tubagens para FMIC

tava praqui a ler este topik e a pensar pra mim mesmo... aluminio?!?:confused::axe:
ok é leve.. isso é bom... mas tambem é um optimo condoctor termico... e visto k os tubos vao andar ali á volta do motor... o ar que passa no seu interior vai aquecer antes de entrar no motor, derivado á temperatura que se faz sentir em volta deste....:whistle:
será que posso sugerir aço inox, com uniões soldadas ou com acessorios de selicone... ok inox é caro... mas aluminio tambem não é nada barato! é pesado ok, mas visto k o rendimento dado ao motor pelo ar mais frio, vai compensar bem o peso adicional:D
na minha opinião o melhor material pa este tipo de montagem é o inox:respect:

Estás enganando ;)
o alumínio arrefece lentamente, mas também não deixa subir tanto a temperatura como o inox, o alumínio chega a uma temperatura muito inferior em relação ao inox, para a mesma "brisa". Importante o inox arrefece rápido, mas cria condensação, cria bolinhas de água, que se irão depositar em todo o sistema de admissão, chegando aos injectores que têm uma liga ferrosa e enferruja-los.
O alumínio de 60mm custa 7€/metro no máximo, bem mais barato que o inox.
Cumps
 
tava praqui a ler este topik e a pensar pra mim mesmo... aluminio?!?:confused::axe:
ok é leve.. isso é bom... mas tambem é um optimo condoctor termico... e visto k os tubos vao andar ali á volta do motor... o ar que passa no seu interior vai aquecer antes de entrar no motor, derivado á temperatura que se faz sentir em volta deste....:whistle:
será que posso sugerir aço inox, com uniões soldadas ou com acessorios de selicone... ok inox é caro... mas aluminio tambem não é nada barato! é pesado ok, mas visto k o rendimento dado ao motor pelo ar mais frio, vai compensar bem o peso adicional:D
na minha opinião o melhor material pa este tipo de montagem é o inox:respect:


Como disseste e muito bem, o aluminio, é um bom condutor térmico. Portanto, dissipa melhor o calor no seu interior. Se não fosse desta maneira, porque razão terias radiadores em aluminio?

O inox é um bom conservador térmico. É bom para os escapes por não irradiar o calor; ou melhor, conservar melhor o calor! Os fluidos quanto mais quentes, melhor fluem.

BTW, eu também tenho tubagens de 55mm no IC. Por acaso em inox... :rir:

Abraço
 
desculpa currigir-te Camaleão_Ibiza...:rir: mas tás mt enganado... tambem tinha essa ideia antes de estudar condução termica dos materiais... mas tá muito errada...:redcard: o inox é um mau conductor termico, ou seja custa bastante a akecer e bastante a arrefecer...é quase como uma pilha termica digamos assim... ou seja ia custar a akecer com o calor no cofre do motor e ia custar a passar esse calor ao ar dentro dele...:whistle: já o aluminio é um optimo conductor termico... não iria aquecer tanto como o inox é verdade... mas a razão é k o calor recolhido do exterior seria dissipado no ar que estava a passar no seu interior, aquecendo-o....:ideia:
para o melhor rendimento do motor o melhor é o inox!:respect:
 
boas.

inox. sem duvida pelas razoes ja explicadas pelo user CASALEIRO . ja fiz a experiencia com ambos, um ao lado do outro . o aluminio mal recebe calor ... ui ui, aqece mto rapido . o inox tb aqece mas leva mais tempo.

eu tenho em inox parede fina e so em dias de verao mto qentes è q as tubagens aqecem mto....... tirando isso...... n se esqeçam q tudo a volta do motor aqece, e nunca havera milagres. se tiverem um bom ic, o ar passa TAO RAPIDO:)ideia:) dentro das tubagens q n xega a aqecer. como exemplo tem os pd 150, tubo em plastico e bem junto ao bloco do motor. e les andaM ai com bons intaqes(segundo o pessoal) ;) . ando com a ideia de usar uma fita termica, com o intuito de entao, n deixar passar o calor exterior para o interior da tubagem.................:ideia::drool:

alguem falou em bolhinhas!! na tubagem??? eheheh....... com o oleo q passa nas tubagens , n tou a ver stress , mesmo q essas ``bolhinhas`` aparecessem....................
 
