temperatura oleo no 6j

Daqui a nada vou tentar ver novamente o que consigo. Mas eu sei que não há grande volta a dar. É mesmo do carro que não envia por OBD mais info que as mencionadas salvo uma ou outra que me tenha esquecido. Foi uma das razoes para ter comprado o vag-com.

Em relação à temp do refrigerante do motor acabas por usar só nos primeiros tempos porque rapidamente ganhas noção do tempo que leva a aquecer e jogas com isso sem precisar de ligar o adaptador. Mas sim, para isto é 100% eficaz!
 
Estive agora a ver, pois tive que o levar e só temos estes parâmetros
yd5LR.png
 
Conforme vá havendo actualizações para a aplicação pode ser que vá dando para ler coisas que não davam. Mas também pode haver coisas que a aplicação não leia por não haver nenhum sensor no carro que transmita à Centralina, como é o caso da temperatura do óleo.

Sent from my Xperia
 
Estive agora a ver, pois tive que o levar e só temos estes parâmetros
yd5LR.png

Mas hertz, o adapatador pode ficar sempre ligado na porta ob2? tipo o mini fica sempre la enfiado, assim k keira ver temperatura do motor so ligo movel e vejo k tempeatura rola. AB:)
 
Conforme vá havendo actualizações para a aplicação pode ser que vá dando para ler coisas que não davam. Mas também pode haver coisas que a aplicação não leia por não haver nenhum sensor no carro que transmita à Centralina, como é o caso da temperatura do óleo.

Sent from my Xperia
Neste caso acho que é mesmo o contrario a centralina é que não deixa ver as coisas, mas vou ver se testo num Polo.

Mas hertz, o adapatador pode ficar sempre ligado na porta ob2? tipo o mini fica sempre la enfiado, assim k keira ver temperatura do motor so ligo movel e vejo k tempeatura rola. AB:)
Sim podes deixar sempre ligado à porta OBD, os unicos dois se nãos para mim é o poder gastar bateria devido a ter um led sempre ligado e o aparelho poder aquecer ou algo assim, a outra é o aparelho não dar para lá estar sem se remover a parte de plástico ou então recortar o bocado e eu já comprei o mimi a pensar nisso mas mesmo assim não dá porque eles meteram o plastico mesmo ao nivel da porta, nunca dá para ter lá encaixado nada.

O recortar apenas basta cortar cerca de 6cm por 2cm.
Como podes ver ai na foto, permite-te ver esses sensores todos, no nosso caso é a temperatura do refrigerante, que supostamente deverá ser semelhante à do óleo.


Como podem ver aqui na foto:
PHM9X.jpg
 
Last edited:
O ELM327 só mostra o que o carro transmite no protocolo OBD2 standard.
Há muitas outras funções e dados que só se conseguem ler através de VAGCOM.

O OBD2 é para permitir fazer diagnóstico em todos os veículos sem necessitar de equipamento exclusivo da marca.
Claro está que este protocolo apenas obriga à apresentação de valores básicos.
Por exemplo temp do óleo não pertence ao valores base porque as centralinas não usam esse valor.

Relativamente ao climatronic, os valores mostrados apenas dizem respeito ao circuito de AC nada mais do que isso. Já é assim desde 2002, quando apareceu o 6L!
 
Mas a temperatura do liquido de refrigeração supostamente será a mesma temperatura que a do óleo ou pelo menos muito semelhante, certo?
 
Mas a temperatura do liquido de refrigeração supostamente será a mesma temperatura que a do óleo ou pelo menos muito semelhante, certo?

Não!
A refrigeração de água possui um sistema de arrefecimento controlado que permite manter a temperatura do motor sempre na ordem dos 85ºC a 90ºC.
O sistema de lubrificação já não possui qualquer tipo de controlo do arrefecimento pelo que as temperaturas oscilam bastante conforme o tipo de condução.
 
Não!
A refrigeração de água possui um sistema de arrefecimento controlado que permite manter a temperatura do motor sempre na ordem dos 85ºC a 90ºC.
O sistema de lubrificação já não possui qualquer tipo de controlo do arrefecimento pelo que as temperaturas oscilam bastante conforme o tipo de condução.

Hum ok! Sendo assim, o mais fiável é ter um manómetro...
 
Amigos vim de fazer uma revisao da seat e perguntei la a 3 gaijos um por um o problema de nao ter ou nao ver a temp de oleo ...
disse que no climatonic tem um menu oculto com series de numero e cada numero tem a sua percentagem.... eles disseram que nao tem nada haver nao da para ver nada de temps de agua, oleo , turbo nada, nada !!
disse se que o carro ja vem preparado para isso e tudo a base de eletronica .... que nao sao só este modelo... daki para frente nenhum vem ... é um sensor que avisa no painel se o carro atingir os 90 ... abraco e desistei do menu ....xD
 
Amigos vim de fazer uma revisao da seat e perguntei la a 3 gaijos um por um o problema de nao ter ou nao ver a temp de oleo ...
disse que no climatonic tem um menu oculto com series de numero e cada numero tem a sua percentagem.... eles disseram que nao tem nada haver nao da para ver nada de temps de agua, oleo , turbo nada, nada !!
disse se que o carro ja vem preparado para isso e tudo a base de eletronica .... que nao sao só este modelo... daki para frente nenhum vem ... é um sensor que avisa no painel se o carro atingir os 90 ... abraco e desistei do menu ....xD

Isso já sabiamos...
Mas a temperatura do óleo acho que dá para ver no VAG-COM...
 
como ?!
mas mesmo assim nao deixa de ser uma merd....
era bom andar sempre ligado ....
e com o vag-com nao da para instalar no carro ?! (tipo no painel de bordo )
 
como ?!
mas mesmo assim nao deixa de ser uma merd....
era bom andar sempre ligado ....
e com o vag-com nao da para instalar no carro ?! (tipo no painel de bordo )

Pois mas para teres sempre acesso tinhas de andar sempre feito de portatil atras.. :lol:

Isso não porque tens de utilizar o cabo que há à venda...
 
A temperatura do óleo só dará para ver no VAG-COM se o carro tiver esse sensor. Nem todos têm!
A temperatura da água é que todos os carros têm. E não é um sensor que só detecta 90ºC... nada disso! É um sensor que mede em qualquer instante a temperatura da água. E este consegue-se ver com o VAG-COM ou com software genérico OBD2.

Para um carro stock ou não stock mas que não ande em picos e afins, não é essencial a leitura da temp do óleo.

Continuo a achar que é muito mais essencial a temp da água até porque estamos num país onde no verão as temps tendem a ser elevadas.
 
ja agora aproveito o topico para uma pergunta do climatronic do 6L
da para ver a temperatura do interior do carro? pois tanto no computador de bordo como no painel do ar, so da o valor da temperatura exterior.
a minha ideia era deixar no comp de bordo a temp exterior e no painel do ar a temp no interior do carro, e possivel fazer isso no 6L?
 
Back
Top