Aquecimento do motor!!!!

Ola a todos!!!

Eu tenho um seat Ibiza 1.9 de 130cv 2002, com reprogramação, e tem 120000 Km!!!!
A coisa de 6 meses o carro teve um aquecimento, devido a ventoinha grande, ter avariado, o que provocou a junta da cabeça queimada!!!
levei o carro ao mecânico, para mudar a junta, e o carro aparentemente ficou bom, pelo menos já não aquecia!!
Mas passados uns dias, reparei q estava a pingar óleo, do motor!
Foi ao mecânico, para ele me explicar o porque de estar a pingar óleo do motor, ele limitou-se a dizer que devia de ser da tampa do motor,
que nao tinha posto silicone, para vedar bem... Entretanto deixei la o carro, para se por a tal, silicone!!
Mas o problema continuou o mesmo, mais uma vez foi ao encontro dele, a queixar de perda de óleo, ele então confessou q tinha posto uma junta,
da marca branca, e por isso talvez nao seja 100% compatível com o motor, o que talvez seja causa, de pingar oleo, mas para nao preocupar, que iria mudar...!!!
Mas nessa altura, necessitava do carro, e nao me dava jeito de o deixar la, para mudar a junta!!!
Logo pouco tempo depois, umas 3 semanas, fiz um pouco de estrada, em que estiquei um pouco o carro, e ele teve outro aquecimento,
que ate acendeu a luz vermelha, coisa que nunca tinha acontecido antes, abrandei logo e deixei me ir em ponto morto,
para o ar arrefecer o motor com a deslocação do ar, ate que pouco depois parei o carro!!
Deixei a temperatura descer aos 90º, e reparei que as ventoinhas não estevão a funcionar, depois pôs água, com o carro desligado!!
Entretanto mais uma vez foi mecânico, ele disse me que o aquecimento, deve ter sido do termóstato, que nao funcionou, o que limitou a
a circulação, da agua no motor!!!
Entretanto, foi mudado o termóstato e a tampa do reservatório da água, e o carro continuou aquecer!!
O mecânico teve a testar o carro ao relanti, durante umas 3h e nao aquecia, nem amentava a compressão!Ao contrario de, em andamento a puxar por ele!!!
Então a conclusão dele, e que o bloco do motor esta estalado, por ter posto água no motor com ele quente, o que originou um xoque térmico, e estalou!!!
Nao sei o que fazer, porque para saber ao certo que é bloco..., tem que se abrir o motor, e fazer N testes, o que implica muita mão de obra, e certezas poucas...!!!

Gostaria de saber, se alguém teve ou ouvi-o uma situação parecida, que me possa dar uma opinião????

Obrigado!!!
 
Nao acredito... mal reparado e agora acabou-se com o resto. abre o motor só assim tens certezas. e não devias ter andado como carro assim o mecânico tem o argumento e te culpar pelo mau uso. luz vermelha acessa e mau sinal, quando acende e porque ja foi á vida...
 
nao se usa silicone para vedar a junta. o silicone normal derrete, pode entrar para o motor e dar cabo das valvulas ou pistons.
se o oleo sair mesmo da junta, desde que a junta seja nova (seja comprada na seat ou nao) e fique bem selada, nunca sai óleo por aí.
nesses casos não deves por a agua com o carro desligado, podes correr riscos de gripar o menino. porque a agua tem de ser posta em circulação (no caso do motor muito quente)
se o bloco estalou deve ser fácil veres.
em relação ao óleo, o melhor é lavares o bloco todo, e veres mesmo de onde sai o óleo.

a nivel de aquecimento pode ser muita coisa, se calhar até pode ser um simples fusivel queimado :S
 
nao se usa silicone para vedar a junta. o silicone normal derrete, pode entrar para o motor e dar cabo das valvulas ou pistons.
se o oleo sair mesmo da junta, desde que a junta seja nova (seja comprada na seat ou nao) e fique bem selada, nunca sai óleo por aí.
nesses casos não deves por a agua com o carro desligado, podes correr riscos de gripar o menino. porque a agua tem de ser posta em circulação (no caso do motor muito quente)
se o bloco estalou deve ser fácil veres.


em relação ao óleo, o melhor é lavares o bloco todo, e veres mesmo de onde sai o óleo.

a nivel de aquecimento pode ser muita coisa, se calhar até pode ser um simples fusivel queimado :S


A silicone nao foi para vedar a junta, mas sim tampa ou bloco da cabeça do motor, penso eu q sou pouco entendido na area!!!
Existe alguma maneira de ser ver, se o bloco esta estalado, sem abrir o motor???
E que o carro so aquece, depois de fazer alguns Km e a puxar bem por ele!!!!
Porque quando foi so a junta queimada, ele aquecia com mta facilidade...

Essa do fusível, deixou me curioso!!!!Qual seria o fusivel, q poderia fazer aquecer o motor?

Obrigado!
Cumps,
 
que quantidade de agua metes-te? se foi só o vaso de expansão não da para rachar o bloco.
não estará algo empenado? aponto mais para isso pois como verte óleo é um sinal que algo não ficou bem.

como esta a bomba de agua? aquilo tem as pás plásticas, com o escaldão não sei se aguenta.
 
Back
Top