Boas pessoal, soube hoje através de um chefe de centro de IPO da controlauto que existem umas divergências entre a lei portuguesa e/ou regulamentos ECE e as novas homologações dos fabricantes, foi-me dito o seguinte:
DRL: Segundo a directiva da ECE, quando se ligam os mínimos , os DRL deviam apagar automaticamente, isso não acontece em praticamente todos os fabricantes, logo ele tem que os passar a todos.
Cornering: Nem sequer previsto pela lei portuguesa a função especifica, mas teoricamente dá multa por farol de nevoeiro ligado fora das condições para tal. :rir:
Xenon: Carros anteriores a 2007, que tenham xenon OEM mas com regulação manual apenas, ou sem lava-faróis mas com qualquer tipo de regulação seja automática ou não, ele tem que os passar obrigatoriamente. Isto porque ele recebeu lá uma carrinha Volvo de 1997 e o dono levou uma declaração em como a regulação era manual e os lava-faróis eram por escova, a Volvo esclareceu logo que não tinha que alterar nenhumas homologações só pelo facto de Portugal impor tal coisa. Ele agora diz que pelo menos no centro dele tem que passar todos os carros que tenham xenon OEM anteriores a 2007, quer tenham regulação automática ou não, ou inexistência de lava-faróis, em caso de dúvida ele pede declarações do fabricante.
Ter em atenção que isto são informações passadas verbalmente, não são fidedignas, portanto o que me foi informado pode não corresponder totalmente ao que está escrito, isto é mais para terem ideia do que vai na cabeça dos inspectores.
DRL: Segundo a directiva da ECE, quando se ligam os mínimos , os DRL deviam apagar automaticamente, isso não acontece em praticamente todos os fabricantes, logo ele tem que os passar a todos.
Cornering: Nem sequer previsto pela lei portuguesa a função especifica, mas teoricamente dá multa por farol de nevoeiro ligado fora das condições para tal. :rir:
Xenon: Carros anteriores a 2007, que tenham xenon OEM mas com regulação manual apenas, ou sem lava-faróis mas com qualquer tipo de regulação seja automática ou não, ele tem que os passar obrigatoriamente. Isto porque ele recebeu lá uma carrinha Volvo de 1997 e o dono levou uma declaração em como a regulação era manual e os lava-faróis eram por escova, a Volvo esclareceu logo que não tinha que alterar nenhumas homologações só pelo facto de Portugal impor tal coisa. Ele agora diz que pelo menos no centro dele tem que passar todos os carros que tenham xenon OEM anteriores a 2007, quer tenham regulação automática ou não, ou inexistência de lava-faróis, em caso de dúvida ele pede declarações do fabricante.
Ter em atenção que isto são informações passadas verbalmente, não são fidedignas, portanto o que me foi informado pode não corresponder totalmente ao que está escrito, isto é mais para terem ideia do que vai na cabeça dos inspectores.