Last edited:
desculpa currigir-te Camaleão_Ibiza...:rir: mas tás mt enganado... tambem tinha essa ideia antes de estudar condução termica dos materiais... mas tá muito errada...:redcard: o inox é um mau conductor termico, ou seja custa bastante a akecer e bastante a arrefecer...é quase como uma pilha termica digamos assim... ou seja ia custar a akecer com o calor no cofre do motor e ia custar a passar esse calor ao ar dentro dele...:whistle: já o aluminio é um optimo conductor termico... não iria aquecer tanto como o inox é verdade... mas a razão é k o calor recolhido do exterior seria dissipado no ar que estava a passar no seu interior, aquecendo-o....:ideia:
para o melhor rendimento do motor o melhor é o inox!:respect:

Partilho da tua opinião em relação à condutibilidade termica. Mas não em relação à aplicação nas tubagens dos ICs.

Camaleão_Ibiza: Também acho que deverias rever esse capitulo da matéria... :finga: :brilho:

Abraço amigo
 
boas.

inox. sem duvida pelas razoes ja explicadas pelo user CASALEIRO . ja fiz a experiencia com ambos, um ao lado do outro . o aluminio mal recebe calor ... ui ui, aqece mto rapido . o inox tb aqece mas leva mais tempo.

eu tenho em inox parede fina e so em dias de verao mto qentes è q as tubagens aqecem mto....... tirando isso...... n se esqeçam q tudo a volta do motor aqece, e nunca havera milagres. se tiverem um bom ic, o ar passa TAO RAPIDO:)ideia:) dentro das tubagens q n xega a aqecer. como exemplo tem os pd 150, tubo em plastico e bem junto ao bloco do motor. e les andaM ai com bons intaqes(segundo o pessoal) ;) . ando com a ideia de usar uma fita termica, com o intuito de entao, n deixar passar o calor exterior para o interior da tubagem.................:ideia::drool:

Não sei porque é que os PD130 para cima (além de outros exemplos, claro) têm a tubagem MAF/Turbo e Turbo/IC em aluminio... Os engine developers não percebem nada disto, são uns burros :D

Abraço
 
Não sei porque é que os PD130 para cima (além de outros exemplos, claro) têm a tubagem MAF/Turbo e Turbo/IC em aluminio... Os engine developers não percebem nada disto, são uns burros :D

Abraço

ja penssaram q è por ser bem mais barato, e facil de trabalhar mecanicamente!? mas ninguem mete em qestao o q ven de fabrica, mas fassam a experiencia........... e axo q n vale a pena irmos pelos conhecimentos dos ``engine developers``, pois como mta gente sabe existe mta coisa a ``mais`` no carro , estudadas por esses snhres. ;)


abraços
 
Last edited:
ja penssaram q è por ser bem mais barato, e facil de trabalhar mecanicamente!? mas ninguem mete em qestao o q ven de fabrica, mas fassam a experiencia........... e axo q n vale a pena irmos pelos conhecimentos dos ``engine developers``, pois como mta gente sabe existe mta coisa a ``mais`` no carro , estudadas por esses snhres. ;)


abraços

Nah, eles não percebem peva do assunto. :D

Até é mais fácil dobrar aluminio sem abrir fissuras do que o inox... NOT.

O inox tem muito mais resistência à estrissão que o aluminio...
Portanto mais fácil de ser dobrado, etc. ...

Abraço
 
Nah, eles não percebem peva do assunto. :D

Até é mais fácil dobrar aluminio sem abrir fissuras do que o inox... NOT.

O inox tem muito mais resistência à estrissão que o aluminio...
Portanto mais fácil de ser dobrado, etc. ...

