* Substituir Switch Fechadura

Substituir Switch Fechadura

Substituir o switch que faz não acender as luzes interiores quando abrimos a porta, não soar o apito avisador de luzes ligadas, não deixar que o carro se tranque automaticamente mesmo com a porta aberta, etc.

01 - Switch novo à esquerda e switch de origem à direita.
1.jpg

02 - Switch de origem à direita e 2 switchs novos de modelos diferentes à esquerda.
2.jpg

03 - Retirar a tampa plástica da zona da pega da porta com a ajuda de uma chave fendas.
3.jpg

04 - Puxar para cima a zona onde estam os botões para soltar-se das molas e desligar a ficha.
4.jpg

05 - Desapertar os 2 parafusos philips.
5.jpg

06 - Em baixo da quartela temos mais 2 parafusos para desapertar (bolas verdes) e 3 molas plásticas de cada lado (bolas vermelhas).
Depois empurrar para cima de maneira a desencaixar da borracha raspadora do vidro, com o vidro todo para baixo é mais facil de o fazermos.
Temos ainda de desligar do lado de dentro da quartela todas as fichas e o cabo que vai do puxador para a fechadura.
6.jpg

07 - Abrir as duas tampas pretas redondas, voltar a ligar a peça que contém os botões dos vidros e levantar o vidro até aparecer um parafuso em cada um dos buracos e aliviamos um pouco pois são os parafusos que seguram o vidro ao elevador.
7.jpg

08 - Com uma mão de cada lado puxar o vidro todo para cima e entalar com uma cunha de madeira ou prender com fita cola para não cair visto que já está solto do elevador.
8.jpg

09 - Na lateral da porta retirar a tampa preta plástica e aliviar o parafuso para retirar o canhão da chave.
9.jpg

10 - Depois de retirar o canhão com uma chave de fendas soltar o perno plástico que segura um pequeno cabo que vem da fechadura.
10.jpg

11 - Novamente na lateral da porta desapertamos os 2 parafusos ( M8 ) que seguram a fechadura no sitio.
11.jpg

12 - Desapertar os 11 parafusos que seguram a chapa que tapa o interior da porta.
12.jpg

13 - Baixar a chapa ao máximo do lado das dobradiças da porta de maneira a conseguir-mos fazer o canto da calha do elevador sair cá para fora pois é muito à justa.
13.jpg

14 - Do outro lado fazer o mesmo para sair tanto o canto da calha do elevador como a própria fechadura.
14.jpg

15 - Já fora da porta soltar o cabo que vai ao puxador, desligar a ficha e soltar a fechadura do seu suporte.
15.jpg


16 - O switch é facilmente identificavel pelos fios que vão até ele.
16.jpg

17 -
17.jpg

18 - Soltar das patilhas que o prendem na fechadura.
18.jpg

19 - Analisando o switch este não está estragado e funciona na perfeição mas o ponto onde a fechadura toca está gasto o que origina os problemas que todos sabemos.
19.jpg

20 - Como os switchs não são iguais a fixação também é diferente.
20.jpg

21 - Usando parafusos e aproveitando os buracos para fixar o novo switch este fica muito para cima não deixando a fechadura funcionar correctamente.
Optei por amarrar o switch com fio de cobre que sendo mais fino que os parafusos permite ajustar e recuar de maneira a que funcione na perfeição.
21.jpg

22 - Soldei os fios e reforcei tudo com cola quente para encher os espaços de maneira a que o switch não se mova do sitio.
22.jpg

23 -
23.jpg 24.jpg 25.jpg 26.jpg

ALTERAÇÃO
Re-substitui o meu switch da porta do condutor por um da mesma marca do original pois o antigo deixou de funcionar visto ser um switch barato e de pouca qualidade.
O novo para além de ser da mesma marca do original também é estanque o que lhe dá um tempo de vida igual aos originais que vêm montados nas fechaduras.
É necessário alargar um pouco os furos na fechadura visto que a furação do switch não é 100% igual.
Caso contrário o switch fica muito para cima impedindo o funcionamento correcto da fechadura.

28.jpg
29.jpg
30.jpg
31.jpg

*Toda a informação contida neste tópico foi recolhida da internet.



 
Testei este diy e ficou a funcionar na perfeição com as ligações no switch tal e qual como nas fotos.
Ter em consideração:
1- ao retirar o segundo painel da foto (a chapa grande cinzenta), reparar qual é o fio que liga aos botões dos vidros e qual o que liga ao tranca/destranca da porta, uma vez que têm exatamente a mesma ficha.
2- Aquando do momento de retirar a ficha elétrica da fechadura, analisar bem aquilo, que nem eu a percebi muito bem quando a desconectei.
3- aquando da colocação do switch novo, se não tiver os 2 pinos que encaixam na fechadura, tem de ser preso com um fio ou cola ou qualquer coisa que o fixe no sítio. Eu usei cola quente, mas pensando bem, poderia ter aplicado um fio de pesca para a fixar à fechadura antes da cola quente.
4- o topo do switch (a parte onde ligam os fios elétricos, na minha fechadura, ficou ao mesmo nível da chapa onde fica encostado.
Infelizmente esqueci-me de tirar fotos mas quando trocar o switch da outra porta, tiro fotos!
Se puder colocar aqui a referência do botão que utilizei, digam que coloco. Caso contrário, enviem mensagem privada, que digo qual usei.
Quando remontarem tudo após o processo, reforço para terem atenção para não trocar as fichas dos elevadores dos vidros e a dos botões de tranca/destranca, para evitarem ter trabalho de novo a desforrar parte da porta!
 
Back
Top