comercial OFF; 5 lugares ON

Boas pessoal, sou novo por cá, e estive a ver o forum e encontrei este topico interessante. Uma curiosidade, como fica o imposto de selo anual? tudo aumenta neste pais, fica com o imposto anterior a 2007 (caso o carro seja anterior a 07) ou sobe para o novo "regime"?
Eu tenho um 6l pd130 de 2003, e se eu fizesse a legalização qual seria aprox. o imposto a pagar na alfandega? (tou confuso com as contas que prai fizeram)

agradecia uma ajuda, abraço po pessoal


Ficas com o mesmo imposto de selo, pois somente vais legalizar o carro de 2 para 5 lugares, nao vais fazer uma nova data de matricula.
 
ahhh ok, obrigado, tambem pensei nisso, que só seria diferente se fosse matriculado... mas isto em portugal nunca se sabe, é sempre a somar pos cofres do estado
 
De facto o valor tem a ver com os impostos e não com despachante. No despachante apenas podem ficar mais barato os honorarios.
.
Segue abaixo como é calculado


Para cálculo das imposições devidas é necessário saber os seguintes elementos:

Cilindrada exacta do veículo;
Data da 1.ª matrícula;
Emissões de dióxido de carbono (CO2 – ciclo combinado) constante do certificado de conformidade;
Nível de emissão de partículas (veículo a gasóleo), constantes do certificado de conformidade ou, na sua inexistência, nas homologações técnicas.

Cálculo das imposições devidas na transformação:

A fim de calcular o montante de ISV devido pela transformação do veículo poderá utilizar o simulador do ISV.

Efectue uma simulação indicando o país de proveniência (EM); tipo de veículo – automóvel ligeiro de passageiros/misto; data da primeira matrícula; cilindrada exacta; tipo de combustível; emissões de CO2; partículas (veículos a gasóleo).

Calculado o imposto, ao montante de ISV apurado, retira-se o imposto eventualmente pago pelo veículo, aquando da atribuição da 1.ª matrícula. (Vide tabelas de imposto “veículos comerciais”).

Caso desconheça o montante de imposto que o veículo terá pago na data da 1.ª matrícula deverá socorrer-se das tabelas de imposto acima mencionadas.

A fim de determinar o Imposto pago aquando da atribuição da 1.ª matrícula multiplique a cilindrada exacta do veículo pela taxa aplicável, menos a parcela a abater.

IA/ISV = C.C x Taxa – Parcela a Abater.

Exemplo:
Ibiza FR Setembro 2007
Taxa = 1896 centimetros cub * 9.06 Eur por cm/cb = 17177.76 Eur
IA/ISV= 17177.76 - 9010.66 = 8167.1 Eur menos a taxa de 50 % mencionada na tabela acima (Vide tabelas de imposto “veículos comerciais) é igual a 4083.55.
Como este carro em 2012 teria de pagar 4059.79 Eur, fica isento.
Para calcular este valor de "agora" só é possivel no seguinte link:

https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp?body=/ia/simuladorISV2012.jsp

Introduzem as seguintes opções
Estado Membro
Automovel ligeiro de passageiros (que é o que ele se vai tornar)
Data da matricula selecionam usado e introduzem a data
CM + CO2 + Combustivel
Na data de liquidação só aceita até 31/12/202, mas dá para ter uma ideia.
Ainda não está disponivel para 2013

Nota: Tratando-se de veículo “comercial”, abrangido pelas tabelas de imposto vigentes a partir do 2.º semestre de 2007 até 31.12.2011, ao resultado de ISV apurado, mediante a aplicação da fórmula acima mencionada, é aplicável a respectiva taxa intermédia constante das tabelas de imposto facultadas.
Relativamente às questões técnicas relacionadas com a transformação do veículo contacte o IMTT – www.imtt.pt.

A fim de proceder à regularização fiscal do veículo deve dirigir-se à alfândega, no prazo máximo de 20 dias úteis após a transformação do veículo, a fim de processar uma Declaração Complementar de Veículo (DCV – Mod. 22.1102).

Legislação aplicável: CISV
Nota Importante: O teor da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, bem como, a confirmação dos valores apurados junto da alfândega, entidade com competência para proceder ao cálculo das imposições devidas.
 
Last edited:
Boas pessoal,

Quanto custa na alfadega para legalizar uma ibiza 6l fr para 5 lugares do ano 2006 ? Alguem sabe??
 
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda:s

Ando a tratar de legalizar o meu manco (1.4Tdi 75cv), para começar mandei mail para a SEAT para obter o COC, disseram para me dirigir à Seat mais próxima, assim o fiz, hoje recebi uma chamada da senhora da seat a dizer que já estavam lá as declarações, uma a dizer que o carro não tem COC e outra com o CO2.

