Ibiza 6k2: 90cv VS 110cv

Boas a todos

Sendo eu apreciador de ibizas, e tendo uma queda mais pelo modelo 6k2, pretendia saber mais acerca do mesmo.

A algum tempo que tenho vindo a ler muitos posts do fórum, mas por vezes em vez de me esclarecer fico ainda mais confuso. :confused:

As minhas dúvidas prendem-se nas diferenças entre os modelos de 90cv e 110cv da versão 6k2. Se alguém tivesse 5 minutos para discriminar aqui quais as diferenças a nível de mecânica, estética e interior, ficava imensamente agradecido, já que pretendia adquirir uma 6k2.


Outras dúvidas estão nas modificações possíveis a nível do motor.

Por exemplo:

1. Qual o máximo de cavalagem fiável que se consegue obter de uma 6k2 de stock fazendo apenas uma repro?

2. É necessário retiriar o catalizador/trocar de linha após fazer uma repro?

3. É possível obter cerca de 180cv fiáveis de uma 6k2 sem que o carro pareça uma chaminé? Se sim, com que material?

4. Que diferentes tipos de motor existem da 6k2? Vejo muitas vezes falarem em motores PD, AFN, etc, mas não faço a mínima ideia de quais as diferenças.

5. O que é necessário e qual o preço passar um comercial para um 5 lugares?

6. Qual a diferença de um turbo de geometria fixa e variável?

Acho que por agora é tudo. Se entretanto me lembrar de mais alguma coisa coloco cá. Sei que parece um autêntico interrogatório, mas se alguém me puder responder ficava mesmo agradecido. :ideia:

Cumprimentos a todos
 
-se queres uma ibiza ,e se estas indeciso entre a de 90 e a de 110, optava pela de 90, pois tem a caixa mais longa, e visto que queres investir ( 180 cavalos ) poderias optar por um 17VB, FMIC ( intercooler ) , e uns bicos .

-a diferença entre a de 90 e 110, é o turbo, uma é geometria fixa, o outro é variavel, os bicos, caixa, pouca coisa.

-após uma repro, convém tirar pelo menos o catalisador para o carro ficar mais solto

-o maximo que podes tirar de uma repro, é de 120/125 no de 90, 140/145 no de 110

-geometria fixa, esta sempre a "funcionar" o turbo, variavel, só abre a partir de uma rotação

-PD é no 6L , no 6k2 tens o AHU, afn penso

- em relação aos 5 lugares, tens por ai um tópico.


qualquer erro, corrijam me :p
 
diferenças sao algumas, injecção, turbo, linha, caixa longe 90cv e caixa curta 110cv. interior é se calhar encontrares mais 110cv com retrovisores electricos e manometros de origem. parte de fora é basicamento o aleron. com sorte encontras um tdi90 com geometria variavel que existem alguns

1.com repro tdi90-> 120cv / tdi110-> 140cv isto depende de quer faz a repro.
2.catalizador ate faz bem tirar de origem.
3.sim tudo depende da repro, mas 180cv... gt18 ou 1756vk ou 1749vb, bicos pp520 ou race 1, embraiagem, ic frontal aconcelhavel
4. motores dos 6k2 acho que sao agr, ahu,asv e deve haver mais algum mas a diferença é 90 ou 110cv . motor PD é dos 6L
5. isso depende do co2 do carro e existe topico disso é so procurar... link: http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=26511
6. um é de geometria fixa ou varivel... ve no youtube as diferenças! mas podes bem alterar um carro com geo fixa pra variavel.

abraço
 
Obrigado desde já pelas respostas dadas MarcoTDI e JOAO-LP, agradeço mesmo imenso. :cool: Pessoal fixe por estas bandas.

Mesmo assim, ainda me permanecem algumas dúvidas:

1. Então ao adquirir uma 6k2 é preferível uma de 90 em vez de 110? :confused: Pensei que os 20vc de diferença seria preferível a de 110.

Ou vcs querem dizer que dada a minha intenção de subir a cavalagem até 180cv, não compensa comprar de 110?

2. É melhor um turbo de geometria fixa ou variável então?

3.
3.sim tudo depende da repro, mas 180cv... gt18 ou 1756vk ou 1749vb, bicos pp520 ou race 1, embraiagem, ic frontal aconcelhavel

E não fica a largar fumo que nem uma desalmada com esse material? :confused: É que a ideia é ficar com uma cavalagem à volta dos 180cv, onde a carrinha não largue fumo como uma coisa doida, e esses 180cv fiquem bem fiáveis para durar uns aninhos. É possível?

4. Se a passagem de comercial depende das emissões de co2 convém ter catalizador, certo?
E já agora, na inspecção anual, como fazem pa ir com o material todo? :shock:

Desculpem estar a ser maçador, mas preciso mesmo de tirar estas dúvidas antes de dar algum passo em falso. :oops:

Melhores cumprimentos
 
-sim , os 20 cv fazem diferença quando tens o carro de origem, mas visto que queres meter material, acaba por ficar a mesma coisa, e no de 90 tens a vantagem de ter uma caixa longa , mais ou menos 250 km/h de ponta , quando na de 110, só fazes 220 e pouco

-se meteres um turbo, certamente será de geo variável, que é o que encontras mais á venda

-não fica a largar fumo se pedires ao chipador ( reprogramação ) para te fazer uma repro sem fumo.

