DaVeMaSTeR disse:
Eu mudei o meu á pouco tempo e pos Esso ultra semi-sintético 10-40 um oleo mto fixe mesmo e barato.
Pelo k estive a ler e um senhor meu comecido k trabalha com todos os tipos de oleos só existem duas impresas k vendem oleos a Esso e outra...tudo o resto são derivados a BP a Castrol e a mobil são derivados da Esso por isso são mais caras.
E é um engano comprar oleos sintéticos ai por fora porque é tanga, os unicos oleos 100% sintéticos só os carros de competição têm direito.
Em relação á viscosidade o aconselhado é usar sempre o 10-40 devido ás nossas temperaturas o oleo 5-40 (por exemplo) e mto mau no verão porque fica mto liquido e o motor sofre com isso.
Se nao estou em erro o 5w ou 10w é a viscosidade a frio e nao a quente. A frio é que está a diferença. A quente a viscosidade é igual 40.
Por isso é que estava a dizer que existe um mobil rally formula que é 5w-50 que se destina a condução extrema logo tem melhor viscosidade a altas temperaturas, neste caso 50.
Pareces entendido no assunto mas tenho duvidas de 2 coisas!
1-A referencia dos oleos é o MOBIL1
2-o 10-40 e o 5-40 apresentam a mesma viscosidade a quente, nao me parece que por ser verao ou inverno o 10-40 seja melhor opçao. Aliás o 5-40 é sempre melhor pq é melhor a frio que é quando o motor sofre mais desgaste. Agora se me disseres que um 5-50 é melhor para o verao, aí ja concordo.