Diferença Entre Ibiza TDi 130 E Cupra

Nisso tens razão Krubs... Mas eu não penso assim...

Se um dia o meu Cupra chegar a valores na ordem dos do StepOnIt ou do HappyMike, se puder invisto no diferencial... e já agora em Brembo... :twisted:

E 215/40 R17??? Será que já ajuda alguma coisa??? Em rendimento não devem afectar muito...

Abraço
 
No meu ponto de vista 200cv's com boas linhas já é potência mais do que suficiente para um ibiza, seja Cupra ou não, mais do que isso é tornar o carro inguiável, carros FWD com turbos grandes, com más distribuições de peso, pneus largos só se consegue tirar partido deles em AE o que tira um bocado a pica à coisa...

Pessoalmente não acho muita piada a esses valores astronómicos que por vezes se conseguem nos Ibizas, se calhar valorizo mais uma boa preparação que priveligie outros aspectos como: set up .da suspensão, travões, pneus, jantes e claro motor, mas motor de modo a que o carro seja driveable e se possa tirar realmente partido dele em quase qq sítio e não apenas em rectas de AE's ou IC's... :wink:
 
Ibiza_Sport disse:
No meu ponto de vista 200cv's com boas linhas já é potência mais do que suficiente para um ibiza, seja Cupra ou não, mais do que isso é tornar o carro inguiável, carros FWD com turbos grandes, com más distribuições de peso, pneus largos só se consegue tirar partido deles em AE o que tira um bocado a pica à coisa...

Pessoalmente não acho muita piada a esses valores astronómicos que por vezes se conseguem nos Ibizas, se calhar valorizo mais uma boa preparação que priveligie outros aspectos como: set up .da suspensão, travões, pneus, jantes e claro motor, mas motor de modo a que o carro seja driveable e se possa tirar realmente partido dele em quase qq sítio e não apenas em rectas de AE's ou IC's... :wink:

Nao digas isso. Da-me um gosto tremendo guiar o meu carro na serra por exemplo. E tenho um carro afinado para altas.
 
Krubs disse:
Ibiza_Sport disse:
No meu ponto de vista 200cv's com boas linhas já é potência mais do que suficiente para um ibiza, seja Cupra ou não, mais do que isso é tornar o carro inguiável, carros FWD com turbos grandes, com más distribuições de peso, pneus largos só se consegue tirar partido deles em AE o que tira um bocado a pica à coisa...

Pessoalmente não acho muita piada a esses valores astronómicos que por vezes se conseguem nos Ibizas, se calhar valorizo mais uma boa preparação que priveligie outros aspectos como: set up .da suspensão, travões, pneus, jantes e claro motor, mas motor de modo a que o carro seja driveable e se possa tirar realmente partido dele em quase qq sítio e não apenas em rectas de AE's ou IC's... :wink:

Nao digas isso. Da-me um gosto tremendo guiar o meu carro na serra por exemplo. E tenho um carro afinado para altas.

Não és o certamente o exemplo perfeito de quem só pensa em cv's... :wink:

Pelo que tenho lido o teu tb é dos que já passou a a barreira dos 200hp , no entanto é notória a tua preocupação com outros aspectos que não só os cv's.

O facto de teres o carro afinado para altas, apesar de parecer contraditório, não será alheio ao facto de tb gostares de fazer estradas com curvas, só assim consegues tornear minimamente o facto de teres um carro imenso binário cavalos a puxar só ás duas rodas da frente, que muita dificuldade tem em pôr tudo no chão... Dessa forma o verdadeiro potencial só revela mais tarde evitando diversos inconvenientes, desgaste de material e muita borracha e "tempo" perdido.

Assim sendo penso que estamos de acordo numa coisa, exceptuando em longas rectas de AE's (ou para recuperações ) tudo o que seja acima de 200cv's num ibiza é potência que mais do que performance, trás dificuldades acrescidas á condução em estradas + sinuosas!

:wink:
 
Para mim cv´s sao numeros que nos permitem ter pontos de referência, nada mais. Antes de mexer em mecanica o meu carro levou uns coil-overs KW V2, barras e outras mariquices.

Até nao tem muito binário, anda a volta dos 440Nm. Tenho é o binario máximo as 3800. Ao contrário no normal que ronda as 2000Rpms.