Abraço



com as maqinas e moldes q ``eles`` tem tudo se faz...........:ideia:.

eu axo q ja ta tudo dito.... e bem explicado em cima . agora cabe a cada um decidir............ eu tenho inox parede fina e n tenho razoes de qeixa......... e atençao q podia ter em aluminio e td a borlix :ideia:, ate tenho uma vara no trabalho novinha. eheheh mas qem qizer fazer em alumino, força.... as soldaduras sao ente os 35 / 50 euros , e curvar em maqina propria , cada curva os mesmos valores. :ideia:

abraço a todos.
 
com as maqinas e moldes q ``eles`` tem tudo se faz...........:ideia:.

eu axo q ja ta tudo dito.... e bem explicado em cima . agora cabe a cada um decidir............ eu tenho inox parede fina e n tenho razoes de qeixa......... e atençao q podia ter em aluminio e td a borlix :ideia:, ate tenho uma vara no trabalho novinha. eheheh mas qem qizer fazer em alumino, força.... as soldaduras sao ente os 35 / 50 euros , e curvar em maqina propria , cada curva os mesmos valores. :ideia:

abraço a todos.

Eu também tenho em inox :D ehehehe


Abraço
 
desculpa currigir-te Camaleão_Ibiza...:rir: mas tás mt enganado... tambem tinha essa ideia antes de estudar condução termica dos materiais... mas tá muito errada...:redcard: o inox é um mau conductor termico, ou seja custa bastante a akecer e bastante a arrefecer...é quase como uma pilha termica digamos assim... ou seja ia custar a akecer com o calor no cofre do motor e ia custar a passar esse calor ao ar dentro dele...:whistle: já o aluminio é um optimo conductor termico... não iria aquecer tanto como o inox é verdade... mas a razão é k o calor recolhido do exterior seria dissipado no ar que estava a passar no seu interior, aquecendo-o....:ideia:
para o melhor rendimento do motor o melhor é o inox!:respect:

Partilho da tua opinião em relação à condutibilidade termica. Mas não em relação à aplicação nas tubagens dos ICs.

Camaleão_Ibiza: Também acho que deverias rever esse capitulo da matéria... :finga: :brilho:

Abraço amigo

Será que estou errado :eek:
Então é assim vamos comparar, um circuito de um frigorifico ou arca congeladora, sabem como se produz o frio?
O compressor comprime R12, R134, R22, etc, que o aquece, passa por um dissipador e ao ser injectado com pressão por um pequeno capilar no circuito todo feito em aluminio gela, será que que as tubagens ao terem ar que foi comprimido pelo turbo e com pressão nao sofre o mesmo processo? E mais ao estar em movimento todo o ar deslocado perto da tubagem, faz descer a sua temperatura, que por permuta desce a temperatura do ar no seu interior.
Outra, porque será que os circuitos integrados têm um dissipador de aluminio e um ventilador para forçar a circulação de ar?
Sendo pela vossa "teoria" deveria ser inox :rolleyes::rolleyes:

E a condensação provocada pelo inox em todo os sistema de admissão, não falam dela porquê?
Ando eu errado no que digo e andam todos os preparadores que utilizam o aluminio nas tubagens das suas preparações então.
Abraço
 
com as maqinas e moldes q ``eles`` tem tudo se faz...........:ideia:.

eu axo q ja ta tudo dito.... e bem explicado em cima . agora cabe a cada um decidir............ eu tenho inox parede fina e n tenho razoes de qeixa......... e atençao q podia ter em aluminio e td a borlix :ideia:, ate tenho uma vara no trabalho novinha. eheheh mas qem qizer fazer em alumino, força.... as soldaduras sao ente os 35 / 50 euros , e curvar em maqina propria , cada curva os mesmos valores. :ideia:

abraço a todos.

Cada costura em tubagens de aluminio aqui em leiria fica a 10€.
Abrç
 
Nah, eles não percebem peva do assunto. :D

Até é mais fácil dobrar aluminio sem abrir fissuras do que o inox... NOT.

O inox tem muito mais resistência à estrissão que o aluminio...
Portanto mais fácil de ser dobrado, etc. ...

