Legalizaçao

E qual foi o valor em concreto.
É que vi numa tabela, que pequenos incrementos dão a origem a um aumento cada vez maior dos € a pagar.
Eu penso que o GTTdi deve andar pelos 150 com kat. Sem kat.... ui ui.


não deve ser muito +
o meu tb não tem e tenho box e na inspecção não acusou nada e amanhã tenho uma inspecção de categoria b referente á minhã legalizaçao do carro de 2 lugares para 5
 
esquece o co2 porque os valores veem no manual do proprietario e p maximo é de 135g por km
eu legalizei o meu em novembro e foi super facil é preciso é perder tempo
IBIZA TDI SPORT 110CV DE 2001 6K3 ASV 2 CONVERTIDO PARA 5 LUGARES

gastei ao todo perto de 2000 euros

não deve ser muito +
o meu tb não tem e tenho box e na inspecção não acusou nada e amanhã tenho uma inspecção de categoria b referente á minhã legalizaçao do carro de 2 lugares para 5


Oi Luis

Tinha ficado com a ideia de que já tinhas tudo tratado (IA e IVA pagos, bancos e cintos montados e o Documento Unico Já como ligeiro de passageiros).

Assim sendo, depois de fazeres a inspecção do tipo B poderias partilhar com o Forum qual foi o valor que deu?

Um amigo meu que trabalha na ACAP disse-me que essas medições não são muito crediveis (mas é a unica coisa que temos cá em Portugal) já que o método utilizado não é igual ao do Departamento de Homologações das marcas. Ele disse que já viu valores incrivelmente baixos (abaixo dos 100 gr/km:D ) bem como valores exageredamente altos que neste caso faríam disparar o valor de IA a pagar :cryy:

Muito sinceramente não sei o que fazer... :confused: Pagar 100€ por uma inspecção e depois surgir um valor de Co2 do género 240 gr/km...não sei :confused: tenho que ponderar bem os custos...

Fico a aguardar um feed back teu

Cumps
 
Last edited:
Exactamente.
A minha questão nao é embirrarem com a opacidade.
É : Ao legalizar tem que se saber qual o valor do CO2, certo? Para se saber esse valor, levo uma declaraçao da Seat com o valor, ou dirijo-me a um centro de inspecções e peço uma medição, servindo esse documento de prova ?

Qual dos 2 ? O melhor ?

Oi Luis

Tinha ficado com a ideia de que já tinhas tudo tratado (IA e IVA pagos, bancos e cintos montados e o Documento Unico Já como ligeiro de passageiros).

Assim sendo, depois de fazeres a inspecção do tipo B poderias partilhar com o Forum qual foi o valor que deu?

Um amigo meu que trabalha na ACAP disse-me que essas medições não são muito crediveis (mas é a unica coisa que temos cá em Portugal) já que o métedo utilizado não é igual ao do Departamento de Homologações das marcas. Ele disse que já viu valores incrivelmente baixos (abaixo dos 100 gr/km:D ) bem como valores exageredamente altos que neste caso faríam disparar o valor de IA a pagar :cryy:

Muito sinceramente não sei o que fazer... :confused: Pagar 100€ por uma inspecção e depois surgir um valor de Co2 do género 240 gr/km...não sei :confused: tenho que ponderar bem os custos...

Fico a aguardar um feed back teu

Cumps
 
Last edited:
Agradecia, pq a "decisao" de colocar 5 lugares, depende muito da forma como é medido ou declarado o Co2. É neste parte do processo que tenho duvidas.
 
é assim no meu 6k2 asv3 bastou ir ao manual do proprietario e apresentar os valores na alfandega no manual diz tudo
no meu são 135g por km
na alfandega tens uma fixa para preencher com muitos dados do carro
 
:) Ok.
Eu penso que tenho o manual do carro. Aliás, lá vem o Co2 dos varios modelos 6k.

Se bastará apresentar, então Ok.

Há hipotese de saber "quanto" do IA já foi pago pelo 1º proprietário? Presumo que essa parcela vai abater ao valor de imposto IA a pagar (referente ao ano do meu carro).

Deverá ser algo assim?

+ Imposto IA que falta pagar (com desconto conforme os anos do carro)
- Imposto IA já pago pelo 1º proprietario
+ Taxa Co2
+ Bancos, cintos, papeladas, etc.

