Já tive um sport caixa curta e agora tenho um sport caixa longa. Não tem nada a ver uma com a outra. Na curta a cerca de 145km/h vamos às 3000rpm. Na longa a essa rpm vou a 185km'h. Às 4000rpm vou a cerca de 245km'h.
Para mim a longa aproveita muito melhor o motor, pois pd's a partir das 4000rpm, não respiram muito bem.
Para quem diz que o carro é muito mais rápido com a curta do que com a longa, mesmo de origem, sou obrigado a não concordar, pois basta ver as acelerações dos 0-100km'h para verificar que são praticamente iguais.
Mesmo em ponta, uma caixa curta às 4000rpm vai a 210. Daí para a frente o motor já custa a respirar.
Com a longa a 210 vai-se nas 3250 (mais coisa menos coisa), ou seja, o carro vai a aproveitar muito melhor a linha de binário.
Como consequência há todo o desgaste adjacente a isto: mais rpm's menos km's dura o motor, caixa, transmissões.......
Até aqui estive a falar em carros de origem.
Claro que para quem quer investir em material, todo o cenário muda em função dos €, pois não custa muito por um caixa curta a fazer 5300 rpm's em 6ª com relativa facilidade.
Para mim, em resumo, a caixa longa é mais equilibrada. Se a rotação for baixa, mete-se uma ou duas abaixo.
Além do mais, com ic cupra e VB já se tira bom rendimento de uma caixa longa.