Nada melhor que expor também o que se passou comigo.
Eu tenho um GT TDI de 1997 e à 2 meses quando adquiri o carro, já com jantes Cupra, deparei-me não estarem averbadas no livrete.
Eu, no meu caso, fui directamente ao despachante oficial da Seat, "Alfredo C. Garrido - Despachante Oficial Unipessoal Lda" e lá trataram-me de tudo. Também tive um pequeno stress por causa da divergência de pesos que está na chapa do chassi do carro em relação ao nº de homologação nacional que vem no livrete do carro. A alteração do número da homologação ficou a cargo (custos) da Seat Portugal, que trataram do processo todo da alteração e enviaram-me um livrete novo já com o numero corrigido.
ATENÇÃO - A chapa que se encontra no carro não é alterada!
Eu pedi o averbamento de 2 medidas, mas a Seat só deu autorização de averbar uma 16" e ainda me deram mais uma 15". A medida 16" averbada foi 195/45 R 16.
Após receber o novo livrete em casa, voltei lá ao escritório e lá tratei do resto do processo de averbamento de jantes no livrete.
Foi passada uma declaração em nome da Seat e de "Alfredo C. Garrido - Despachante Oficial Unipessoal Lda" com as novas medidas a serem averbadas no livrete, para ir no IMTT ou na Loja do Cidadão, se tiver delegação do IMTT, tratar do averbamento.
Esta declaração teve um custo de 36,90€
Fora isso, depois tive que ir ao IMTT (eu fui à Loja do Cidadão) pedir a alteração de livrete para a averbação de medidas de pneus.
Aqui, são pedidos 2 "Modelos 9" preenchidos com os dados do proprietário do veiculo, fotocópia do BI e Nº Contribuinte/Cartão Único também do proprietário, Livrete do Carro e a Declaração da Seat.
Aqui o custo foi de 30€, porque é uma alteração normal de Livrete.
Neste momento estou à espera que chegue o livrete a casa já com tudo certo, para andar na lei e não me chatearem por causa das jantes.
Espero que tenha ajudado, na minha opinião, foi rápido, sabem o que fazem, e se não querem ter muitas chatices em tratar disto, falem com eles que resolvem tudo.
Resumindo, tudo teve um custo de 66,90€
Tratam disto para qualquer modelo Ibiza, e outros modelos Seat é claro.
Abraço pessoal