Coilovers - Seat Ibiza 6F (2020)

Olha que mesmo passando na inspecção se for algo que dê nas vistas a GNR arregala logo os olhos.

O meu era muito rebaixado, estava demais e mal feito. Tinham cortado as molas.
Ta baixo, mas uma porcaria.
Enquanto na meti os novos na tiraram os olhos do carro.
Meti um conjunto molas da Sash e amortecedores foi 4 Monroe.
Nada de especial, mas ficou bastante bem, estável, com a dureza idêntica à original e não fica de rastos pra bater na mínima coisa na estrada como estava.
Não devem ser coils, mas são bastante bons.

https://ibb.co/WcnHT6g

https://ibb.co/5jf8PP9

https://ibb.co/92rd2BS
 
Last edited:
Olha que mesmo passando na inspecção se for algo que dê nas vistas a GNR arregala logo os olhos.

O meu era muito rebaixado, estava demais e mal feito. Tinham cortado as molas.
Ta baixo, mas uma porcaria.
Enquanto na meti os novos na tiraram os olhos do carro.
Meti um conjunto molas da Sash e amortecedores foi 4 Monroe.
Nada de especial, mas ficou bastante bem, estável, com a dureza idêntica à original e não fica de rastos pra bater na mínima coisa na estrada como estava.
Não devem ser coils, mas são bastante bons.

https://ibb.co/WcnHT6g

https://ibb.co/5jf8PP9

https://ibb.co/92rd2BS

Eu quero mesmo evitar que dê nas vistas. Como já disse nesta thread, lá mais para trás, se ficar com a altura original dos FR, para mim é o ideal. Não quero mesmo mais!
E se calhar, se fosse um pouco menos que os FR também não me importava nada, porque os FR têm jante de 18". Eu só tenho jante de 17"!

Nem percebo porque raio é que os FR têm homologações diferentes dos normais! O carro deve ser estruturalmente o mesmo, só deve ter supensão diferente, travões de disco atrás e caixa de 6. Não deve ter mais nada assim de especial. Não sei porque é que gamas mais baixas não podem ter jante 18 e pneu de 40 de altura e etc!
 
Pois o meu é o 40 de origem.
Sei que na escolha das molas havia o chassi desportivo o SC, ou não.

O meu é o único Boca Negra dos Açores.
Ha um FR aqui também de 4 portas.
Mas lado a lado são um bocadinho destintos.

O meu é um bocado mais baixo.
 
Se não houve distinção entre os modelos, custavam quase todos o mesmo :)
Não tens 18 no livrete mas concerteza que deves conseguir legalizar as 18.
Envias email para a siva, questionas se é possível legalizar medida x e que passos deves tomar...

Foi assim que fiz para a minha A6 quando legalizei as medidas da RS6 (255/35R19)
 
E quanto aos coils, se o que tu queres é basicamente "um FR" então compra a suspensão de um FR molas originais e amortecedores.
 
Se não houve distinção entre os modelos, custavam quase todos o mesmo :)
Não tens 18 no livrete mas concerteza que deves conseguir legalizar as 18.
Envias email para a siva, questionas se é possível legalizar medida x e que passos deves tomar...

Foi assim que fiz para a minha A6 quando legalizei as medidas da RS6 (255/35R19)

Nahh, já gastei dinheiro nas jantes que tenho, não vou voltar a alterar nada nisso.

Quanto aos amortecedores/coilovers, se houver à venda e não fo rmais caro que os coilovers, se calar, é uma opção. E depois não incorro nos mesmos riscos que os coilovers em termos de inspecções?
 
Mete o que o Autodoc mostrar baseado na matricula do teu carro.

Fiz assim, tudo bateu certo.
Sim, mas não pode ser baseado na minha matrícula, senão não me vão dar a suspensão dos FR! E será que a suspensão original encaixa perfeito no meu? Essa é a dúvida!


Edited;
Por exemplo, se colocar o SEAT Ibiza V (KJ1) 1.0 TSI, versão 115cv, que deve ser o FR, embora lá haja outro com 110cv qe também deve ser FR, a única opção que aparece é esta:
https://www.auto-doc.pt/h-and-r/15744419

que também aparece quando eu coloco a matrícula do meu carro.
Mas este item não é coilover? Ou é kit suspensão?

Edited;
Pelo que me disseram do apoio, é kit coilover!
 
Last edited:
Acabei de falar com o suporte da Auto-Doc. Eles lá dizem-me que o kit coilover que eu mencionei em cima, que se for acompanhado do documento TUV, que é um certificado o fabricante do produto, que nas inspecções têm que o aceitar.
Claro que não vou comprar o kit só baseado nesta informação.

Mas vocês aqui têm algum tipo de experiência com este tal documento TUV do que quer que seja? Seja de suspensões seja de outra peça qualquer, quando vão às inspecções? Ou já ouviram sequer falar sobre este documento?
 
TUV é uma conversa antiga.
Portugal não reconhece directamente o TUV...
Isto dá pano para mangas. É a historia do Europa, mas Portugal é mais inteligente do que os outros Europeus...

Acho que te vejo a perder muito tempo com isso.

Material de origem, não te esqueças que o motor também pesa e a altura da suspensão é influenciada...
se fores meter a suspensão do 2.0, num motor 1.0... nao e o mesmo peso de motor...
 
Por acaso já. Mas a GNR não costuma querer saber de nada disso! Vêm sempre com a "história " do averbamento que entendem que deveria de ter no livrete, agora o Doc. Único.
Se na tou em erro esse kit serve em qualquer seat ibiza versão V a 5.

Eu tenho uma experiência de já há alguns anos em outra marca, mas muitos modelos funcionam muito parecido.

