Temperatura motor baixa, ralanti alto

Boas, tou com um problema no carro desde que o fui buscar, tenho que ir ao mecanico...
Desde ke mudei o radiador do 6k pra 6k2 (este é maior)

Com o radidador de origem a temperatura normal de funcionamento, era practicamente no traço do meio do manometro da temperatura.

Desde que mudei o radiador isso mudou.
O ponteiro raramente passava dakela barra preta, ficava no maximo dessa barra, mas aumentando o fluxo de ar e a menor rotaçao, descia pro minimo (vejam a imagem pra perceber melhor o manometro).
Passados algumas dezenas de Km isso ja se alterou, a temperatura passado algum tempo estabiliza no fim da barra preta, chegando em casos de para arranca, no maximo ao traço de 1/4 (inda longe do 1/2 com o radiador de origem).
0001t72cmw6.jpg


Fui ao mecanico, ele meteu o termometro no deposito da "agua" e disse me pra nao ligar muito ao manometro da temperatura (desde ke ele nao passasse do risco do meio) pk a temperatura estava normal, a ventoinha disparava aos 80ºc etc...

O que acontece é ke o ralanti mesmo dps de andar um bocado fika nas 1000rpm, e nao nas 800rpm que deveria fikar.
E ja reparei que se ficar com o carro parado muito tempo, o motor começa a aquecer, o ralanti começa a descer pras 800rpm, no entanto com o aquecimento a ventoinha dispara, começa a arrefecer o motor, e o ralanti volta outra vez pras 1000rpm :confused:

Ja alguem teve este problema?
 
Last edited:
Pelos dados que indicas, aponto para o sensor de temperatura do motor. Seria claramente a minha primeira aposta. No teu radiador existe mais algum sensor à excepção do termocontacto?

Abraço
 
Pelos dados que indicas, aponto para o sensor de temperatura do motor. Seria claramente a minha primeira aposta. No teu radiador existe mais algum sensor à excepção do termocontacto?

Abraço

Pois desconheço isso.
Poderá tb ser do termostato?
E em principio a rotaçao so deve a temperatura n?

http://img186.imageshack.us/img186/4247/dsc00178ll6.jpg
Ja agora o termostato é aquela peça preta ao pé do deposito do liquido?
 
Não. Mesmo com ele colado ABERTO, atinge a temperatuda ideal de funcionamento, simplesmente demora mais tempo a faze-lo.

Qual peça preta? O termostato está dentro do motor.

Abraço
 
Muda o sensor de temperatura de água, e já agora o termostato por um que abre mais cedo... Não gastas muito e evitas que isso um dia cole de vez e derretas o motor!!!


Cumps
 
Muda o sensor de temperatura de água, e já agora o termostato por um que abre mais cedo... Não gastas muito e evitas que isso um dia cole de vez e derretas o motor!!!


Cumps


entretanto o motor arrefece mais ainda...

Pyronamik
pois entao nao fazes ideia do ke se trata?

Mas a rotaçao alta deve estar ligada a baixa temperatura? (plo menos dada plo manometro)
 
Não. Mesmo com ele colado ABERTO, atinge a temperatuda ideal de funcionamento, simplesmente demora mais tempo a faze-lo.

Qual peça preta? O termostato está dentro do motor.

Abraço


Em que te baseias para dizr que se colar aberto atinge a temp ideal na mesma? no meu carro nao passava dos 75 graus. seja no manometro , ou no vag com. e apos troca lo ja marca os 90 devidos.
 
turbomonster:
Saber, saber, não sei. Não mexi no carro :D Mas é como já tinha dito. A minha primeira aposta seria testar a resistência do sensor de temperatura. Há informação algures que te mostra qual deverá ser a resistência. Depois, caso o termostato esteja colado aberto, troca-lo. Testa-o também. Liga o carro e mete a mão no tubo de saída do radiador. Se aquecer rápidamente (5min aprox.), então deverá estar colado aberto. Epá e neste caso até poderá ser complicado diagnosticar o termostato, caso ele tenha colado semi-aberto...

Cardoso:
Quando o motor está na faixa de temperatura ideal, quantas vezes se fecha o termostato?

Abraço
 
turbomonster:
Saber, saber, não sei. Não mexi no carro :D Mas é como já tinha dito. A minha primeira aposta seria testar a resistência do sensor de temperatura. Há informação algures que te mostra qual deverá ser a resistência. Depois, caso o termostato esteja colado aberto, troca-lo. Testa-o também. Liga o carro e mete a mão no tubo de saída do radiador. Se aquecer rápidamente (5min aprox.), então deverá estar colado aberto. Epá e neste caso até poderá ser complicado diagnosticar o termostato, caso ele tenha colado semi-aberto...

