Ibiza 6L 1.4 TDI - como saber se maf e map estão com os valores normais

Caros Membros,

Fiz, há 2 anos, repro no meu manco. Ficou com 270 nm de torque e 105 cv e EGR tamponada.Foi feita com a intenção de ter mais força a baixa rotação, não pretendo velocidade, pretendo força sem estragar a mecânica. O carro tem turbo de geometria fixa.
Agora sinto que existe um delay entre as 1500 e as 2500. Por vezes, ao acelerar ele não reage e só quando a rotação passa as 2300 é que se nota a reagir. Este sintoma nota-se mais a subir quando em baixa rotação. Parece que tenho de carregar mais no acelerador para ter uma resposta que antes era normal. Já entrou 2 vezes em safe a subir a A8 da Lousa para Loures. Fiquei sem força e tive de desligar o carro e voltar a ligar para ter turbo. Não aparece nenhum aviso no quadrante.
Para tirar dúvidas fui à HP turbo fazer teste de estrada e parado, ao turbo e injectores. Tudo ok disseram eles.
Embraiagem, apesar de estar com 290.000kms ainda está em boas condições segundo o meu mecânico.
O Vagcom, não apresenta erros mas fiz um log com a medição de vários valores,injectores, torque,egr, maf, etc. Não sei como validar se está tudo ok para saber se é necessário substituir algo... quem me pode verificar os valores que tenho em 3 ficheiros? ou dar outras opções para não gastar dinheiro desnecessariamente.

Obrigado a todos pela atenção,

Paulo
 

Anexos

  • LOGS.zip
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Podes ter um problema de fuga de vacuo, tive um amigo com um manco de 2006, também de gt15, e tinha exatamente esses sintomas, fuga de vacuo.
 
pelo sim pelo nao, eu trocava ja os tubos de vacuo todos! por 10€ fazes a festa e mesmo que nao seja dai ja ficam trocados! mas confirma se chega vacuo tambem ao turbo. Ja agora tens manometro pressao de turbo? o meu fez safes quando a N18( aka n75 geo fixa) bloqueou e so fazia vacuo a partir das 3000rpm
 
Vê o sensor map amigo , tive um stress idêntico no meu , que deixava de puxar e entrava em safe , tirei o sensor , limpei bem limpo com spray de travões e está novo até hoje ..


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Caríssimos,

Obrigado pela Vossa opinião/sugestão.

NCosta: O meu tem turbo de geometria fixa. Fiquei é a saber que a válvula equivalente é a N18...
MarcoTDI: Sim, isso vou fazer. Barato e elimina-me uma das dúvidas. A minha Van é um modelo básico.. não tem manómetro de pressão e eu não tenho um para testar. Posso, no entanto, fazer uma nova leitura de pressão de turbo no vagcom. Já vi que ele faz desde 0,9 bar ao ralenti até 2.3 de pico com acelerador a fundo... ahhm, ele tem a egr anulada mecanicamente...
Mariox: MAP, mais um que está na lista. É o sensor que está por baixo do tubo do intercooler, à frente do lado direito? Basta limpar com spray?
 
Caríssimos,

Obrigado pela Vossa opinião/sugestão.

NCosta: O meu tem turbo de geometria fixa. Fiquei é a saber que a válvula equivalente é a N18...
MarcoTDI: Sim, isso vou fazer. Barato e elimina-me uma das dúvidas. A minha Van é um modelo básico.. não tem manómetro de pressão e eu não tenho um para testar. Posso, no entanto, fazer uma nova leitura de pressão de turbo no vagcom. Já vi que ele faz desde 0,9 bar ao ralenti até 2.3 de pico com acelerador a fundo... ahhm, ele tem a egr anulada mecanicamente...
Mariox: MAP, mais um que está na lista. É o sensor que está por baixo do tubo do intercooler, à frente do lado direito? Basta limpar com spray?
quando li ate me assustei com os 2.3Bar pico... mas lembrei-me que o vagcom faz a leitura sem repitar a pressao atmosferica. basicamente fazes 0Bar ao relatim e 1.3Bar de pico. A pressão esta dentro dos valores!
 
Só uma pergunta. A puxares a fundo todas as mudanças ele faz isso?
Ou só notas quando vais a velocidade constante ou devagar e depois tentas carregar a fundo?
A velocidade constante quando começas a subir mas só vais a manter velocidade também entra em safe?

Não te dá erro no vag de desvio de pressão negativa quando faz esses safes?
 
MarcoTDI:Mais uma coisa que não sabia e estava"preocupado". Thanks.
AlexandreTDI:O safe não me faz sempre, das vezes que fez foi a subir a A8 de Lousa para Loures...e foi a acelerar normalmente para fazer a subida em 5ª. Em relação ao notar, sim noto mais a baixa rotação, até entrar o turbo... parece que o acelerador não faz nada... outra coisa, a manter o acelerador constante e o carro a subir de rotação, por exemplo em 2ª ou 3ª, vai às 3000 rpm e o turbo sem entrar, para isso acontecer tenho de esmagar o acelerador...(???)
Quando fez safe, acendeu luz motor....
 
Outra situação, o carro treme entre as 1000 e as 2000 rotações quando ando com em mudança baixa. já levou sinoblocos, pendurais, apoios de motor... é irritante! É por isso que queria a vossa opinião e, se for necessário, eu faço mais leituras com o vagcom para despistar possíveis dúvidas
 
Outra situação, o carro treme entre as 1000 e as 2000 rotações quando ando com em mudança baixa. já levou sinoblocos, pendurais, apoios de motor... é irritante! É por isso que queria a vossa opinião e, se for necessário, eu faço mais leituras com o vagcom para despistar possíveis dúvidas

Essa do tremer, habitua-te é um manco xD
 
Se tiveres metido sinoblocos do Cupra ou daqueles mais preenchidos é normal notares isso. Com os sinoblocos mais abertos, apesar de irem à vida muito mais rapidamente também se tornam mais confortáveis.

Quando ele faz safe o erro que te faz é de desvio de pressão negativa?
Se for isso sei e se realmente acontecer muitas vezes só a pisar ligeiramente ou sem pisar, só a manter velocidade é crónico em pessoal de mancos com repro e com egts mais elevadas...
 
Sim são os do Cupra. Mas treme demasiado, quando os meti pouco se notava, agora em curvas a andar a baixo de 30km/h tenho de pôr pé na embraiagem. Logo eu que pouco a usava...
Ultimamente não tem feito safe... Como vejo essa pressão negativa?
 
Já me disseram que pode ser da repro a falta de potência em baixas... parece que o carro anda preso até entrar o turbo... Mas quero ver os componentes para puder chatear...
 
Essa do tremer é estranho. Vê também as transmissões. Ao arrancar notas o tremer na embraiagem?

No meu tenho sinoblocos cupra nos triangulos e não treme
 
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