Aproveitar a caixa!!

Pessoal, num ibiza gt tdi a que rotação se deve mudar de mudança pa aproveitar melhor a potencia do carro, ás 4000 em todas as mudanças??


Abraços
 
Pessoal, num ibiza gt tdi a que rotação se deve mudar de mudança pa aproveitar melhor a potencia do carro, ás 4000 em todas as mudanças??


Abraços


Na minha opinião, 3200/3300...

1500Rpm´s de faixa de rotação útil, e que a sentes....

Cumps
 
às 4mil é muito...

já está a perder gás aí...

se bem que a quarta se pode puxar mais um pouco, depende das situações
 
Pra condução desportiva estica todas a partir da 3ª até ao redline e faz directa, vais ver que o motor se vai desenvolver melhor ao longo do tempo, se bem que um diesel não pede rotação mas sim binário e no caso do teu é entre as 3000 e as 3500, mas eu pelo menos no meu sinto que não perde até às 4800, então vou sempre até ao fundo. O facto de eu o ter "esticado" já o leva a esgotar às 5100 quando antes, esgotava às 4200.
 
Pra condução desportiva estica todas a partir da 3ª até ao redline e faz directa, vais ver que o motor se vai desenvolver melhor ao longo do tempo, se bem que um diesel não pede rotação mas sim binário e no caso do teu é entre as 3000 e as 3500, mas eu pelo menos no meu sinto que não perde até às 4800, então vou sempre até ao fundo. O facto de eu o ter "esticado" já o leva a esgotar às 5100 quando antes, esgotava às 4200.

directa como assim?
 
passagem de caixa sem tirar o pé do acelerador. Se tirares o pé do acelerador enquanto fazes a passagem, perdes tempo e pressão, isto pode ser decisivo num drag, não depende só das máquinas...claro que convem fazer isto muito perto do esgotamento, para não lixar a embraiagem.
 
Hmmm, epa, nos carros a diesel é muito mais complexo hehe
Nao fazia noção isso de nao largar o pé do acelerador!!
 
Sim, é verdade, nos gasolinas é mais fácil porque não perdem força com a rotação ao contrário dos diesel. É quando o sentes a perder que deves fazer a passagem, para não o fazeres quando já está a esgotar, pois aí já estás a perder velocidade, hás-de ver que ao fazer directas de vez em quando, daqui a uns tempos, tens o carro a ir às 4500 ou + sem perder muito...
 
entao e o que o meu esta a precisar de umas directas, nao passa das 4200 em recta so se for a descer....
entao se quer autonomia troca as 2000 e mante-lo entre as 1700 e as 2000 para manter no maior binario...
em ultrapassagens,picos ou cenas parecidas troca as 3750, e na 4ªesticar mais um pouco....
e isto ?
 
entao e o que o meu esta a precisar de umas directas, nao passa das 4200 em recta so se for a descer....
entao se quer autonomia troca as 2000 e mante-lo entre as 1700 e as 2000 para manter no maior binario...
em ultrapassagens,picos ou cenas parecidas troca as 3750, e na 4ªesticar mais um pouco....
e isto ?

é um VP110? Se for, o meu fazia o mesmo, não passava das 4200. Para dar um exemplo mais fácil de compreender, podem fazer o seguinte: Na via verde não convém passar a mais de 70, quando passarem entre 60 e 70 e querem fazer uma recuperação rápida e pisam 4ª a fundo, não desenvolve tanto como se meter uma 3ª e pisar a fundo sempre em directas até 5ª, mas convem fazer dupla na caixa para a 3ª entrar como manteiga. Façam esse teste, logo que saiam da Via verde e vão ver como o carro se vai esticando....Se calhar nos 1ºs tempos(até o motor não estar esticado) a 3ª não vai dar muito boost porque já entra a rotação relativamente alta, no meu caso, já manda bastante disparo e mantem-se constante aí até às 4800-4900 mas isso é pq está esticado. Não tenho repro,nem nunca tive, tá stock, só tenho EGR off e filtro green.

Cumps
 
é um VP110? Se for, o meu fazia o mesmo, não passava das 4200. Para dar um exemplo mais fácil de compreender, podem fazer o seguinte: Na via verde não convém passar a mais de 70, quando passarem entre 60 e 70 e querem fazer uma recuperação rápida e pisam 4ª a fundo, não desenvolve tanto como se meter uma 3ª e pisar a fundo sempre em directas até 5ª, mas convem fazer dupla na caixa para a 3ª entrar como manteiga. Façam esse teste, logo que saiam da Via verde e vão ver como o carro se vai esticando....Se calhar nos 1ºs tempos(até o motor não estar esticado) a 3ª não vai dar muito boost porque já entra a rotação relativamente alta, no meu caso, já manda bastante disparo e mantem-se constante aí até às 4800-4900 mas isso é pq está esticado. Não tenho repro,nem nunca tive, tá stock, só tenho EGR off e filtro green.

Cumps

Isso é muito fix, tenho de experimentar fazer umas directas então!!! O ideal é mudar de mudança muito rapido ou normal?? Para nao dar cabo da embraiagem!!
 
entao e o que o meu esta a precisar de umas directas, nao passa das 4200 em recta so se for a descer....
entao se quer autonomia troca as 2000 e mante-lo entre as 1700 e as 2000 para manter no maior binario...
em ultrapassagens,picos ou cenas parecidas troca as 3750, e na 4ªesticar mais um pouco....
e isto ?

nao passa em que mudança?? 5ª?
 
Isso das mudanças directas realmente é verdade, ele vai sempre a todo gás e num picanso ou drag pode fazer a diferença. Se bem que no meu eu não me aventuro a faze-lo . . . Não é um pouco arriscado isso? De certeza que a embraiagem ou a caixa vão para o caneco mais cedo . . . Digo eu :rolleyes:

E se calhamos a falhar uma mudança então :weedman:
 
dass...o amigo ballaz...sempre de pe no fundo ate a trocar...aralho...
parece um honda...:rir::rir:
agora a serio isso de mudanças sem tirar gaz hmmmm nao me parece nada nada saudavel...
falo por mim claro..
como ja foi dito e entao se nao entrar...??:rolleyes:ate corta a p***:rir::rir:
 
Back
Top