Sistema de escape completo (linha e colectores)

Esta é a próxima alteração k gostaria de fazer no meu 16v..
dps de instalar a admissão BMC-CDA, ja me tinha decidido k mal tivesse a disponibilidade financeira me mandava pa fazer isto.. e ja esta na altura :D

Como nao sou grande entendido, gostaria k kem pudesse e percebesse o mínimo do assunto, me desse umas dicas sobre kual o melhor material do mercado, de preferência aki pelo norte.

Estou interessado em instalar uma linha completa de escape o que deve incluir colectores de escape, linha ate panela e por fim a panela de escape em si.

Ja ha algum tempo propus esta mm kestao e surgiram alguns nomes como a scorpion, Q&F e supersprint..
Agr eu keria era um serviço bem feito, td no sitio, eficácia no máximo e td bem preso :p

se alguém souber de garagens com competência suficiente pa fazer esta alteração kom bons resultados, agradecia mt k me ajudassem.

obrigado
 
boas...conheço a interescapes em rio tinto pelo k tenho ouvido falar eles fazem um bom trabalho tenta la ir,abraço:D
 
Hmm, inda é um pouko longe mas é smp mais uma hipotese e kk uma é bem-vinda :)
ja agr, se souberem de preços, mm k seja mt por alto, digam tb..
 
Tudo completo, mm ;)
O meu maior interesse é ganhar algum poder de recuperação, ou seja binario, mas no fundo tb potencia.
 
boas
axo k n vais ter sorte pk da supersprint so ah a panela final e custa 300euros,uma pexinxa:D so mandando fazer por ecomenda..a minha kestao eh,dado k a seat e vw usam os msm motores sera k uma linha de escape po polo/golf nao dara?
abraço
 
eu se fosse a ti, era colectores SuperSprint, e linha Supersprint, nem pensava duas vezes... "isto claro, se tens assim essa disponibilidade financeira".

Eu nao pensava duas vezes, SS com isso.

acredita que tens ganhos , ate so com os colectores.
 
Eu não conheço directamente nenhuma oficina que faça isso, mas quando quero fazer alguma alteração vou a FunnyCar em Canelas e ele recomenda-me o melhor a fazer e aonde se ele não conseguir.
Acho até que já tinha falado contigo sobre isto.

1abraço
 
Eu não conheço directamente nenhuma oficina que faça isso, mas quando quero fazer alguma alteração vou a FunnyCar em Canelas e ele recomenda-me o melhor a fazer e aonde se ele não conseguir.
Acho até que já tinha falado contigo sobre isto.

1abraço

yeps, ja :)
mas eu agr tb tou a recolher as opinioes do ppl td e dps, kd tiver a oportunidade, vou andar de garagem em garagem, em buska da melhor relação preço/qualidade ;)

boas
axo k n vais ter sorte pk da supersprint so ah a panela final e custa 300euros,uma pexinxa:D so mandando fazer por ecomenda..a minha kestao eh,dado k a seat e vw usam os msm motores sera k uma linha de escape po polo/golf nao dara?
abraço

komo te disse na PM, ja estou a kontar k seja "custom made" ;)

eu se fosse a ti, era colectores SuperSprint, e linha Supersprint, nem pensava duas vezes... "isto claro, se tens assim essa disponibilidade financeira".

Eu nao pensava duas vezes, SS com isso.

acredita que tens ganhos , ate so com os colectores.

Yeps, tenho k ver isso.. tava a pensar nos colectores da SS logo de inicio tb.. tenho k ver o k as garagens têm a dizer sobre isso.
kt à disponibilidade financeira, e komo inda ng mandou palpites kt a guito, disseram me k kom 600€ ja tinha uma koisa decente..
k axam?

