Questão sobre travões 6J

Boas,

Eu já tinha criado aqui um tópico há cerca de um ano, mas como muitos outros apagaram-mo, ainda há uns meses cá estava mas agora fui procurar e já não existe... =D> Obrigado...

É o seguinte, há cerca de um ano e meio, o meu carro começou a vibrar o volante a travar...... aqui no tópico chegou-se a falar em pneus, etc, mas afinal de contas eram os discos novos empenados com apenas 6000Kms de rodagem.....

Agora passado 1 ano de serem trocados, 9000kms em cima e noto que está a começar a vibrar outra vez... ainda não tenho a certeza mas quase de certeza que o problema está a voltar... senti hoje vibrações anormais no volante em uma ou duas travagens...

A primeira vez que troquei por os de origem estar gastos meteu-se Ferodo, estes últimos não sei quais são.

Questão, os de origem fizeram 112.000kms sem qq vibração foram trocados por desgaste, porque em pouco tempo se vão 2? Será que os OEM são melhores? Que marcas recomendam? Agradeço opiniões. É que o 6J trava extraordinariamente bem e talvez precise de uns discos xpto.

Cumps

Last edited:
ou metes discos de muito fraca qualidade e empenam com facilidade ou tens as mangas de eixo empenadas.
de cada vez que trocas discos deves trocar pastilhas e evitar travagens bruscas nos 1º 500 a 1000kms para as coisas acamarem como deve ser..

obrigado gongasfrs, mais duas questões
- mangas de eixo empenadas traria mais algum sintoma?
- como se verifica isso?

aqui está o relatorio do ultimo alinhamento da direcção

steering_alignment.png

Last edited:
infelizmente isso é mais ou menos normal.
os meus de origem tb fizeram uns bons kms. depois meti uns brembo que empenaram. a travar a 80km tremia. não começou logo a tremer por isso foi passando uns anos até que no mes passado os troquei porque esta mesmo muito mau. agora tem uns trw, vamos ver quanto duram.
e eu nem sou gajo de travar brusco pois ando sempre com muita calma. mas tb ja me disseram que o facto de travares e eles estarem quentes, se por exemplo passares numa poça que podem empenar. isto foi o que me disseram, nao sei se é verdade apesar de fazer algum sentido.

infelizmente isso é mais ou menos normal.
os meus de origem tb fizeram uns bons kms. depois meti uns brembo que empenaram. a travar a 80km tremia. não começou logo a tremer por isso foi passando uns anos até que no mes passado os troquei porque esta mesmo muito mau. agora tem uns trw, vamos ver quanto duram.
e eu nem sou gajo de travar brusco pois ando sempre com muita calma. mas tb ja me disseram que o facto de travares e eles estarem quentes, se por exemplo passares numa poça que podem empenar. isto foi o que me disseram, nao sei se é verdade apesar de fazer algum sentido.

Eu já li que os discos não empenam, são apenas depósitos das pastilhas nos mesmos.

eu meti brembo no meu 6k2 passado um ano tive o mesmo stress ...
se eram brembos verdadeiros ? não sei ... que foram caros foram...

no meu caso a primeira vez que troquei foram pastilhas(FDB1398 ) + discos (DDF927) ferodo.
a segunda vez uma vez que apenas tinham cerca de 6000kms apenas foram trocados os discos, não sei a marca.

cheguei a falar com um mecânico e ele disse que não recomendava ferodo, que ele só usava TRW.

Last edited:
estive a ler e quando vibra são residuos das pastilhas que estão espalhados não uniformemente sobre o disco...
como remover isso? só rectificando ou umas travagens mais fortes pode ajudar ou piorar?

Eu com os de origem também nunca tive problemas mas é como o Martins pensa....os discos podem até ser bons mas se estiverem quentes e levarem água fria vão empenar com certeza.

obrigado gongasfrs, mais duas questões
- mangas de eixo empenadas traria mais algum sintoma?
- como se verifica isso?

normalmente é vibração e podem desgastar os rolamentos também.
tem de ser medido por que saiba do que está a fazer..

eu quando comprei o meu carro levou 4 discos e pastilhas novas metidas pelo gajo do stand, quando faço travagens mais bruscas a velocidade noto um ligeiro tremer, mas sei que é dos discos empenados, levam já mais de 90mil kms e troquei de pastilhas quando iam com 80mil kms.
se levantares a roda e a girares devagar vais notar prisão da roda ai que vez se estão empenados, ou então levas os discos a um torneiro para rectificar e metes pastilhas novas

Ahs vezes uma pessoa nem se lembra de deixar arrefecer. Antes de lavar o carro....

Moro a 100m do elefante azul e só vou lá acabado de ligar o carro xD
Já cheguei a ir lá após viagens da primeira vez mas na segunda vez tive sempre esse cuidado.

Tb ainda não estão totalmente empenados, tem uma ligeira vibração que se confunde com a vibração normal de estrada mas aumenta ligeiramente quando se trava acima de 100km/h

más estradas podem causar empenos? agora lembrei-me que da outra vez que eles ficaram assim passei pela A8... e desta vez tb.

cps

Back