Bem pelos sintomas isso é o Corpo da Admissão (borboleta) toda entupida do carvão acumulado pela EGR.
Se quiseres podes fazer este DIY criado por mim...
1º Passo:
Antes de se começar a mexer, a primeira coisa a fazer é desligar a bateria para que se evite conflitos entre a centralina e o corpo da borboleta, depois utilizando uma chave sextavada, desaperta-se os parafusos que prendem a tampa plástica à tampa de válvulas.
2º Passo:
Retirar a a tampa plástica.
3º Passo:
Neste caso retira-se tubo da admissão directa, mas em motores que não tenham modificações a nivel de admissão terá que se desmontar a caixa de ar de origem, que também é bastante fácil e intuitivo.
4º Passo:
Utilizando novamente uma chave sextavada, desaperta-se os 4 parafusos que prendem o corpo da borboleta aos colectores de admissão.
5º Passo:
Desligar a ficha que liga ao corpo da borboleta e que serve para fazer a comunicação de tudo o está relacionado com o acelarador (acelaração, desacelaração, relanti).
Novamente, relembro que a bateria nesta fase já deve estar desligada.
6º Passo:
Depois de retirado o corpo de admissão, este é o seu aspecto. Pode parecer estar limpo visto por cima....
... mas visto por baixo o aspecto muda radicalmente. Este aspecto de sujidade que se pode ver deve-se em grande parte à já famosa válvula EGR, que é responsável pela recirculação de parte dos gases expulsados pelos colectores de escape. É uma das formas dos fabricantes automóvel reduzirem as emissões poluentes para a atmosfera.
7º Passo:
Depois de retirado o corpo da borboleta, nos colectores de admissão existe um vedante (o-ring) que se deve retirar e até se deve mudar. É uma borracha muito barata e pelo preço que custa, mais vale mudar. Neste caso retirou-se para se limpar apenas, uma vez que estava em bom estado.
8º Passo:
Apesar de não dar para limpar todo o colector de admissão, temos acesso ao inicio dos mesmos, e podemos aproveitar para limpar também essa zona. Para limpar pode-se usar petróleo ou WD-40 e um trapo ou desperdicio, e ter cuidado para que não fique nenhum bocado de tecido nos colectores
Aqui já se pode ver o estado em que ficou depois de limpo.
9º Passo:
Voltando ao corpo da borboleta, temos de realizar a mesma operação que fizemos nos colectores de admissão.
E podemos ver também que depois de limpo a diferença é enorme. Muito melhor assim, sem dúvida
10º Passo:
Agora é altura de voltar a montar tudo de volta. E para isso é fazemos tudo de novo pela ordem inversa. Começamos por colocar de novo o vedante (o-ring) nos colectores de admissão, e depois por colocar o corpo da borboleta, apertando novamente os parafusos com a chave sextavada. Se por acaso tiver a cola especial para parafusos à mão então pode utilizar nos parafusos, caso não tenha basta que se dê um bom aperto.
Depois de montando novamente o corpo da borboleta destaca-se pelo aspecto limpo.
11º Passo:
Ligar novamente a ficha ao corpo da borboleta
12º Passo:
Voltar a montar o filtro de admissão, ou a caixa de ar original.
13º Passo:
Montar a tampa plástica que cobre a tampa de válvulas, ligar a bateria e ligar o carro deixando o motor a trabalhar por 5-10 min. sozinho sem tocar no acelarador.
Depois de tudo estar feito, num intervalo máximo de 350km's pode acontecer o relanti aumentar e o carro ficar mais acelarado por uns tempos, mas não é caso de preocupação porque acaba por voltar ao normal.... infelizmente, porque muitas vezes enquanto dura esse "relanti acelarado" nota-se bem que as prestções aumentam.... e os consumos também.
Passados uns quantos kms volta tudo como estava.
Isto foi feito por mim no meu carro antigo Polo GTI que tem o mesmo motor que os ibizas 1.4 16v (o meu actual) por isso não existem diferenças nenhumas como deves saber. :wink:
Espero ter ajudado.
Cumps,