PS: no fim desta semana devo ir a vila de conde, à Escapes Escorpião, k tanto falam..
dps devo ter mais info tb ;)
 
Last edited:
depois dix como correu a viagem à escapes escorpião:D
a SS podes eskeçer pois eles so tem a panela final para o noxo aviao:D e custa cerca de 350euros pelo k me dixeram e os ganhos sao poucos ou nenhuns:S
abraço
 
eu tinha quase a certeza que a SS , tinha tudo para o teu Ibiza, anyway, so os colectores devem ser um dinheirao, se desse para meteres uns COlectores SS, e dps meteres uma linha artesanal 55 ou 60mm ate ao final.. acho q ficavas muito bem servido.
 
depois dix como correu a viagem à escapes escorpião:D
a SS podes eskeçer pois eles so tem a panela final para o noxo aviao:D e custa cerca de 350euros pelo k me dixeram e os ganhos sao poucos ou nenhuns:S
abraço

ora bem, xeguei ha pouko da minha visita à escorpiao..
akilo é meio metido nos kintos lol.. e realmente ng da nd pela garagem so pelo seu aspecto mas vi la pessoal a trabalhar e parece k trabalham bem (clientes nao faltam pelo menos)

entao é assim, o k eu vou alterar é o seguinte:

colectores de escape, catalizador off, linha directa sem panela do meio até à panela do fim e por ultimo, panela final com saida oval final cupra style. (com recorte no para-choques traseiro)

dps tb vou melhorar a tubagem do meu BMC-CDA e tb vai mudar de sitio..
a admissao vai agr fikar colocada atras do motor (como a maioria do ppl tem) com curva em silicone de 90º pa eskerda, admissao, e dps tubagem em aço inox ate à frente da roda direita posterior.

kt a €€€, so na tubagem do filtro, com tudo, vai ser 75€. dps a linha completa incluindo td, fica por 525€
ou seja, ao todo mm, tubagem admissao e linha completa, fika por 600€

que foi precisamente o que eu ja tinha referido aki ;)

infelizmente, vou é ter k esperar ai 2 semanas (senao mais) pa ter este trabalho feito.. disseram me k tavam kom muito trabalho.
mas axo k vai valer a pena a espera :D

não kero adiantar me kom valores mas, kom um bokadito de sorte, aponto pos 130cv :respect:
 
130 cavalos? nao eh muita fruta para um 1.4 de 100 cavalos?

nao leves a mal, é q tive aqui a pensar, e acho que uns 120 talvez ainda conseguisses , mas 130 cv sao mais 30 cavalos que de origem, e isso num motor a gasolina, nao eh ás 3 pancadas como nos diesel... mas isso ja deves tu saber melhor que eu né =)
 
eu digo 130 pk, komo podes ver pelo teste de potencia k ja fiz só kom a admissao, o carro ja me debitou 115cv.
fazendo as kontas:
- este motor, apos uma boa rodagem e uma utilização mais desportiva, o motor konsegue "esticar-se" e debita, 100% stock, 107/108 cavalos.
- adicionando-lhe a admissao directa BMC-CDA, a puxar ar mais freskinho, incrementa mais 6/7 cavalos (anunciados pela propria BMC e verificados pelo meu teste de potencia)
- colectores melhorados, polidos e com uma maior abertura + linha de escape directa até à panela final, sem catalizador, no minimo 10 cavalos.
- melhoramento da tubagem da admissao directa kom tubos em silicone e aço inox (melhor dissipaçao do ar quente e melhor ponto de indução de ar fresco), mais um ou outro cavalo

dai k afirme, sem certezas, k é possivel xegar aos 130.
alias, se nao xegar agr, daki a um ano, se tudo korrer bem, leva repro.. e ai sim, a ver se nao xega aos 130 ;)
 
lololol
ja vi k vamos ter mto k falar e vais ter mto k me aturar:D tou a gostar das tuas ideias;) mas ja mandaste fazer?
abraço
 
já mandei fazer, sim sr.
disseram me é k tinha de esperar pai 2 semanas pk eles tavam kom mt trabalho.. mas estou a kontar k no inicio do proximo mes ja tenha isto pronto ;)
e dps de fazer alguma "rodagem" bota 2º teste de potencia :D
 