Cardoso:
Quando o motor está na faixa de temperatura ideal, quantas vezes se fecha o termostato?

Abraço

O tubo de saida, é o tubo preto de baixo n?

Pois por akaso te kurtia testar isto com o vag.com, mas n tenho, se alguem da margem sul tiver...
 
turbomonster:
Saber, saber, não sei. Não mexi no carro :D Mas é como já tinha dito. A minha primeira aposta seria testar a resistência do sensor de temperatura. Há informação algures que te mostra qual deverá ser a resistência. Depois, caso o termostato esteja colado aberto, troca-lo. Testa-o também. Liga o carro e mete a mão no tubo de saída do radiador. Se aquecer rápidamente (5min aprox.), então deverá estar colado aberto. Epá e neste caso até poderá ser complicado diagnosticar o termostato, caso ele tenha colado semi-aberto...

Cardoso:
Quando o motor está na faixa de temperatura ideal, quantas vezes se fecha o termostato?

Abraço


a questao é que com ele aberto, ele nunca chega a temperatura ideal pois ta sempre a circular agua para refrigerar..... agora se o termostado eta bom mantem a temperatura ideal independentemente de estar aberto ou fechado.
 
O tubo de saida, é o tubo preto de baixo n?

Pois por akaso te kurtia testar isto com o vag.com, mas n tenho, se alguem da margem sul tiver...

Vagcom? Para quê? Pega num multimetro e testa a resistência do sensor... :D
Sim o tubo de saída do teu radiador deverá ser o de baixo.

Cardoso:
Eu percebo o que dizes e se já passaste por isso, acredito no que dizes. Mas sei também que há motores que acabam por chegar à temperatura normal, mesmo sem termostato. Agora se não acontece com todos, também acredito. Ainda não mexi em todos... :D


Abraço
 
Pois é, agora ta meio parado, pra alem desse prob, cheira a gasolina :confused:, saltou um apoio do escape, e anda a beber a patrão enfim... esta semana la vai ele ao mecanico
 
Isso das duas uma ou nem tem lá o termo, ou tá colado como já te foi dito...
eu tenho um radiador de um 6k2 na minha carrinha e dantes com o antigo ela estava normalmente nos 90ºGraus agora sempre nos 78ºGraus, puxando pelo carro 90ºGraus e dispara ventoinha...
Mas no inicio tambem me aconteceu, isso esqueci-me de montar o termo e simplesmente a agua estava sempre circular....

Fica benh :brilho:
 
Viva,
Nos carros a gasolina a centralina tem uma espécie de estágios de controlo:
- Com motor frio;
- Com motor quente.

Na fase de motor frio, temperatura da água abaixo de um determinado valor, normalmente andará na ordem dos 80/85ºC, não é feita realimentação do sistema de injecção através do sensor lambda, e os valores injectados de gasolina são os que garantem que o carro não vai a baixo, por isso um maior relantim.
Quando atingida a fase de motor quente, o sistema usa o sensor lambda para ajustar a quantidade de injecção de gasolina, de forma a manter a proporção ar/gasolina nos valores recomendados.

Da maneira como tens o carro, como a água nunca aquece, a centralina "pensa" que o carro está frio e como tal injecta gasolina "à toa".
Se fores à IPO assim, vais ver que isso nem passa nos testes.

Disseste que o teu motor da ventoínha arranca aos 80ºC vê lá isso, porque nunca deveria arrancar antes dos 90ºC. Pois 85/90ºC é considerada a temperatura ideal de funcionamento de um motor de combustão.

É normal na fase de motor frio poder existir um pouco de cheiro a gasolina (é injectada mais do que a ideal), pois é (quando o carro está em perfeitas condições) um estado transitório de 5 a 10 minutos no máximo.

Inté
 
Pois a temperatura e ralanti podem ser:
Sensor temperatura, ou termostato

O cheiro a gasolina, so a pouco é ke começou, nao poderá ser do filtro da gasolina ou assim?
 
Ja veio da oficina, ta tudo OK

Excepto o material ke teve ke levar...

Levou sensor de temperatura (tava a dar mal os valores)
Termostato (o outro tava a abrir demasiado tarde)

Temperatura e ralanti OK

A linha de escape tava partida a entrada da 2a panela (incompetencia da oficina anterior, pk se eskeceram de meter os parafusos nos apoios ](*,)

E depois levou cabos de velas :eek:, que os ke estavam la tavam cortados... eu por acaso a tinha sentido o carro a engasgar-se e falta repentina (e aumento repentino) de força, disseram me podia nao chegar a corrente electrica sempre aos 4 cilindros...

Factura: :redcard:
 
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