Repro on - cat off ou cat on?

Olá pessoal, sei que este assunto já foi debatido em alguns tópicos. No entanto já li algumas opiniões divergentes quanto ao facto de se manter o catalizador depois de fazer uma repro. Entao a questão é a seguinte: Quais as vantagens / desvantages de não tirar o catalizador com uma repro de 170cv num 6l pd 130 sport? Ibizistas pronunciem-se, obrigado.
 
boas...olha eu tenho uma 6k2 com repro e sem cat e tenho-te a dizer que aprova...fica mais solta em baixas e o turbo alivia melhor a pressao...para alem de ficar com um som mais agradavel :) e tenho um amigo meu que tem uma 6l fr tambem reprogramada e so com panela final e aquilo esta mesmo mt bom :D a quem diga que se perde ponta mas isso eu n sei dizer porque nc tentei vergar a minha 6k2 de origem, mas como disse em cima e em vez de repro na altura tinha box e ela dava-me 215\220 em recta o que a meu ver ate n estava mau....mas isto é so a minha opiniao amigo ;)

cumps
QI
 
boas...olha eu tenho uma 6k2 com repro e sem cat e tenho-te a dizer que aprova...fica mais solta em baixas e o turbo alivia melhor a pressao...para alem de ficar com um som mais agradavel :) e tenho um amigo meu que tem uma 6l fr tambem reprogramada e so com panela final e aquilo esta mesmo mt bom :D a quem diga que se perde ponta mas isso eu n sei dizer porque nc tentei vergar a minha 6k2 de origem, mas como disse em cima e em vez de repro na altura tinha box e ela dava-me 215\220 em recta o que a meu ver ate n estava mau....mas isto é so a minha opiniao amigo ;)



cumps
QI






Muito obrigado pela opinião
 
há kem diga k nos 6l e com turbo de origem deve-se manter visto k se controla melhor as pressoes do turbo!!!

dito por entendidos em repros!!!

Cumps
 
Se a geometria for bem controlada dá para minimizar o pico.

Caso contrario, se for apenas repro, mantinha o cat.


Obrigado pela dica vasco! Pelo que me disseram e já li com o catalizador os picos sao mais baixos, no entanto o turbo akece mais!! Mas como nao sou de grandes esticões, isto é, faço uma condução que raramente ultrapassa os 160 penso que esse problema nao seja de questionar!
 
Não consigo entender como é que faz mais pico sem catalisador, a pressão deveria ser a mesma, o que acontece com o catalisador é que há maior "resistência" à passagem dos gases e daí um maior aquecimento que por sua vez origina temperaturas mais altas no turbo devido à proximidade entre catalisador - turbo.
 
Não consigo entender como é que faz mais pico sem catalisador, a pressão deveria ser a mesma, o que acontece com o catalisador é que há maior "resistência" à passagem dos gases e daí um maior aquecimento que por sua vez origina temperaturas mais altas no turbo devido à proximidade entre catalisador - turbo.

A pressão estável é a mesma, mas por não ter catalisador não vai haver contra pressão no turbo e este vai ganhar velocidade mais cedo e repentinamente. Mas com um ajuste na geometria, na electrónica, pode-se minimizar esse "problema". E com linha directa ainda agrava mais.
 
Last edited:
A pressão estável é a mesma, mas por não ter catalisador não vai haver contra pressão no turbo e este vai ganhar velocidade mais cedo e repentinamente. Mas com um ajuste na geometria, na electrónica, pode-se minimizar esse "problema". E com linha directa ainda agrava mais.

Assim faz mais sentido! ;-)
 
cat sem miolo é +- a mesma coisa que sem cat.. já te tinha dito e é o que dizem em cima... fica mais solto em baixas, perdes altas mas não é o melhor para o turbo.. e os ganhos em baixas não justificam o resto.. mas vai de cada um..
 
Back
Top