Rodagem do motor

Boas ppl.

Tenho um 1.4 16v e neste momento tou a fazer a rodagem que pelo que me disseram é até 1500Km, queria vos pedir umas opiniões para saber a mehor maneira de fazer a rodagem para ele ficar a andar bem.
Já me disseram ke devia andar sempre nas 3000rpm para baixo até fazer os 1500km outros ja me disseram ke os carros agora já vem rodados e que é para esticar logo de inicio :\ tou uma beka á nora :?
 
Eu sempre estikei o meu desde k o tive (6klm) tava virgem...

Apos concluir os 120kk, só posso dizer k ele anda d boa saude(posso tb acrescentar k anda mais k os motores identicos ao meu, e k konsigo cortar 5ª kom alguma facilidade em pekenas descidas)

Mas cada caso, é um caso
 
eu ate as 1500km n passava das 3000 rpms...
dps ate aos 3000 n passava das 4500...

agora com 50.000 kms n passo das 6500 :wink:
 
Epá o meu é a diesel mas penso que isto é mais ou menos generalizado.

O que me disseram na Seat foi que evitasse altas rotações e não ultrapassasse 3/4 da velocidade máxima do carro até aos 1000Km.
Dos 1000Km aos 1500Km para ir aumentando gradualmente a velocidade e rotações.
Dos 1500Km para a frente podia ir até ao máximo.

Mas lembrem-se, um carro é como "tudo"! se fôr bem tratado no início, irá durar muito mais. Se quiserem uma analogia válida: uma casa. se tiver umas boas fundações irá ser bastante resistente ao longo dos anos. Tenham isto em conta.

Já li também em várias revistas da especialidade que os primeiros 5000Km dum carro, são decisivos para a sua durabilidade (motor).

Stay 8)
 
para exemplo


sabem daquele que comprou um Honda em Matosinhos lá disseram para não puxar muito pelo carro nos primeiros quilometros e ele nesse fim de semana teve que ir a Lx quando chegou a Torres novas o motor berrou passado uns tempos foi á Honda novamente para saber o que se tinha passado foi quando o mecanico perguntou como ele fez a viagem então ele esplicou como o vendedor disse para não puxar pelo carro eu não passei dos 80Km/h
















EM SEGUNDA




a melhor rodagem varia muito só não deves é esticar muito a velocidades agora em quarta ou quinta de vez em quando leva-o ao limite a descer que não esforça o carro com o meu tinha um mes e menos de 5000Km já ia ao corte em quinta a descer portanto

da-lhe gaz

:wink: :wink: :wink:
 
Boas...
Men sei isto de fonte segura. Os motores dos carros hoje em dia já vêm rodados de fábrica, o Pessoal dos concecionários é que recomenda andar com moderação. E visto agora o prazo de garantia ser maior mais recomendações eles nos pedem, isto para quê se tu não puxares pela máquina esta dura mais tempo até surgirem os primeiros problemas, e com um bocado de sorte para os concecionários já passou da garantia.

Extica mas é isso anda á vontade emquanto está na garantia pois se se estragar têm de te arranjar, quando isso passar da garantia e que deves ter cuidado pois ai quem entra com a guita és tu.

:D :D
 
Dudes,
Isto é tudo muito relativo.... mas uma coisa é certa, por mais que puxes pelo muntor, ele nos primerios tempos nunca te dá o berro..... (excepto fazer porto-lisboa em 2º a 80km/h... hihihihi) porque o motor está preparado para durar mas como as peças estão muito novas o desgaste das peças é maior quando o carro está novo, após a rodagem é sempre a dar-lhe já que o motor está mais solto.
E não te fies na garantia, pq se eles virem que andaste a puxar em demasia pelo motor podem não te pagar (pelo menos por inteiro) a reparação do popo.

Eu aconselho fazer um rodagem calma (3000rpm), passados uns bons km comecar a chegar-lhe giz pq isso foi ffeito pra andar...
 
eu nos 1ros 1500 nunca andei a velocidade certa, mas o maximo k dei foi 140Km's, fui variado pra o disco de embriagem ñ tomar cama a baixa rotação, dp chapa pro fundo, ke ele esmifra bem, alem de beber!
:D
 
Boas ppl

Ja vou com 3.000km, fiz os 1º 1.500km abaixo das 3.000rpm agora tenho puxado um bocado mais por ele e ja noto ele a puxar melhor e tambem uma redução dos consumos, quando vou para o work de manha vou sempre nas calmas e dantes fazia uns 7, 7,5 agora ultimamente tenho feito 5,7 6,5.
 
quando tinha o gt 100cv o que me disseram foi, 1ª e 2ª so puxar ate as 3mil, 3ª 4ª 5ª todas a fundo!
n sei se e assim! mas que o carro andava de caraças para um 100 cv andava!!
 
Back
Top