Seat Ibiza 1.6 TDI Avaria EGR

Boas pessoal. Esta semana aconteceu um problema com o meu Ibiza 1.6 TDI 105cv versão 25 anos de 2010, com 93 mil km: em andamento perde potência (não sei se entra em 'safe mode') não passando dos 70km/h em reta e acende a luz de pré-aquecimento. Quando se reinicia o carro a luz apaga-se e o erro não fica gravado na memória. Fui à Norauto, com a luz a piscar e depois de ligarem o carro à máquina, informaram que o problema pode ser do sensor de gases ou da EGR, estando ainda a aguardar o orçamento para substituição da EGR. A seguir fui à Seat que me pediram 720 euros para a EGR, tudo incluído, mas por ter sempre feito as revisões na marca podem comparticipar cerca de 80% do valor da peça, dimnuindo assim o valor da reparação.
Como posso ter a certeza se é problema do sensor de gases ou da EGR ou será que é a mesma coisa?

Boas.
O problema era da EGR. Mandei arranjar o carro na Seat que comparticipou 80% da peça mas a mão de obra saiu caríssima, tendo pago 400 euros com iva.
Pelo que li na net, é um problema comum neste tipo de motores e o engenheiro da Seat disse que estes carros têm de fazer cerca de 5 a 10km a 80km7h ou 100km/h regularmente para o bom funcionamento do sistema. Questiono se por ter um carro a gasóleo sou obrigado a ir para a auto estrada praticar as distâncias/velocidades recomendadas para a saúde do motor ou se vou infringir o código nas localidades........ Enfim.

Boas.
O problema era da EGR. Mandei arranjar o carro na Seat que comparticipou 80% da peça mas a mão de obra saiu caríssima, tendo pago 400 euros com iva.
Pelo que li na net, é um problema comum neste tipo de motores e o engenheiro da Seat disse que estes carros têm de fazer cerca de 5 a 10km a 80km7h ou 100km/h regularmente para o bom funcionamento do sistema. Questiono se por ter um carro a gasóleo sou obrigado a ir para a auto estrada praticar as distâncias/velocidades recomendadas para a saúde do motor ou se vou infringir o código nas localidades........ Enfim.

Boas, isso de 5 a 10km a 80km7h ou 100km/h regularmente é para a regeneração do filtro de partículas, e quando precisas de fazer isso o carro avisa, ou seja, aparece um simbolo no quadrante

Back