Mas isso de ser acima dos 200cvs tem muitos "se´s".
Tudo depende da maneira que tao distribuidos. Sempre tive preferencia por coisas lineares, dai ter o meu carro sem coice e com uma aceleração constante, ao invés do tao "gostoso" e adorado por tanta gente coice às 2000 dum tdi. O que numa saida de curva é um factor que o faz ficar a esgravatar o chao..

Com uma distribuiçao linear, e em altas, consegues perfeitamente ter um carro acima dos 200cvs e aproveita-los. Mas não é facil faze-lo, nem é do gosto comum, ter um carro morto abaixo das 2500Rpms. :wink:
 
Krubs disse:
Para mim cv´s sao numeros que nos permitem ter pontos de referência, nada mais. Antes de mexer em mecanica o meu carro levou uns coil-overs KW V2, barras e outras mariquices.

Até nao tem muito binário, anda a volta dos 440Nm. Tenho é o binario máximo as 3800. Ao contrário no normal que ronda as 2000Rpms.

Mas isso de ser acima dos 200cvs tem muitos "se´s".
Tudo depende da maneira que tao distribuidos. Sempre tive preferencia por coisas lineares, dai ter o meu carro sem coice e com uma aceleração constante, ao invés do tao "gostoso" e adorado por tanta gente coice às 2000 dum tdi. O que numa saida de curva é um factor que o faz ficar a esgravatar o chao..

Com uma distribuiçao linear, e em altas, consegues perfeitamente ter um carro acima dos 200cvs e aproveita-los. Mas não é facil faze-lo, nem é do gosto comum, ter um carro morto abaixo das 2500Rpms. :wink:

Assino por baixo! :wink:
Consideras viável que se consiga ter um tdi 130 mais linear, mais forte em altas de modo a poupar o material apenas com electrónica, tipo, estava a pensar em fazer Repro, mas não queria que o carro ficasse c muito binário e se possível atrasá-lo um pouco tipo 2500/3000, nem que pusesse de todo em risco a fiabilidade do material (nomeadamente turbos...), queria uma coisa mesmo assim soft à volta dos 160cv's apenas para ganhar mais força em altas (tornar a 6ª + útil :) ) mas sem tornar o bixo muito bruto em baixas?

Pelo que tenho visto não existem muitos reprogramadores a fazê-lo...
 
Força em altas com o turbo de origem (KKK) é mesmo dificil. Nao pode haver milagres, podes fazer o pedido de pressao mas o turbo ja chega a um ponto que nao responde.
 
Pois, o problema é mesmo esse, e tb por isso ainda não fiz Repro, porque apesar de ficar mais forte e performante um 130 só com Repro normalmente só evidencia o que vem de origem, isto é, um grande Kick e umas altas sofríveis para um carro daquela potência.

O desafio está lançado aos reprogramadores nacionais! :wink:
 
Ibiza_Sport disse:
Pois, o problema é mesmo esse, e tb por isso ainda não fiz Repro, porque apesar de ficar mais forte e performante um 130 só com Repro normalmente só evidencia o que vem de origem, isto é, um grande Kick e umas altas sofríveis para um carro daquela potência.

O desafio está lançado aos reprogramadores nacionais! :wink:

Ora ai esta alguem que pensa +/- como eu.
Eu baixas tb não tenho necessidade pk pura e simplesmente não faço arranques.. gostava sobretudo de ter um carro agradavel de conduzir e com alguma ponta. Também não tenho necessidade de ter 200cv ou mais.
Eu estava a evitar ao maximo investir em hardware.. mas tou a ver que para ter algo em condicoes e com fiabilidade... terei de me render às evidencias... :roll:

Haja €€€ para as mods :wink:
 
eu axo k pa cima de 200 cvs num ibiza e exagero;

mas cada um faz o ker, o meu cupra ta stock

1º e brakes da Ap e coils e so depois penso em repro! se pensar!

po dia a dia chegam os 160, pra mim!
 