Fizeste bem em montar a linha, tá um pouco para o caro, em Lisboa ou no Algarve faziam isso mais barato!Mas pronto, escapes escorpião é escape escorpião e eu k o diga,já k tenho um...LOL

E eu tb me parece k o carro chegue ai a uns 130 Cv, quando fizeres o teste deve tar ai nos 126 Cv, mais ou menos...Depois posta fotos do trabalho feito e dá a tua opinião sobre o carro depois da preparação
 
So estou com uma duvida se fores aumentar o diametro da linha de escape n vais ter q obrigatoriamente reprogramar o carro!!
Ao q me parece vais andar com isso um pco desregulado depois!!!
Qto ao filtro ir buscar ar a roda so encontro inconvenientes tb! Primeiro pelo comprimento do tubo, depois por colocares em inox vais ficar com isso quentinho.... Por ultimo n estou a ver onde e q na roda apanhas mais ar q onde tens neste momento!!!

Q problemas iras ter com policia e inspeção?
 
Last edited:
Boas!! :D

So estou com uma duvida se fores aumentar o diametro da linha de escape n vais ter q obrigatoriamente reprogramar o carro!!
Ao q me parece vais andar com isso um pco desregulado depois!!!

Por akaso axo k nc ouvi falar em necessitar duma repro, dps desta mod.. nem o tipo da escapes escorpiao me falou disso. mas de kk das maneiras, ja estava a pensar nisso como ja te tinha dito..
mas repro so daki a um ano e se eu axar k vale mm a pena.
dd kk das maneiras hei-de perguntar isso e ver o k é k eles me dizem ;)

Qto ao filtro ir buscar ar a roda so encontro inconvenientes tb! Primeiro pelo comprimento do tubo, depois por colocares em inox vais ficar com isso quentinho.... Por ultimo n estou a ver onde e q na roda apanhas mais ar q onde tens neste momento!!!

pah, eu tb tava nakela, disse lhe 1º k so keria a tal curva 90º em silicone pa nao akecer tanto o ar à entrada da borboleta.
mas dps o tipo disse k nakele sitio a admissao tava a apanhar mt ar kente k sai do radiador.
e komo o tipo pareceu perceber da koisa, mostrou me um buraco k ha no chassis, à frente da roda dianteira direita (para kem vai dentro do karro), k da para passar o tubo. dps este fika mm a apontar para a grelha inferior, o k de facto, akredito k va buskar mais ar fresco..
kt ao tubo ser de inox, fiz uma investigação e é o elemento mais usado para este genero de alteração.. talvez por fora o tubo akeça mas por dentro kontinua fresco graças ao ar k entra lá à frente.
mas tb komo nao sou grande perito nisto, vou akreditar na opiniao dele..

Q problemas iras ter com policia e inspeção?

pah, isso disseram-me logo: eskece. lol.. mas ja hj é assim.. komo nos temos a admissao, se um bofia te pede pa abrir o capot, pode mandar-te lg pa uma IPO antecipada. klaro k ha smp a possibilidade de ser benevolente, mas d kk das maneiras, kd se for à inspecção, chumba, ks de certeza.
mas kt a isso, ja me preveni:
na linha de escape, pedi ao tipo pa me meter 4 falanges: 2 para o catalizador e as outras 2 para a panela do meio.
desta forma, antes de ir à inspecção, eles dizem k me konseguem voltar a meter tudo de origem numa hora. ;)
 
Como já temos falado várias vezes, acho que esse projecto tem tudo para dar certo, se não fosse andar com a ideia do FR acompanhava-te também linha de escape.
Eu depois quero ver isso, ok?
Quanto ao kit de admissão directa, sinceramente não sei se podes chumbar na IPO, como também podes pois eu tinha uma no meu 106 e o gajo da IPO só me anotou os pneus que eram mais largos e só deu uma palavrinha em relação ao escape mas de resto tava tudo bem.

1abraço
 
Back
Top