É esta a ideia que tenho. :)


é assim no meu 6k2 asv3 bastou ir ao manual do proprietario e apresentar os valores na alfandega no manual diz tudo
no meu são 135g por km
na alfandega tens uma fixa para preencher com muitos dados do carro
 
1º ir á seat dizer que quers legalizar o carro e eles pedem á seat portugal dois documentos que é o certificado de qualquer coisa que não me lembro e outro
2ºesses documentos são no fim para tu entregares na dgv
3º compras na alfandega o modelo aduaneiro nº xpto... para depois preencheres entregas na alfandega pagas o valor do iva + a difernça do ia e no fim vais á dgv para te legalizarem o carro,
levas os papeis da seat da alfandega e pagas quase 50€
na seat pagas 167€
á melhor tu montares os bancos em casa porque na seat eles cobram-te 2 horas de mão de obra os bancos demoram 30 minutos a montarem
no fim de tudo chamam-te para uma inpecção de categoria b para ver se o carro está ok

depois esperas 2 ou 3 meses pelo livrete novo ok
 
:) Ok.
Eu penso que tenho o manual do carro. Aliás, lá vem o Co2 dos varios modelos 6k.

Se bastará apresentar, então Ok.

Há hipotese de saber "quanto" do IA já foi pago pelo 1º proprietário? Presumo que essa parcela vai abater ao valor de imposto IA a pagar (referente ao ano do meu carro).

Deverá ser algo assim?

+ Imposto IA que falta pagar (com desconto conforme os anos do carro)
- Imposto IA já pago pelo 1º proprietario
+ Taxa Co2
+ Bancos, cintos, papeladas, etc.

É esta a ideia que tenho. :)

Custa muito fazer search rapaz e depois telefonar para saber o valor exacto para o teu caso,

Divisão do Imposto sobre os Veículos Automóveis
Chefe de Divisão - Drª. Maria Fernanda Alves
Telef: 21 881 37 25
Fax: 21 881 39 83
E-mail : disva@dgaiec.min-financas.pt
E-mail: mfalves@dgaiec.min-financas.pt

é que cada carro pode ter pago impostos diferentes dependendo das leis que na altura estavam em vigor no ano do 1º registo.
](*,)



Imposto Automóvel

No que respeita ao Imposto Automóvel, os veículos com mais de dois anos de uso, adquiridos em países não pertencentes à União Europeia, beneficiam de redução da taxa em 10%.

"Os veículos com mais de dois anos de uso, adquiridos em países da União Europeia, beneficiam de uma redução, em função do número de anos decorrido desde a primeira matrícula do veículo, ou seja, do seu tempo de uso, conforme consta da seguinte tabela:


N.º de Anos de Uso Percentagens de Redução
Com 1 a 2 anos 20
Mais de 2 e até 3 anos 28
Mais de 3 e até 4 anos 35
Mais de 4 e até 5 anos 43
Mais de 5 e até 6 anos 52
Mais de 6 e até 7 anos 60
Mais de 7 e até 8 anos 65
Mais de 8 e até 9 anos 70
Mais de 9 e até 10 anos 75
Mais de 10 anos 80

No entanto, caso não concorde com o valor que resulte da aplicação desta tabela, o proprietário do veículo pode requerer ao Director da Alfândega, nos 15 dias seguintes à apresentação da Declaração Aduaneira do Veículo, a avaliação do veículo, para que o Imposto Automóvel seja liquidado por aplicação da seguinte fórmula:

IA = (V x IR)/VR

Em que, se considera que:

- IA é o montante do imposto a pagar;
- V é o valor comercial do veículo a determinar pelo director da alfândega, após avaliação, em concreto, do seu estado de conservação, tendo como referência, designadamente, o valor constante de publicações ou revistas da especialidade utilizadas no sector, apresentadas pelo interessado;
- IR é o imposto automóvel incidente sobre o veículo de referência no ano da primeira matrícula do veículo em causa;
- VR é o preço de venda ao público de um veículo de referência no ano da primeira matrícula do veículo a tributar, apresentado pelo interessado.

Neste caso, o "veículo de referência" é um veículo automóvel da mesma marca, modelo e sistema de propulsão, ou, no caso de este não constar de informação disponível, um veículo similar, introduzido no mercado nacional, no mesmo ano em que o veículo a regularizar foi matriculado pela primeira vez."