Tive uns Peugeot 306 1.8 Diesel.

E comprei a suspensão, bancos, eixo com discos traseiro..etc..de um 306 GTi batido, e o motor 1.9 Turbo com intercooler de outro 306 acidentado também.

Posso dizer que tudo serviu perfeitamente na carreiroceria do 306 base que eu já tinha.

Era o mesmo modelo e o ano de registo dos 3 carros não eram exactamente o mesmo, mas eram muito próximos.

Lembro que quando montei o eixo traseiro com travões discos, tudo tinha o seu lugar. Não houve necessidade de adaptação em nada. Assim como a suspensão e motor.

pois mantive a cx velocidades porque como vivo numa ilha a cx do 1.8D num motor 1.9TD que tinha praticamente o dobro da CV , ficou um comportamento extraordinário.

o carro ficou com um arranque de 0 aos 100 que me deixou uma recordação. Uma Taça de Drag Race no 1° Lugar.

Lembro que havia uma data de Hondas Civic's 1.6 de 16v, e vários fizeram tempos iguais ao meu 306, e outros fizeram pior tempo.

Por acaso tratei da homologação desse carro na altura. Foi feita com os documentos dos carros acidentados para o que eu tinha.

Com a colaboração do Engº dos serviços de Viação da minha ilha.

Por acaso tenho um velho vídeo no YouTube, não tem grande qualidade. O vídeo é mais antigo que a data do post no YouTube. Mas da pra ver...
 
Esse carro vendi ha muitos anos. Mas pouco tempo depois bateram com ele e não aproveitaram quase nada.

Tudo pra dizer, que provavelmente muita coisa que é de um modelo, serve na maioria das versões do mesmo modelo.
 
Last edited:
TUV é uma conversa antiga.
Portugal não reconhece directamente o TUV...
Isto dá pano para mangas. É a historia do Europa, mas Portugal é mais inteligente do que os outros Europeus...

Acho que te vejo a perder muito tempo com isso.

Material de origem, não te esqueças que o motor também pesa e a altura da suspensão é influenciada...
se fores meter a suspensão do 2.0, num motor 1.0... nao e o mesmo peso de motor...

Exactamente. Nem mais.
 
TUV é uma conversa antiga.
...

Material de origem, não te esqueças que o motor também pesa e a altura da suspensão é influenciada...
se fores meter a suspensão do 2.0, num motor 1.0... nao e o mesmo peso de motor...

Sim, percebo. Não sei o que fazer mesmo.
O tempo que estou a "perder" é precisamente para evitar dissabores!
O apoio da Auto-Doc provavelmente nem são portugueses e não conhecem a realidade cá, e por isso dizem que com o TUV, têm que aceitar!
@White Cupra já me tinhas dito que o problema com os coilovers passarem (ou não) na inspecção, é mais ou menos o mesmo que com os kits de suspensão, com a simples diferença que pode ser ligeiramente mais fácil de passar que os coilovers, certo?
Eu conheço um indivíduo aqui no centro de Inspecções mas não tenho coragem de lhe perguntar se o gajo me fecha os olhos à suspensão, caso eu lá apareça com o carro com um kit de coilovers!

E depois tenho outra questão:
Se eu chegar a com prar o kit de coilovers, é só mesmo aquilo que vem no link que postei a cima, ou terei que comprar outras coisas (acessórios) para poder aplicar o kit?
É que da Auto-Doc enviaram-me por email aquele mesmo kit, mas depois enviaram-me outra referência que eu coloquei no site e aquilo mostra uma séries de acessórios que não sei para que me enviaram aquilo!
 
Eu não sei nos Coils como é. Nos que eu meti, levou uns kits de reparação. Que inclui umas chapas tipo anilhas com borracha à volta, e uns batentes também em borracha, os suportes de apoio.

O meu filho tem um ibiza FR da mesma geração ai do White Cupra.
E tem coils.
Nunca o chatearam.

Mas sinceramente, não acho que seja em nada melhores dos que eu meti no meu há poucos dias.
 
Last edited:
O comportamento de um coilover em nada tem a ver com amortecedores/molas.
Há quem goste, há quem não goste.

Honestamente, fica um pouco mais rijo do que o original, mas regra geral é melhor comportamento que uma mola/amortecedor que faça rebaixamento. Recordo-me aqui de um utilizador do fórum a quem eu na altura vendi uma molas de rebaixamento e eu sempre lhe recomendei coils. No dia que trocou admitiu que era melhor que de origem :D
Tive no meu 6L molas cobra em 2005/2006, rebaixavam perto de 5/6 nao me recordo...eram usadas de um old user aqui do fórum... o Pepsi (salvo erro) depois troquei por umas KW v2 usadas as quais depois vendi também aqui para o fórum e coloquei as APx (variante mais tarde descontinuada para ficarem apenas as normais AP)

No 6L azul em rodapé, tenho lá para montar coilovers Eibach (que já lá estiveram montados), mas falta-me uma das peças que permite fazer a regulação do eixo traseiro porque o carro neste momento tem molas e amortecedores de origem.

No Mini R55 Clubman que ando agora, comprei o carro e já trazia coilover KW (o carro foi importado da Alemanha) Não sei se são a Variante1..se 2... mas calculo que seja a V1. O carro é rijo como tudo, mas já por si só de origem o é. Para conforto tenho a A6... mas ainda assim não tirei da ideia de lhe meter KW também... quem sabe esse futuro não está próximo?

As IPO's não sabes... de um ano para o outro muda...
Sei que provavalmente terei dores de cabeça no mini este próximo mes de novembro na IPO... logo vejo porque nao tenho suspensão de origem :D
 
Back
Top