-isso do catalizador não vai alterar muito os valores de co2, e para ires á inspecção, ou pagas, ou arriscas em ir com tudo :p com tampa de motor mal se ve o material, a não ser o intercooler frontal.

qualquer coisa , diz ;-)
 
Boas mais uma vez :)

1. Então, todo o equipamento que a de 110 tem melhor que a de 90 acaba por não ser compensatório se quisermos colocar material, certo?

2. E de entre os turbos que o MarcoTDI nomeou acima, qual a diferença entre eles? Ele falou em gt18, 1756vk e 1749vb. Qual deles é o melhor?

Já agora, os bicos, qual a diferença entre os pp520 e os 522?

3.
não fica a largar fumo se pedires ao chipador ( reprogramação ) para te fazer uma repro sem fumo.

A sério? Pensei que potência era sinónimo de fumarada. :shock: Era mesmo ideal poder meter cavalos pra cima sem fumo. É que todas as ibizas que vejo por aí a "andar bem" parecem chaminés. :-o
4. Pois, a tampa consegue tapar tudo. :D Tirar e voltar a meter o IC também não deve ser difícil para ir à inspecção. (digo eu
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)

E em questões de operações stop? Eles abrem muitas vezes o capot? Implicam muito?
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Cumprimentos, e obrigado pelos esclarecimentos. =D>
 
a parti do momento que tens carro alterado andas sempre com o coração nas maos... podem implicar como podem nem ligar. IPO com material podes esquercer.
dos trrbos os VB é rapido em baixas mas poucas altas, o GT18 é um misto de baixo, medias e altas e o 1756vk dizem os entendidos que é fora de serie. mas o 1756vk. agora depende do que queres e do € disponivel. fumo nao representa andamento... ha ai carros com muita cavalagem e muito pouco fumo. agora nao tejas a espera de ter 180cv sem fumar nada
 
Mas como identificam em operações stops se o carro está alterado se tudo está debaixo da tampa? O máximo que vêem é o IC, não?:confused:
Pois, no IPO eles abrem mesmo o capot e vêem o carro por baixo. :(

Para quanto €€ vai um 1756vk ou um GT18?

ha ai carros com muita cavalagem e muito pouco fumo
É algo assim que pretendo, mas nada de exagero em fumo como se vê por aí.
 
se queres material , isto turbo, bicos, intercooler , embraiagem , preparas uns 1000€ para tal :D o VK anda muito caro, sao os turbos revelação que apareceram ultimamente, o GT18 ou 400 euros ja arranjas um , os bicos + 250 ou 300 , embraiagem mais um tanto , IC mais 100 ou 200 euros com tubagens.
 
Bem, disso já estou à espera que será à volta desses valores ou mais para meter a andar. :lol: E ainda falta juntar o preço da repro. :roll: Deve ser cerca de uns 1500€ tudo.

E em relação aos bicos? Qual a diferença entre os pp520 e os 522?

E todo o equipamento a nível de motor que a de 110 tem melhor que a de 90 acaba por não ser compensatório se quisermos colocar material?

Cumprimentos, e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos aos dois. :p

EDIT:

Talvez interesse a alguém este link: http://www.adoos.pt/postx/cd79c45b082662268209b54930e42cdc/turbo_audi_27_tdi_1756vk :p VK a 400€
 
Last edited:
o que o 110 tem de diferença do de 90 é os injectores , turbo, centralina, e pouco mais, visto que queres meter ja o turbo bicos e mais alguma coisa, mais vale o 90. e ja tens a caixa longa
 
esse 1756vk inda tem que ser alterado pra vacuo! os ibizas trabalham de vacuo no turbos e os audi a6 é electrico. depois tens que alterar colector tambem. amigo bicos pp502 ou pp520 muda um pouco o flow do gasoleo. mas qualquer um dos 2 chega pros 180cv que queres. agora se depois queres dar mais um pouco compra logo race 1. chega pra 2xxcv. abraço
 
o que o 110 tem de diferença do de 90 é os injectores , turbo, centralina, e pouco mais, visto que queres meter ja o turbo bicos e mais alguma coisa, mais vale o 90. e ja tens a caixa longa

A caixa longa é mais para ponta, certo? E a curta para arranque?

Race 1? Quais são esses? :confused:

Em termos de consumos, aquando da instalação desse material, assumindo uma condução mista, são muito altos?

Cumprimentos
 
com esse material, e com a caixa longa, e´ um mimo para poupar , já com a caixa curta, acabas por gastar mais :D as 2500 +/- em 5 vais a 120 +/-
 
O meu receio em obter uma de 90cv em vez de 110 é que a de 90 não seja tão fiável para puxar cv, já que vamos estar a "esticar" mais o motor. :shock:
 
o motor é igual .. só muda o que indiquei em cima, dizem que os de 90 são os melhores para mexer ;) não te preocupes com isso, o meu andava com gasóleo até dizer chega ( FUMO ) e nunca se queixou :D:D:D
 
De certeza? Os injectores e centralina da 110cv não permite mais potência, uma vez que são diferentes?

Bem, em relação ao fumo não é bem isso que procuro. :D
 
os bicos do tdi 90 só dão para 130 no maximo +/- mas visto que queres meter material, é diferente, e a centralina , reprograma se :twisted:
 
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