Ventoinha não desliga - RESOLVIDO

Boa tarde amigos.
Mais uma vez tenho que recorrer à vossa ajudas, o problema é o seguinte:
A ventoinha do radiador, depois de ligar, já não desliga, a não ser que se desligue o carro, então ai passados uns minutos ela desliga.
Já mudei a valvula da temperatura do liquido de refrigeração, mas continua igual, tb limpei o radiador e nada, o que é que poderá ser.
O resto do sistema de refrigeração tb funciona bem, entenda-se, o termoestato, que é novo.
Só há mais uma coisa, o ponteiro da temperatura, oscila, ora marca, ora naão marca e ás vezes quando acelero o ponteiro desce e depois volta ao normal.
Já agora, se souberem digam-me uma coisa, existe algum rele que controle a ventoinha?
Obrigado
Abrs.
 
Last edited:
isso tanto pode ser um prob eletrico, ou tb pode ser o termoestacto que nao fecha bem, ou ta sempre aberto.

tenho um problema parecido, tambem mudei o termostacto a um tempo, e axo que nao ficou a trabalhar bem... o carro chega a temperatura normal, o ponteiro desce, depois volta a subir ate ao normal, mas pelo que vi no manual do 6k a temperatura de funcionamento normal do motor e entre o 1ro traço e o penultimo antes do vermelho, por isso tb nao tou mt preocupado




no teu caso penso que e o termoestacto que nao fecha, dai a ventuinha tar sempre ligada, mas nao sou mecanico, nao te posso diser mt mais que isto :)
 
Last edited:
Boas Nélio
Já tive uma serie de problemas em relação a temperaturas
1º-O ponteiro da temperatura oscilava.
Mudei os sensores da temperatura do motor e do liquido de refrigeração e resolvi o problema.

2º-Em andamento, o ponteiro da temperatura deixava de marcar, encostava mesmo a zero.
Depois de ter levado o carro a meia duzia de oficinas inclusive a uns me..das da marca, uma casa oficial portanto que me queriam chular 450€ e o carro ficava igual, e depois de lhe mudar o termoestato e outras coisas uma série de vezes resolvi o problema quando lhe mudei aquela tampa que tapa o termoestato, conlcusão tinha a parte de trás partida, onde o termoestato encaixa o pernozito que expande com o aumento da temperatura, e vê la tu, as voltas que eu dei para depois resolver o problema com uma peça que custa cerca de 15€ (essa tampa + termoestato).

3.º e ultimo-a ventoinha não desliga.
Solução, mudar o radiador. Se estava entupido não sei, mas à partida não devia estar porque mandei limpa-lo numa casa especializada e quando o tornei a montar o problema continuava. Até que um mecânico disse-me para mudar o radiador porque este tinha encolhido. Eu fiquei no que me pareceu mas a pensar que o fulano não batia bem da bola e que se calhar o que tinha encolhido eram os miolos do tipo.
Resumindo e para acabar o testamento, por uma questão de descargo de consciência e porque para a semana vou precisar do carro devido a ter que fazer umas viagens ao Porto e até Mira, encomendei um radiador, e qual não foi o meu espanto quando recebi o novo e comparei com o velho, à uma diferença notória em relação aos canais, ou seja, imaginem o diâmetro de uma esferografica bic e tirem-lhe uns três milimetros e meio, assim estão os canais do velho, e agora imaginem o diâmetro de uma esferografica bic e adicionem-lhe uns três milimetros e meio, é como são os canais do novo.
E voilá a ventoinha trabalha na perfeição.
Abrs.
 
optimo, ainda bem que ja ta ok :D , mas foi preciso dar granda volta xD

deve ser memo isto que tenho de faser xD ( quando o meu termoestacto partiu o carro ainda aqueceu um cadito, os sensores devem ter ficado tolos.)

1º-O ponteiro da temperatura oscilava.
Mudei os sensores da temperatura do motor e do liquido de refrigeração e resolvi o problema.
 
Back
Top