Vida útil dos amortecedores??

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EFEITOS DOS AMORTECEDORES GASTOS NA SEGURANÇA

Sabendo que em condições normais um amortecedor pode comprimir-se e distender-se entre 5000 a 7000 vezes por quilómetro, é fácil calcular que, passados 100 000 quilómetros, os nossos amortecedores tenham efectuado entre 500 e 700 milhões de ciclos.
Depois de um tal número de ciclos, os componentes mecânicos dos amortecedores, bem como o óleo, estão gastos e precisam de ser substituídos para manter o desempenho adequado da unidade. Uma consequência directa de um amortecedor gasto é a perda de aderência à estrada, o que provoca uma série de efeitos directos que colocam o veículo em risco.

Distância de travagem

• Quanto maior o desgaste dos seus amortecedores, maior será a distância de travagem do automóvel. A 45 km/h, os amortecedores gastos acrescentam 2 metros à distância de travagem.

• Em veículos equipados com sistema ABS/ESP, a distância será ainda maior. (Exemplo: num Ford Fiesta com alguma velocidade, a distância aumenta até 5,8 metros). Isto pode fazer a diferença entre uma paragem de segurança e um acidente.

Ajustamento dos faróis

Se, à noite, os amortecedores fizerem com que o seu automóvel ressalte para cima e para baixo, este efeito provoca o encandeamento dos condutores dos veículos que viajam em sentido oposto e também dificulta a sua visão.

Aderência à estrada

• A área média de contacto com a estrada é de 0,1m2 por veículo, o equivalente à superfície de quatro postais. Se o amortecedor estiver gasto, esta superfície de contacto será reduzida dramaticamente. Isto aumenta exponencialmente o risco de acidente.

• Quando o veículo é sujeito a um vento lateral, essa força fará com que o veículo se torne instável, perdendo a capacidade de manobra.

• A velocidade máxima de segurança numa curva em superfície seca num veículo com amortecedores 50% gastos será reduzida 10%. (Fonte: TÜV tests)

Aquaplaning

• Uma roda dianteira com amortecedores 50% gastos, em condução com velocidade constante sobre uma película de 6 mm de água, começará a derrapar a uma velocidade 10% inferior à de um veículo igual com amortecedores novos.

• Com amortecedores novos, o veículo entrou em aquaplaning a 125 km/h.

Tempo de reacção

• Em condições normais, os amortecedores deficientes aumentam o cansaço do condutor.

• O cansaço poderá aumentar o tempo de reacção em 26%.

Triângulo de segurança Pneus – Travões – Amortecedores

• Se um ou mais componentes gastos do triângulo estiverem gastos, os outros serão afectados negativamente.

• Se os amortecedores estiverem deficientes, os pneus não estabelecerão o contacto correcto com a estrada, ou seja, os travões serão menos eficazes e será mais difícil controlar o veículo.

• Os amortecedores são tão importantes como os travões para a sua segurança pessoal – e para a segurança de terceiros.
 
Posto isto, deixo aqui a questão, com quantos KM mudam os amortecedores dos vossos Ibizas?

O meu ainda anda com os que vieram de origem. Contam com 170 000 KM. Como sentia o carro meio saltitão e bastante desconfortavel em piso degradado, fiz recentemente um teste aos mesmos e constatei que os de trás estão a 60% e os da frente a 70% o que já é relativamente pouco. Brevemente vai levar novos.:D

Deixem o vosso feedback relavivamente a esta questão.:cool:
 
Posto isto, deixo aqui a questão, com quantos KM mudam os amortecedores dos vossos Ibizas?

O meu ainda anda com os que vieram de origem. Contam com 170 000 KM. Como sentia o carro meio saltitão e bastante desconfortavel em piso degradado, fiz recentemente um teste aos mesmos e constatei que os de trás estão a 60% e os da frente a 70% o que já é relativamente pouco. Brevemente vai levar novos.:D

Deixem o vosso feedback relavivamente a esta questão.:cool:

os teus amortecedores foram testados na ipo ou numa casa propria para isso? e que o meu com apenas 32mil km na ipo ja acusaram 75%. o que me custa a acreditar que seja verdade
ate porque tenho um 2cv que anda todo saltitao porque precisa de uma peça manhosa e passa na ipo, no entanto ta um perigo a curvar
 
testes no ipo é para esquecer. tinha os meus amortecedores "podres" e acusavam quase 100% no ipo LOL
 
testes no ipo é para esquecer. tinha os meus amortecedores "podres" e acusavam quase 100% no ipo LOL
É mesmo assim, mas eles fazem os testes ao amortecedores não fazem?
Só uma pergunta, com molas de rebaixamento os amortecedores lixados dão para notar mais, não?
 
Last edited:
testes no ipo é para esquecer. tinha os meus amortecedores "podres" e acusavam quase 100% no ipo LOL

Também já me disseram o mesmo. Quando reprovam por isso, têm de estar mesmo muito maus. Já agora quais as melhores casas para fazer um teste aos amortecedores? Eu fiz no Roady, mas também não me pareceu muito fiável..
 
É mesmo assim, mas eles fazem os testes ao amortecedores não fazem?
Só uma pergunta, com molas de rebaixamento os amortecedores lixados dão para notar mais, não?

Fazem, o problema é que o teste é feito ao conjunto: mola+amortecedor e muitas das vezes o que está a fazer o trabalho todo é a mola.
Sim, se colocares molas vais notar mais fadiga nos amortecedores, vai parecer que andas em cima de 4 "cepos" (se eles estiverem maus).

Também já me disseram o mesmo. Quando reprovam por isso, têm de estar mesmo muito maus. Já agora quais as melhores casas para fazer um teste aos amortecedores? Eu fiz no Roady, mas também não me pareceu muito fiável..

Muitas das vezes o problema de reprovar não é só do conjunto mola+amortecedor, pois não podemos ignorar que a suspensão é constituída por outros componentes, batentes, topos dos amortecedores, sinoblocos,....
A melhor maneira é sacar tudo fora e analisar o amortecedor ou então levá-los a uma casa da especialidade para fazerem teste ao amortecedor apenas.
 
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