Subir no tamanho das jantes, nota-se assim tanto no desempenho?

Boas, vinha pedir a vossa opinião acerca de uma mudança que estou prestes a efectuar.

Por motivos de força maior, vejo-me "forçado" a trocar as jantes do meu carro, passando de uns pneus 185/60 R14, para uns 195/50om R15, sendo estes de borracha dura.

Bom, vou claramente ganhar em estetica e concerteza que mesmo que sejam mais duros, nao vou perder em aderencia..

Mas o que me preocupa são as performances. Nao tanto a velocidade maxima, mas antes as acelerações e as recuperações. Será que se vão ressentir, considerando que as jantes irão ser umas ATP de 5 braços (nao sei o modelo)??

O carro é um 6k3 TDI 90cv...

agradeço as opinioes, concerteza alguem ja deve ter passado por esta experiencia..

Last edited:
Segundo a tabela de equivalências em http://www.pneubeato.com/velocidade.htm até vais ficar diamentro menor, mas é tão minimo que se pode dizer que é a mesma coisa...

Portanto, a unica coisa que irá influir no arranque será o peso das jantes que irás colocar a seguir em relação às que tens....

Ao pores uns pneus mais largos também irás aumentar a aderência, o que também se pode dizer que irá retirar performance, mas volto a dizer, a diferença é tão pouca que nem vais notar.

O meu carro de origem trazia pneu 185/55R15 e apartir desse jogo de pneus, tal como toda a gente, passei a utilizar 195/59R15. Os 185/55 são estupidamente caros em relação aos 195/50. Segundo a tabela, esta alteração ainda cria uma diferença de valores superiores à alteração que pretendes fazer, e se queres que te diga, não notei nada....

Antes de mais, obrigado pela opiniao.

O diametro será o mesmo, e apesar de mais atrito, devido ao aumento da largura, os pneus sao duros, e talvez nem faça diferença.

A grande questão é o peso das jantes.. Só que ja procurei por tudo quanto era lado e nao encontro referencias ao peso das jantes ATP. Nem das que tenho agora..

Só para o caso de alguem conhecer alguma coisita sobre elas, cá vão..

As que tenho:

20061025202419_seat.JPG

As ATP:

20061025202523_atp.JPG

Não são brancas, o tlm é que é fraco:D

Eu em pouco tempo mudei dos comuns 195 50 15 para 195 45 16 e nao notei assim nada por aí alem, quando pus 205 40 17, nos sitios em que o velocimetro lia com as outras medidas 220 ou saia da escala agora nem chega aos 220 com as 17, mas compensa na estetica e segurança a curvar.
Em arranque sinceramente nao noto assim tanto, como na vel maxima, mas isto sao dados de velocimetro...

Back