Fui buscar as declarações, vi o valor de 139g mas nem liguei, cheguei a casa e tive a ver se estava tudo direitinho porque achava o valor alto, reparei que na declaração de CO2 o numero de quadro estava mal, ora peguei e fui de novo à seat e disse que o numero de quadro estava mal, a senhora respondeu que não fazia mal porque a matricula estava certa, depois disse-lhe que também achava estranho um 1400 TDI de 75cv ter o mesmo CO2 de um 1900 de 130cv, ela tomou nota e disse que para a semana ia confirmar as declarações.

Agora as duvidas:

1.O valor de CO2 de 139g é normal para um manco? Estava a contar com um valor por volta dos 122g que foi o que já algum pessoal pagou.

2.A declaração de CO2 que me deram é a tal que não serve na alfandega certo?

3.Sendo assim tenho que ir a IPO B, tenho que levar algum documento ou é só chegar lá e dizer que quero medir o CO2?
 
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda:s

Ando a tratar de legalizar o meu manco (1.4Tdi 75cv), para começar mandei mail para a SEAT para obter o COC, disseram para me dirigir à Seat mais próxima, assim o fiz, hoje recebi uma chamada da senhora da seat a dizer que já estavam lá as declarações, uma a dizer que o carro não tem COC e outra com o CO2.

Fui buscar as declarações, vi o valor de 139g mas nem liguei, cheguei a casa e tive a ver se estava tudo direitinho porque achava o valor alto, reparei que na declaração de CO2 o numero de quadro estava mal, ora peguei e fui de novo à seat e disse que o numero de quadro estava mal, a senhora respondeu que não fazia mal porque a matricula estava certa, depois disse-lhe que também achava estranho um 1400 TDI de 75cv ter o mesmo CO2 de um 1900 de 130cv, ela tomou nota e disse que para a semana ia confirmar as declarações.

Agora as duvidas:

1.O valor de CO2 de 139g é normal para um manco? Estava a contar com um valor por volta dos 122g que foi o que já algum pessoal pagou.

2.A declaração de CO2 que me deram é a tal que não serve na alfandega certo?

3.Sendo assim tenho que ir a IPO B, tenho que levar algum documento ou é só chegar lá e dizer que quero medir o CO2?

Bem Malheiro, tu como deves tratar da transformação na alfandega de viana vou te ajudar pois já lá também transformei o meu...

1- O co2 ser 139g/km é estranho, pois esse valor foi o que veio no meu e é um 1.9tdi fr.

2- A declaração de co2 não te vai valer de nada na alfandega amigo, só serve o COC caso tenha, caso não tenha precisas dessa declaração a dizer que não tem o COC.

3- Como tu não tens o COC tens que ir fazer ipo b para medir gases, e o que te acusar na ipo b é o que vais pagar, por isso faz com que te acuse pouco co2, pois cada grama a mais é cerca de 80€ mais (pelo menos no meu caso foi assim) e é só levar o livrete e folha de inspecção anterior e pedir ipo b para medição de gases, em ponte de lima não sei se têm esse tipo de ipo b mas nos arcos tem que foi onde eu fiz ;)
 
Last edited:
Eu com este novo site não percebo nada.

Afinal qual é o valor que pago alfandega?O meu carro é de 01/2003 e é um 6L sport 130CV.

4000€? :s
 
Bem Malheiro, tu como deves tratar da transformação na alfandega de viana vou te ajudar pois já lá também transformei o meu...

1- O co2 ser 139g/km é estranho, pois esse valor foi o que veio no meu e é um 1.9tdi fr.

2- A declaração de co2 não te vai valer de nada na alfandega amigo, só serve o COC caso tenha, caso não tenha precisas dessa declaração a dizer que não tem o COC.

3- Como tu não tens o COC tens que ir fazer ipo b para medir gases, e o que te acusar na ipo b é o que vais pagar, por isso faz com que te acuse pouco co2, pois cada grama a mais é cerca de 80€ mais (pelo menos no meu caso foi assim) e é só levar o livrete e folha de inspecção anterior e pedir ipo b para medição de gases, em ponte de lima não sei se têm esse tipo de ipo b mas nos arcos tem que foi onde eu fiz ;)

Obrigado André, estou a tratar em Viana e em principio a IPO B também vou fazer cá.
Sendo assim vou tratar de fazer a IPO B para avançar com isto.

Outro dia fui à alfandega e perguntei que papeis tinha que apresentar lá e deram-me uma lista com bastantes papeis, alguns nem sei o que são, no teu caso o que tiveste de apresentar?

