SEAT não cumpre a Garantia ao fim de 50 dias

Em 21 de novembro de 2025, reclamei sobre defeitos da viatura. SEAT Ibiza 95cv
Tinha o carro entregue desde 23 de outubro. Há menos de um mês.
Já foi três vezes ao concessionário de Setúbal SEAT, em 21 de novembro reclamei por escrito à Santogal, que vendeu a viatura, à Siva e ao customercare@seat.es, que me informou que estavam, em conjunto com a Siva a promover um "joint investigation".
Em 5 de janeiro o carro foi mais uma vez à Caetano Drive em Setúbal e saiu com as mesmas deficiências.

Daqui a uma semana fará dois meses que apresentei queixa por escrito e carta registada com aviso de recepção à Siva. Falou telefonicamente comigo a responsável da SIVA, prometendo que me ligaria antes do natal, para resolverem o caso. Não ligou de volta como prometido.

Estão a destruir a confiança na marca?
Acham que assim é que se tratam os clientes?

Precisamos de recorrer aos tribunais?
Pense duas vezes antes de comprar SEAT!

Last edited:
É também a minha opinião.
Levantei hoje, 20 janeiro 2026, o carro na Santogal de Abrunheira.
Foi a terceira intervenção num carro entregue há menos de três meses
Resumo, esteve primeiro, por duas vezes, um total de quatro dias na Caetano Drive de Setúbal. Sem resultados.
Reclamei contra a Santogal.
Ofereceram-se para receber a viatura nas oficinas do stand onde foi adquirido.
Não eliminaram os estalos que dá se actuar o travão em marcha atrás.
Faz uma chiadeira de discos, quando o carro se movimenta para a frente em marcha muito lenta, sem estar engatado e sem actuar o travão. Inacreditável!
É frequente os travões chiarem quando actuado, carregando o pedal mas isto?
Nunca ouvi.
A consumers@seat.es respondeu qu estava a fazer uma investigação conjunta com a Siva .
Comunicaram-me o resultado dessa "joint investigation"? Nada. Respeito pelo cliente? Zero.
Os discos estão com defeito.
Apesar de me ter queixado por escrito quando o carro tinha cerca de 2.000 km e apenas um mês, em 21 novembro de 2026, hoje, voltam a dizer, o chefe da oficina Santogal, que as pastilhas hão-de acamar etc etc.
Em 50 anos de condutor e proprietário de automóveis nunca vi nada disto.
Ao manobrar completamente a direção para a direita ou esquerda, em primeira ou marcha atrás dá estalos dos Cardans(?). A Siva mandou aplicar spray de silicone no exterior dos foles e massa consistente por dentro. Uma anedota contada a um engenheiro... Estão à espera que daqui a mais um meses, face a nova queixa, me digam que discos é material de desgaste e... Paga?
Quando se decidirão a resolver a queixa de 21.novembro.2025 com dois meses, escrita e com carta registada com aviso de recepção?
Lidas as letras pequeninas do contrato, a resolução do litígio por arbitragem só é aplicável até ao valor de 15.000, €; logo resta o Tribunal, acção, etc..

Onde está o profissionalismo e ética comercial? Não recomendo, como é evidente, comprar nada que passe por importação SEAT/SIVA.

O carro, que alegam estar "bom" apesar dos defeitos audíveis - importadora e oficina - já esteve 8 dias no total em oficina, e na última de 14 de Janeiro até ontem, 19 janeiro 2026, quando me telefonaram às 15h a dizer que estava "pronto". De 14 a 19 levou lubrificante de silicone nos foles e massa. Sem comentários!

Fui "avisado" hoje que os três defeitos os dão como tratados e sem mais nada a fazer.
O carro não tem defeitos e já esteve oito dias no total em oficina SEAT?
Os estalos no travão são "característica do produto" como eles (da Santogal) dizem? Então, por que me telefonaram para levar o carro à Caetano Drive, para eles fazerem um filme do estalo na marcha atrás para eles remeterem à SIVA? Este acto registei por email.

Será isto varrer os problemas para debaixo do tapete?

Isto criará confiança no grupo Siva?

Da minha parte, definitivamente, não!
É lamentável!
A Siva, em telefonema prometeu resolver, quando já tinham passados mais de trinta dias das reclamações de 21 de Novembro mas, lamentávelmente, não voltaram a ligar.
O que é isto?
Se alguém tiver interesse em saber factos e ver toda a documentação já produzida, digam, que divulgarei com todo o gosto.

Back