Abraço

O verdadeiro aluminio(100%) curva-se bem sem abrir fissuras, o duraluminio rasga a cruvar, enquanto o inox parte. Mas tudo depende da maquina que curva a verdadeira vara de aluminio, se o abraça todo para o curvar, se o agarra nas pontas e é pessionado pelo molde.
Abrç
 
Será que estou errado :eek:
Então é assim vamos comparar, um circuito de um frigorifico ou arca congeladora, sabem como se produz o frio?
O compressor comprime R12, R134, R22, etc, que o aquece, passa por um dissipador e ao ser injectado com pressão por um pequeno capilar no circuito todo feito em aluminio gela, será que que as tubagens ao terem ar que foi comprimido pelo turbo e com pressão nao sofre o mesmo processo? E mais ao estar em movimento todo o ar deslocado perto da tubagem, faz descer a sua temperatura, que por permuta desce a temperatura do ar no seu interior.
Outra, porque será que os circuitos integrados têm um dissipador de aluminio e um ventilador para forçar a circulação de ar?
Sendo pela vossa "teoria" deveria ser inox :rolleyes::rolleyes:

E a condensação provocada pelo inox em todo os sistema de admissão, não falam dela porquê?
Ando eu errado no que digo e andam todos os preparadores que utilizam o aluminio nas tubagens das suas preparações então.
Abraço

Sim, sei muitíssimo bem como funciona qualquer circuito de frio e percebo o teu ponto de vista. Agora, quem retem mais calor, é o inox. Aquece até ao rubro um pedaço de aluminio e outro de igual massa de inox. Qual arrefece mais depressa?

Abraço
 
Sim, sei muitíssimo bem como funciona qualquer circuito de frio e percebo o teu ponto de vista. Agora, quem retem mais calor, é o inox. Aquece até ao rubro um pedaço de aluminio e outro de igual massa de inox. Qual arrefece mais depressa?

Abraço

Não vais ter o carro ao relantim muito tempo, para o aquecer, aliás o carro em frio nem deve estar ao relantim muito tempo e em quente é só o tempo de reduzir a rotação do turbo, para poder parar o carro em segurança para o "boa vida" do turbo, por isso não vais querer aquecer o aluminio até ao seu ponto de fusão.
Abraço
 
Não vais ter o carro ao relantim muito tempo, para o aquecer, aliás o carro em frio nem deve estar ao relantim muito tempo e em quente é só o tempo de reduzir a rotação do turbo, para poder parar o carro em segurança para o "boa vida" do turbo, por isso não vais querer aquecer o aluminio até ao seu ponto de fusão.
Abraço


Não é isso amigo, não me percebeste. Testanto ambos os materiais e sabes isso melhor que ninguém, que em bancada, por exemplo, aqueceres duas amostras de igual massa, uma de aluminio e outra de inox, o aluminio arrefece muito mais depressa...
Portanto nas tubagens, aplica-se o mesmo princípio.

Acho que isso se estuda em Resistência dos Materiais II, não?

Abração
 
hheheheh:rir: a discuçao k vim lançar.... heheh
vamos lá ver se nos intendemos... qual é o o material com msior conditividade termica? o alumino...:brilho: aquece rapido, arefece rapido, ok...
então o inox é um material isolante (kuando comparado ao aluminio)...:whistle:
então pela logica conseguimos aproveitar o maximo de eficiencia do intercoller com inox...:ideia:
logo qual é o melhor material para ter do intercoller ao motor? >INOX:weedman:
 
Não é isso amigo, não me percebeste. Testanto ambos os materiais e sabes isso melhor que ninguém, que em bancada, por exemplo, aqueceres duas amostras de igual massa, uma de aluminio e outra de inox, o aluminio arrefece muito mais depressa...
Portanto nas tubagens, aplica-se o mesmo princípio.

Acho que isso se estuda em Resistência dos Materiais II, não?

Abração

Não te sei dizer, o meu ramo é Sistemas Energia :)
Abraço
 
posso estar errado mas a minha maneira de ver as coisas é..
para que serve um radiador?
Arrefecer a agua/oleo que por ele passa...
Qual o material feito?
Aluminio....
Logo nas tubagens é a mesma coisa.. nao passa um liquido mas sim Ar.. que a funçao das tubagens nao é a mesma que um radiador/ic.. ok.. mas quanto mais as suas caracteristicas forem parecidas a um radiador/ic melhor...
digo eu...:whistle:
 
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