Sem duvidas esse co2 é muito elevado para um manco...

Eu também desconfiei mas se a declaração não serve para nada já não estou preocupado.

Eu com este novo site não percebo nada.

Afinal qual é o valor que pago alfandega?O meu carro é de 01/2003 e é um 6L sport 130CV.

4000€? :s

A esse valor tens que tirar o imposto que foi pago quando o carro foi comprado;)
 
Obrigado André, estou a tratar em Viana e em principio a IPO B também vou fazer cá.
Sendo assim vou tratar de fazer a IPO B para avançar com isto.

Outro dia fui à alfandega e perguntei que papeis tinha que apresentar lá e deram-me uma lista com bastantes papeis, alguns nem sei o que são, no teu caso o que tiveste de apresentar?



Eu também desconfiei mas se a declaração não serve para nada já não estou preocupado.



A esse valor tens que tirar o imposto que foi pago quando o carro foi comprado;)

Que é o que esta naquela tabela os 3388€? Eu já tinha feito as contas assim,mas não tinha a certeza,

Portanto pago 620€ a alfandega é isso certo? isto com 139g/km se for 136 fica por 435€.

Fica a volta de 1000€ a brincadeira.
 
Last edited:
Que é o que esta naquela tabela os 3388€? Eu já tinha feito as contas assim,mas não tinha a certeza,

Portanto pago 620€ a alfandega é isso certo? isto com 139g/km se for 136 fica por 435€.

Fica a volta de 1000€ a brincadeira.

Isso já não sei, eu tenho um documento de quando o carro foi comprado e lá diz quanto pagou de imposto.

Mas deve andar por aí.
 
Obrigado André, estou a tratar em Viana e em principio a IPO B também vou fazer cá.
Sendo assim vou tratar de fazer a IPO B para avançar com isto.

Outro dia fui à alfandega e perguntei que papeis tinha que apresentar lá e deram-me uma lista com bastantes papeis, alguns nem sei o que são, no teu caso o que tiveste de apresentar?

Assim por alto lembro-me que fiz uma declaração da montagem dos bancos, cópias dos documentos do carro, e tens que comprar lá uns impressos quaisquer para preencher, mas isso fazes lá na hora ;)
 
Que é o que esta naquela tabela os 3388€? Eu já tinha feito as contas assim,mas não tinha a certeza,

Portanto pago 620€ a alfandega é isso certo? isto com 139g/km se for 136 fica por 435€.

Fica a volta de 1000€ a brincadeira.

O meu é 2004 e só de alfândega paguei 861€ com CO=136g/km.
Sendo o teu de 2003, vais pagar mais porque em novo pagou menos impostos!
 
Entao mas segundo as contas que estavam ai em cima não.

Já não entendo nada :s

Mas que contas?

As contas são:
Valor de imposto com 136g/km de CO2: 3823,52€ (valor de 2012, mas penso que as tabelas não foram mexidas)
Valor pago em 2003: 3058.01€

Diferença: 3823,52 - 3058,01 = 765,51€
IVA: 23 % de 765,51€ = 176,07€

Total a pagar na alfândega: 941,58€

Agora falta: o resto da papelada, bancos e cintos.

Nada mais simples!!
 
Boas pessoal... Lancei-me agora para transformar o meu 6L 130, e primeiro passo, perguntar á alfandega o que era necessario lá...
ora, aqui vai!
-DCV (documento a adquirir na Alfândega)
-Certificado de conformidade
-Fatura da transformação ou fatura do material necessario para a transformação
-Livrete da viatura
-Bi e NIF do proprietário

tambem vos pediram estas faturas? fiquei um pouco atrapalhado, tão e quem tem os bancos e os cintos? e monta os bancos em casa? não é dificil apertar 5 parafusos!
 
Complicam tanto... A alfandega eles nao percebem nada do assunto. Já esta aqui mais q explicado os passos a ter!!

Quem tem bancos, seja eles iguais aos q o carro tras d origem ou outros (desde q do modelo em questão), vai à SEAT e paga cerca de 227€ (montagem + papelada da SEAT a dizer o numero da homologaçao, e que o carro pode levar 5 lugares), podem nao querer q eles montem, mas pagam à mesma a suposta mao de obra, pois so assim é q eles passam o papel a dizer q foi montado em conformidade.

Com esses papeis ir à alfandega e comprar 2 modelos ditos por eles, o DCV e o DCA, e largar o valor maior (o tal calculo do que ja foi pago aquando o carro novo e a diferença)

Depois de ter a papelada da alfandega, ir ao IMTT e proceder à alteraçao do livrete, 165e

e está feito!
 
Back
Top