é meramente estético. um carro com discos atrás trava mais porque o diamentro do disco é maior, senão travava o mesmo que um a tambor por exemplo. ha muita malta que não sabe, mas um tambor de por exemplo 180mm trava mais que um sistema de disco de 180mm por exemplo. a unica desvantagem do tambor é que custa mais a dissipar o calor.
tem tudo a ver com o custo de produção, actualmente já começa a "compensar" os carros virem de origem com discos atrás.
sobre a travagem tenho que entrar na fisica para te conseguir explicar o porque de não compensar meter discos maiores atrás num ibiza.
tens que ter atrito senão as rodas bloqueiam, e o carro atrás tem pouco atrito, porque é leve, meteres travagem atrás mais forte só te vai bloquear as rodas mais cedo e não tiras proveito dela.
(coeficiente de atrito = µ x Força Resultante - ou seja o µ é uma constante entre 2 superficies (neste caso o pneu e o chão) e a força resultante é a força que te "anula" a força da gravidade, que é representada pelo peso do carro naquele eixo. )
quanto travas o carro afunila de frente, ou seja a força resultante é maior, se a força é maior o carro tem mais coef de atrito, logo consegue aproveitar a potencia de travagem antes da roda entrar em deslizamento (bloquear.)
atrás a traseira levanta, se a traseira levanta tens pouca força resultante, logo tens pouco atrito.
é por esse principio que travagem maior atrás é meramente estética, e que por exemplo qualquer carro que tenha pouco peso atrás foge tanto de traseira.