Ibiza PD160: Turbo sem pressão

Boa tarde gente!
Tenho um problema no meu 6L que dura agora 1 dia e ainda não encontrei solução.
Ontem na autoestrada, ia +- a 150km/h, quando largo pé do accelerador e volto a pizar, o carro ja não puxou mais.
A pressão do turbo sempre a 0bar. Pensei que tivesse entrado em safe por alguma razão mas não.
A luz do motor esta desligada, não entrou em safe. Ligei o VAGCOM, Erros = 0 nada. Pensei que fosse o tubinho que vai regular a geometria do turbo, mas não, esta tudo bem...não deita fumo nenhum. Só mesmo se desligar a MAF. Alguem sabe me dar ujma ajuda.... :roll:
 
Last edited:
Verifica o MAP e a caixa de eletroválvulas

Ja vi isso tudo mas nao consigo saber se é ou não.
Agora ja me acendeu a luz do motor com os seguintes erros:

96657349420287063514520.jpg


Ajuda please :/
 
Desvio de pressão negativo, ora bem, verifica o atuador da geometria metelhe vácuo direto a ver se ele mexe, retira o tubo k liga ao atuador liga ao manómetro de turbo e estabiliza a rotação as 1500 e verifica o vácuo que faz, verifica também no amortecedor de vácuo o vácuo absoluto da mesma forma que fazes para medir o vácuo do atuador. Se estiver tudo bem tenta trocar o sensor MAP

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
 
Desvio de pressão negativo, ora bem, verifica o atuador da geometria metelhe vácuo direto a ver se ele mexe, retira o tubo k liga ao atuador liga ao manómetro de turbo e estabiliza a rotação as 1500 e verifica o vácuo que faz, verifica também no amortecedor de vácuo o vácuo absoluto da mesma forma que fazes para medir o vácuo do atuador. Se estiver tudo bem tenta trocar o sensor MAP
Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Não consigo verificar o atuador da geometria com vacuo (não tenho nada para fazer vacuo).
Retirei o tubo que liga ao atuador e ligei-o ao manometro, as 1500rpm faz -11psi (=0,75bar)
Como posso medir o vacuo absoluto?

--> Ja trocei a electrovavulas e no é isso o problema.
 
Não consigo verificar o atuador da geometria com vacuo (não tenho nada para fazer vacuo).
Retirei o tubo que liga ao atuador e ligei-o ao manometro, as 1500rpm faz -11psi (=0,75bar)
Como posso medir o vacuo absoluto?

--> Ja trocei a electrovavulas e no é isso o problema.

Vácuo absoluto medes na bola preta plástica que está na frente do motor mas se mediu isso no tubo do atuador está bom. Ora bem, podes retirar o tubo dessa bola e com o carro a trabalhar arranjas maneira de meter e tirar esse tubo no atuador aí consegues ver se ele atua e faz o curso todo da geometria. Mas pareceme o sensor MAP, tenta arranjar um para trocar

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
 
Se a pressão é zero só tens 2 hipoteses, ou o turbo não roda ou tens um tubo solto da pressão, o mais privavel é um tubo solto.
cumps
 
Se a pressão é zero só tens 2 hipoteses, ou o turbo não roda ou tens um tubo solto da pressão, o mais privavel é um tubo solto.
cumps

Mas caso tivesses um tubo solto, deverias ver fumo preto quando pisavas.
Verifica tambem o que disseram em cima.
cumps
 
Pois o problerma é mesmo esse! fumo zero. posso pizar a fundo ate ao corte e nada.
Eu amanha ja vou buscar um MAP novo para ver se resolve o problema. Obrigado a todos
 
amigo mas o teu carro esta em funçao map?

Paress me que sim. Ja controlei tudo e esta tudo normal. é so mesmo a presão do turbo que não sobe.
No VAGCOM ja fiz teste a geometria do turbo e ele varia. Ouve-se bem no escape a geometria a abrir e fechar.
So pode mesmo ser o MAP digo eu...
 
de que ano e o teu cupra? e que o meu e de 2006 e esta em funçao maf dai a minha pergunta mas quem te fez a repro pode ter mudado tambem, mas na minha opiniao nao penso vir dai, pois o MAP nao controla o turbo mas sim a injecao em funçao da pressao do ar, ou seja ele mede a pressao do ar para injectar o combustivel em funçao da mesma, logo se o turbo nao faz pressao ele nao vai injectar grande coisa dai nao teres fumos...
 
Bom, ja trocei o MAP, meti o MAP de 4bars (referencia n° 03K 906 051) e nada!
Faz outro erro:

"18000 - Altitude Sensor / Boost Pressure Sensor: Implausible Correlation P1592 - 35-00 --"

O sensor é novo..o que podera ser agora ? :/
Sera que não posso trocar o sensor MAP de origem (3bars) por este??
 
Bom, ja trocei o MAP, meti o MAP de 4bars (referencia n° 03K 906 051) e nada!
Faz outro erro:

"18000 - Altitude Sensor / Boost Pressure Sensor: Implausible Correlation P1592 - 35-00 --"

O sensor é novo..o que podera ser agora ? :/
Sera que não posso trocar o sensor MAP de origem (3bars) por este??

Tens ai o teu problema, monta um 051C ou seja de origem, se quiseres meter esse de 4Bar tens de ajustar a repro...
 
Apos trocar tudo e mais alguma coisa, finalmente descobri o que realmente esta lixado.
O eixo do wastegate que regula o turbo partiu....
 
Back
Top