug and play, tudo igual :D
 
mas ja tivemos a falar, e ele ja me disse k o turbo ja tem umas folgazitas!

desmontei akela cena todo e descobri k o tubo k vem ao actuador tinha um rasgo, fix uma junção e desxou de ter akela fuga mas continua igual!
axo k agora tenho a certexa k é mesmo a geometria colada!

será k foi de andar muito tempo com o rasgo k akilo colou?

abraço
 
mas ja tivemos a falar, e ele ja me disse k o turbo ja tem umas folgazitas!

desmontei akela cena todo e descobri k o tubo k vem ao actuador tinha um rasgo, fix uma junção e desxou de ter akela fuga mas continua igual!
axo k agora tenho a certexa k é mesmo a geometria colada!

será k foi de andar muito tempo com o rasgo k akilo colou?

abraço

Deves ter percebido o contrario na pm:D , o k eu disse é k o turbo nao tem folga no veio :D:D:D
abraço
 
desculpa la caspinha a serio, fui mesmo eu k fix confusao com a tua PM um grande erro fonix!
talvex isso me interesse..
ja agora digam me uma coisa se alguem souber!
a N75 kuando avaria fica sempre a fazer vacuo, deixa de fazer, pode ficar de uma forma ou de outra, como é?
é k a minha com o carro ao relanti ta a fazer...
e tb á algo de muito estranho, tipo eu se tivesse a geometria agarrada o carro nao devia ter baixas e tenho
isto ta me a comer a cabeça
abraço
 
tenho novidades... desliguei o tubinho do actuador e fui dar uma volta, como era de esperar nao tenho turbo, nem akele assubio tipico dos tdi's se houve nada de nada, depois mal encaixei o tubinho ja tinha.. mas comecei me a aperceber é k o turbo só tem akela verdadeira reacçao por volta das 2000 rpm, será k é a valvula N75 que ta meia lixada e a pressao de vacuo é pouca e a baixa rotação nao consegue trabalhar a geometria??
pois depois com mais rotação 2000 2000 e poucas o turbo dispara mesmo bem!
e com o carro kentinho, o oleo a 85 graus akele assubio é constante com o carro ao relanti... fica ali akele zumbido e nc mais pára e segundo o k sei devia parar!
digam coisas pa ver se acabo com isto de uma vex!

abraços
 
Last edited:
Pá, eu até te ajudava mas sinceramente nao sei o que possa dizer mais, chegaste a testar outra N75?
 
nao, ninguem é capaz de me deixar desligar so pa experimentar... vou ter de comprar uma tou mesmo a ver...
andava mesmo com grandes ideias po carro... umas mods po motor, e sinceramente ja perdi a motivação toda!

abraço
 
tenho novidades... desliguei o tubinho do actuador e fui dar uma volta, como era de esperar nao tenho turbo, nem akele assubio tipico dos tdi's se houve nada de nada, depois mal encaixei o tubinho ja tinha.. mas comecei me a aperceber é k o turbo só tem akela verdadeira reacçao por volta das 2000 rpm, será k é a valvula N75 que ta meia lixada e a pressao de vacuo é pouca e a baixa rotação nao consegue trabalhar a geometria??
pois depois com mais rotação 2000 2000 e poucas o turbo dispara mesmo bem!
e com o carro kentinho, o oleo a 85 graus akele assubio é constante com o carro ao relanti... fica ali akele zumbido e nc mais pára e segundo o k sei devia parar!
digam coisas pa ver se acabo com isto de uma vex!

abraços

Quando desligaste o vácuo ficaste com a geometria aberta. O carro so ganha pressão com o aumento de RPM pois é dessa forma que os gases de escape enchem o suficiente para girar o turbo. É perfeitamente normal. O carro fica com "voz de homem".

Tenta trocar os tubos todos de vácuo por uns novos ou pelo menos certifica-te que estão limpos.
A N75 tambem pode estar danificada. Pode nao conseguir fornecer o duty cycle suficiente para fechar a geometria em baixos regimes.
 
Back
Top