As diferenças do cupra pro pd 130 sao algumas,a nivel de turbo,ic e valvulas e mais umas coisitas!
De origem uma caixa longa nao tem hipotese nenhuma com uma caixa curta.Nao é preciso xegarmos ao cupra basta um fr com um sport caixa longa os dois de origem,e o Fr consegue ser ligeiramente mais rapido e entao em recuperaçoes nem se fala,por exemplo o sport dá a velocidade maxima em 5a e o Fr em 6a!Em termos evolutivos de um sport 130cv com caixa longa pra um cupra tdi,isso tem mto a ver com dinheiro investido,mas os dois com 200 cv o sport só tem mais ponta,pk em recuperaçoes arranques e em andamento o cupra bate em tudo!Ponta nao é tudo,e eu pessoalmente prefiro um caro que só de 200 mas que xegue lá bem mais rapido!E os moralistas que dizem que por ter caixa mais longa é mais fiável,acordem pk se querem os carros fiaveis nao lhe mexem,até pk eles já de origem se "desmanxam" todos :wink:
 
FRtdi disse:
!E os moralistas que dizem que por ter caixa mais longa é mais fiável,acordem pk se querem os carros fiaveis nao lhe mexem,até pk eles já de origem se "desmanxam" todos :wink:

Moralistas, ou realistas?

Há uma grande diferença em fazeres um viagem de 800kms por exemplo, ás 2200rpms a viagem toda em 6ª ou fazeres a viagem todas a 3000Rpms.
Nao sei se tens conhecimentos de mecanica, mas um factor importante na durabilidade dum motor é sem duvida as temperaturas e o desgaste a que ele é submetido.
E vais-me dizer q n faz diferença 100.000kms feitos a rotaçoes a rondaar as 2000Rpms, e outros feitos a rondar as 3000 e poucas?
Nao precisas de dizer, pois eu proprio digo-te. Faz e muita.
Só as temperaturas de oleo que se atinge com um motor a diferentes rotações chega para explicar tudo.
 
Krubs disse:
FRtdi disse:
!E os moralistas que dizem que por ter caixa mais longa é mais fiável,acordem pk se querem os carros fiaveis nao lhe mexem,até pk eles já de origem se "desmanxam" todos :wink:

Moralistas, ou realistas?

Há uma grande diferença em fazeres um viagem de 800kms por exemplo, ás 2200rpms a viagem toda em 6ª ou fazeres a viagem todas a 3000Rpms.
Nao sei se tens conhecimentos de mecanica, mas um factor importante na durabilidade dum motor é sem duvida as temperaturas e o desgaste a que ele é submetido.
E vais-me dizer q n faz diferença 100.000kms feitos a rotaçoes a rondaar as 2000Rpms, e outros feitos a rondar as 3000 e poucas?
Nao precisas de dizer, pois eu proprio digo-te. Faz e muita.
Só as temperaturas de oleo que se atinge com um motor a diferentes rotações chega para explicar tudo.

por acaso tenho alguns conhecimentos de mecanica :wink: Queres fiabilidade compras um mercedes 190d e aquilo faz-te um milhao de km sem problemas :wink:
A diferença de velocidades de caixa do meu Fr stock pro teu stock nao sao diferenças tao grandes de rpms
dou-te um exemplo de um pd130 caixa longa com repro faz em 6a as 3000rpm 180 e o meu em stock em 6a as 3000rmpm faz 160km
E que como tens conhecimentos de mecanica deves saber entao que as mudanças todas nao tem a mesma relaçao!E tb deves saber que existem alguns carros com as tres primeiras relaçoes curtas e as outras mais longas!
Eu como fiabilidade mudo o oleo do meu as 15000 e tu mudas aos qtos?Fazes 15000 com o mesmo oleo?Ai tens um exemplo,queres fibilidade deixas stock :wink:
Se falares-me de stock pra stock,isso nao é tao relativo como disseste,até pk como deves saber cada carro é um carro e um carro nao tem um tipo de vida util defenido,visto que depende tudo do tipo de conduçao que se tem e mtos factores,por isso nao entremos por ai pk tem mto pano para mangas,pk isso é a teoria,mas ambos sabemos que a practica é outra n concordas?
abraço :wink:
Ps:nao estou a discutir ctg mas sim a debater ctg,com o intuito de expressarmos opinioes :D
 