Agora diz que eu nao ajudo :axe: .
Abraço
 
Ok. Obrigado.
De qq forma, nao sei vale a pena recorrer a avaliação ou ir logo pela taxa do IA e já está. Avaliação e tal, deve demorar muito...

1º vou saber qt é que o carro ja pagou de IA no 1º reisto!~

obg.



Custa muito fazer search rapaz e depois telefonar para saber o valor exacto para o teu caso,

Divisão do Imposto sobre os Veículos Automóveis
Chefe de Divisão - Drª. Maria Fernanda Alves
Telef: 21 881 37 25
Fax: 21 881 39 83
E-mail : disva@dgaiec.min-financas.pt
E-mail: mfalves@dgaiec.min-financas.pt

é que cada carro pode ter pago impostos diferentes dependendo das leis que na altura estavam em vigor no ano do 1º registo.
](*,)



Imposto Automóvel

No que respeita ao Imposto Automóvel, os veículos com mais de dois anos de uso, adquiridos em países não pertencentes à União Europeia, beneficiam de redução da taxa em 10%.

"Os veículos com mais de dois anos de uso, adquiridos em países da União Europeia, beneficiam de uma redução, em função do número de anos decorrido desde a primeira matrícula do veículo, ou seja, do seu tempo de uso, conforme consta da seguinte tabela:


N.º de Anos de Uso Percentagens de Redução
Com 1 a 2 anos 20
Mais de 2 e até 3 anos 28
Mais de 3 e até 4 anos 35
Mais de 4 e até 5 anos 43
Mais de 5 e até 6 anos 52
Mais de 6 e até 7 anos 60
Mais de 7 e até 8 anos 65
Mais de 8 e até 9 anos 70
Mais de 9 e até 10 anos 75
Mais de 10 anos 80

No entanto, caso não concorde com o valor que resulte da aplicação desta tabela, o proprietário do veículo pode requerer ao Director da Alfândega, nos 15 dias seguintes à apresentação da Declaração Aduaneira do Veículo, a avaliação do veículo, para que o Imposto Automóvel seja liquidado por aplicação da seguinte fórmula:

IA = (V x IR)/VR

Em que, se considera que:

- IA é o montante do imposto a pagar;
- V é o valor comercial do veículo a determinar pelo director da alfândega, após avaliação, em concreto, do seu estado de conservação, tendo como referência, designadamente, o valor constante de publicações ou revistas da especialidade utilizadas no sector, apresentadas pelo interessado;
- IR é o imposto automóvel incidente sobre o veículo de referência no ano da primeira matrícula do veículo em causa;
- VR é o preço de venda ao público de um veículo de referência no ano da primeira matrícula do veículo a tributar, apresentado pelo interessado.

Neste caso, o "veículo de referência" é um veículo automóvel da mesma marca, modelo e sistema de propulsão, ou, no caso de este não constar de informação disponível, um veículo similar, introduzido no mercado nacional, no mesmo ano em que o veículo a regularizar foi matriculado pela primeira vez."

Agora diz que eu nao ajudo :axe: .
Abraço
 
Acabei de descobrir uma coisa:

O meu carro é de 23-6-1998. Ora, sendo assim, os " anos " do carro, contam mesmo pela data da matrícula, pelo que hoje pago de IA , 1095,13€ , e em Junho ,638,05€.

Mais vale espera até 23-6 , parece-me.... se assim for ! :)
 
Claro, o que conta é mesmo o ano da primeira matricula do carro...

Venho agora do entreposto e a recepcionista disse-me para:

Montar tudo em casa e ir lá novamente para eles vistoriarem o passarem uma declaração em como está tudo em conformidade e pedirem tambem um papel qualquer ao importador.

Depois disso é que já não me soube dizer o proximo passo...

Ando mesmo á nora com isto, uns dizem uma coisa, outros dizem ao contrario....

Já agora que eu nao pesco nada disso, alguem se importava de fazer as contas pra ver quanto o meu irá pagar po final do ano ou inicio de 2008?
A primeira matricula é de 24-06-97, portanto faz os 10 anos daqui a poucos meses, se alguem me conseguir dar um valor aproximado agradecia.
 
Last edited:
Back
Top