Problema na ventilação 6K

Boas malta. Hoje descobri um possível problema no meu 6K.

Como sabem, hoje em toda a Lisboa esteve bastante nevoeiro com uma chuvinha à mistura. Nada mais natural que ligar a ventilação porque o vidro da frente embaciou.

Qual não é o meu espanto quando não sai ar nenhum. Como estava perto de casa, deixei estar e, quando cheguei, pus-me com averiguações. Passo a explicar:

- Nenhum fusível ou relé queimou porque ouço a ventoinha a trabalhar, e todas as velocidades funcionam bem
- Não sai ar nenhum quer com a "torneira" puxada ao frio quer puxada ao quente, e qualquer que seja a direcção escolhida (cara, vidro, pés, ...)
- Nenhum cabo saltou dos comandos
- As comportas estão a funcionar porque as ouço

Basicamente a ventilação funciona toda como normalmente. A única cena é que não sai ar. Desconfio que seja um simples entupimento das condutas, porque a semana passada, ou há duas semanas, deitava ar. Terá a ver com a tal esponja que se vai degradando, e que agora entupiu-me aquilo?
 
Pois Diogo S

Nunca entupiu no meu 6K, mas que aquilo por vezes "cospe" esponja lá isso cospe:rolleyes:

Em princípio deve ser isso. Tenta com um aspirador forte e com a ventilação ligada em simultâneo a ver se consegues agarrar alguma dessa esponja!

Boa sorte.
Cumps
 
mas ouves o motor a ligar? e costume o botao que liga o motor da sofagem dar o pifo, tem a ver salvo erro com a peça metalica que tem por de tras do botao que deixa de passar corrente
 
Sim, disse no meu post inicial que ouço o motor perfeitamente. Trabalha bem em qualquer das 4 velocidades.
 
Novo desenvolvimento: tirei o porta-luvas para ter a conduta principal do motor à vista. Liguei a ventilação e senti o ar passar lá por dentro, portanto no motor não é. E nas grelhas do tablier, com o ar direccionado para lá, consigo sentir um arzinho muito fraco. Resumindo: definitivamente é algo a estrangular o fluxo de ar quase por completo. Vou ter de desmontar a consola para ver melhor, mas só pode ser. Não sei quando terei tempo de o fazer, mas quando fizer dou notícias.
 
Novo desenvolvimento: tirei o porta-luvas para ter a conduta principal do motor à vista. Liguei a ventilação e senti o ar passar lá por dentro, portanto no motor não é. E nas grelhas do tablier, com o ar direccionado para lá, consigo sentir um arzinho muito fraco. Resumindo: definitivamente é algo a estrangular o fluxo de ar quase por completo. Vou ter de desmontar a consola para ver melhor, mas só pode ser. Não sei quando terei tempo de o fazer, mas quando fizer dou notícias.

isso pode ser o filtro pera ai que vou carregar umas fotos para te ajudar

edit: resumindo tens que tirar as escovas do carro, tiras o plastico por baixo e vais encontrar o filtro nesta zona Foto a baixo, ve se nao entupido

zrh9.jpg
 
Last edited:
black_ride, agradeço a foto, mas do filtro não pode ser porque o mudei há um ano. Mais sujo e obstruído estava o de origem e a ventilação dava ar, portanto não é daí. Além de que a conduta do motor já é depois do filtro e eu sinto o ar passar lá dentro.

O mais provável é mesmo ser qualquer coisa a estrangular a comporta central. kapataz, cabo também não acredito que seja porque eu consigo ouvir as comportas a mudar de posição quando rodo o comando. Mesmo assim, não descarto essa hipótese, pois pode ter sido a ponta lá de dentro que soltou.

Só desmontando é que vejo o que se passa. Até lá, é ir com o pano microfibras à mão:p
 
Não cheguei a verificar o filtro de habitáculo pois tal não foi necessário, e explico porquê.

Hoje decidi-me a desmontar a consola para ter acesso às condutas centrais do ar, a ver o que poderia estar lá a entupir. Não me perguntem como isto aconteceu porque nem eu sei, o que é certo é que foi só tirar a moldura da consola e voilá, voltei a ter ar. Não mexi em rigorosamente nada; como que por milagre voltei a ter ar. Se foi bruxedo, não faço ideia, mas mais parece.

Bom, pelo menos, já tenho o problema resolvido.
 
Back
Top