Eu acho q isto tem tudo a ver para o q se quer o carro...inicialmente o sport tinha a cx longa, q n meu ver estando stock era mto mal aproveitada, mais tarde no mesmo sport e FR a cx ficou mais curta e digo eu mais adequada ao carro, por fim surgiu o cupra c a cx ainda mais curta...e pk?N meu humilde ponto d vista(creio q o d seat tbm) o Seat ibiza é um utilitario, logo tem q pensar em agilidade e rapidez, pois é o n fundo um pequeno desportivo e creio q qnd o conceberam n estavam a pensar em velocidades proximas dos 260...Para essas velocidades ha carros maiorzinhos... 8)
 
FRtdi disse:
por acaso tenho alguns conhecimentos de mecanica :wink: Queres fiabilidade compras um mercedes 190d e aquilo faz-te um milhao de km sem problemas :wink:
A diferença de velocidades de caixa do meu Fr stock pro teu stock nao sao diferenças tao grandes de rpms
dou-te um exemplo de um pd130 caixa longa com repro faz em 6a as 3000rpm 180 e o meu em stock em 6a as 3000rmpm faz 160km
E que como tens conhecimentos de mecanica deves saber entao que as mudanças todas nao tem a mesma relaçao!E tb deves saber que existem alguns carros com as tres primeiras relaçoes curtas e as outras mais longas!
Eu como fiabilidade mudo o oleo do meu as 15000 e tu mudas aos qtos?Fazes 15000 com o mesmo oleo?Ai tens um exemplo,queres fibilidade deixas stock :wink:
Se falares-me de stock pra stock,isso nao é tao relativo como disseste,até pk como deves saber cada carro é um carro e um carro nao tem um tipo de vida util defenido,visto que depende tudo do tipo de conduçao que se tem e mtos factores,por isso nao entremos por ai pk tem mto pano para mangas,pk isso é a teoria,mas ambos sabemos que a practica é outra n concordas?
abraço :wink:
Ps:nao estou a discutir ctg mas sim a debater ctg,com o intuito de expressarmos opinioes :D

vamos por partes entao.. se quero fiabilidade compro um 190d, isso nao é argumento nenhum. Se quero mais fiabilidade entao ando a pé..
Estamos a falar de fiabilidade do carro que temos, nao do que os outros podem ter.

Segundo..Nao sao grandes diferenças de rpms? Acabaste de afirmar q ambos as 3000Rpms, vao a 20km/h de diferença. Achas essa diferença pequena?
hummm..

Eu mudo de 7500 em 7500kms, e as vezes de 5000kms em 5000kms. Devias repensar essa muda aos 15000kms, é mt km para 4l e pouco de oleo. Ao fim dos 9000kms o oleo começa a perder as suas qualidades de lubrificaçao.

Cada carro é um caso, mas podemos enquadrar cada modelo de carro nos factores a que ele é submetido e dai tirar certos padroes de durabilidade. E nao ha margem pa duvida que um mesmo motor sujeito a uma vida de baixas rpms dura muito mais do que um sujeito a altas rpms.
Nao vejo a dúvida disto.

PS:
FRtdi disse:
!dou-te um exemplo de um pd130 caixa longa com repro faz em 6a as 3000rpm 180 e o meu em stock em 6a as 3000rmpm faz 160km

Com ou sem repro, a velocidade ás 3000Rpms é sempre os 180km/h num de caixa longa.
 
Eu como fiabilidade mudo o oleo do meu as 15000

isso é fiabilidade??? ....

20 km/h na mesma relação e mesma rotação é pouco????

o que é para ti muito???

Qualquer motor, QUALQUER se for submetido a altas rotações, tem muito maior desgaste, isso é mais k óbvio...não tou a ver qual a complicação...

o que é para ti altas rotações????

um abraço
 
Krubs disse:
FRtdi disse:
!dou-te um exemplo de um pd130 caixa longa com repro faz em 6a as 3000rpm 180 e o meu em stock em 6a as 3000rmpm faz 160km

Com ou sem repro, a velocidade ás 3000Rpms é sempre os 180km/h num de caixa longa.

Isso é porque o teu chipador não mexe no mapa da Relação de Caixa! Ahh pois é.... montadores de potência farçolas! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Back
Top