qual o oleo que usam para 1.4 16v BBZ

para o pessoal que tem o carro equipado com o motor 1.4 16v BBZ qual é o óleo que utilizam?
eu atualmente uso 10w40 tava em conversa com o meu mecânico e ele disse que deveria por 5w40 ou 5w30 pois seria muito melhor para o motor e por causa de ser tuches hidráulicas derivado a ser 100% sintético tive a ver nos sites das marcas de óleo e eles realmente recomendam por 5w30 mas estou com receio visto que o meu carro bebe um pouco de óleo ou seja eu faço revisões de 10 mil km em 10 mil km e em media acrescento um 1 litro entre elas se calhar ao por óleo mais fino ele ira beber mais não?
o que vocês acham experimentavam ou não?
 
quem é que recomenda 5w30? estás a ver bem?

se já te consome um pouco então mantém o 10w40, com 5w40 consome ainda mais normalmente
 
Sempre usei 10w40 e nunca tive qualquer problema,aliás a própria marca recomenda 10w40,5w40 só se vivêssemos num pais com temperaturas mais frias,e se fosse um carro com turbo ainda se justificava experimentar um óleo mais fino,agora nestes motores sinceramente não vejo a necessidade.

Eu utilizo óleo liqui moly,já utilizei de outras marcas mas o motor consumia mais óleo e ficava mais barulhento.
 
É errado pensar que ao subirmos a graduação o motor vai consumir menos óleo...

Por vezes quando se sobe na graduação irá provocar um maior esforço mecânico, devido ao oleo ser mais "espesso", além de que também irá provocar um ligeiro aumento no consumo de combustivel...

Com o tempo pode provocar mais danos/folgas internas que são irreversiveis... inclusive nas touches, e que depois se voltarmos a colocar um oleo de menor graduação, aí sim, o motor vai gastar muito mais oleo.

É verdade que o normal para estes motores é o 10w40, digamos que é um oleo que normalmente as oficinas têm sempre e dá para quase tudo... o meu tb usava 10w40 Shell HX7 na revisão da SEAT, mas cheguei a usar um 5w40 da BP sem problema algum, e o consumo manteve-se igual. ;-)

Se a marca recomenda o 5w30, então força... é um óleo melhor, de certeza que te vai melhorar um pouco os consumos.
Ainda por cima se fazes revisões aos 10mil :rolleyes:, eu nem pensava duas vezes...

Cumps
 
atenção que o importante é cumprir a norma, porque há óleos 10w40 e 5w40 que não cumprem a norma imposta pelo fabricante do motor
 
Para estes motores tem que obdecer á norma 501.01 ou 502.00.

TSilva tens razão no que dizes,já vi carros consumirem menos com 5w40 como com 10w40.

Claro que um 5w40 ou 5w30 é melhor que um 10w40.

No caso do meu,o mecânico onde ia colocava, bp visco 5000 10w40,e consumia-me 1l a cada 1000 kms.

Entretanto comecei a ser eu a fazer a maioria das revisões e a comprar todas as peças e coloquei óleo liqui moly 10w40,pois só utilizo óleos dessa marca nos carros cá de casa,e desde então a cada 5000kms bebe-me apenas meio litro de óleo"para quem conhece estes motores sabe que até é pouco,pois estes motores são famosos pelo seu consumo de óleo",a condução é a mesma, os trajectos são os mesmos e alem disso o carro ficou com um trabalhar bem mais suave,alem disso é uma diferença abismal em termos de consumo de óleo.

Também já vi um user daqui do fórum dizer que o Shell hx7 10w40 lhe diminui o consumo de óleo num motor bbz.
 
É errado pensar que ao subirmos a graduação o motor vai consumir menos óleo...

Por vezes quando se sobe na graduação irá provocar um maior esforço mecânico, devido ao oleo ser mais "espesso", além de que também irá provocar um ligeiro aumento no consumo de combustivel...

Com o tempo pode provocar mais danos/folgas internas que são irreversiveis... inclusive nas touches, e que depois se voltarmos a colocar um oleo de menor graduação, aí sim, o motor vai gastar muito mais oleo.

É verdade que o normal para estes motores é o 10w40, digamos que é um oleo que normalmente as oficinas têm sempre e dá para quase tudo... o meu tb usava 10w40 Shell HX7 na revisão da SEAT, mas cheguei a usar um 5w40 da BP sem problema algum, e o consumo manteve-se igual. ;-)

Se a marca recomenda o 5w30, então força... é um óleo melhor, de certeza que te vai melhorar um pouco os consumos.
Ainda por cima se fazes revisões aos 10mil :rolleyes:, eu nem pensava duas vezes...

Cumps

boas Tsilva uma pergunta eu comprei o meu bolinhas com 44 mil km e desde ai sempre pus 10w 40 e tendo em conta que o meu bolinhas tem agora 125 mil km não ser arriscado agora mudar para um óleo mais fino?
já agora se mudar de óleo será aconselhável meter algum aditivo para o óleo?
e em relação a marcas o dizem
Liqui Moly
mobil
castrol?
 
boas Tsilva uma pergunta eu comprei o meu bolinhas com 44 mil km e desde ai sempre pus 10w 40 e tendo em conta que o meu bolinhas tem agora 125 mil km não ser arriscado agora mudar para um óleo mais fino?
já agora se mudar de óleo será aconselhável meter algum aditivo para o óleo?
e em relação a marcas o dizem
Liqui Moly
mobil
castrol?

Embora a pergunta não seja para mim,tenho um carro a diesel cá em casa que compramos com quase 200 mil km,e tinha levado sempre 10w40,e comecei a colocar 5w40 e a nível de consumo de óleo não é nada demais, é uma questão de experimentares.

Quanto a mim marcas liqui moly,mobil ,motul para mim são as melhores.
 
Que é a VW504.00

Sim,mas a 504.00 já é a junção de várias normas,pode levar desde a norma 501.01,502.00,503.00 e 504.00

Por exemplo a 504.00 normalmente vê-se muito nos 5w30,no caso dos 5w40 a maioria obdece a 502.00
 
Last edited:
boas Tsilva uma pergunta eu comprei o meu bolinhas com 44 mil km e desde ai sempre pus 10w 40 e tendo em conta que o meu bolinhas tem agora 125 mil km não ser arriscado agora mudar para um óleo mais fino?
já agora se mudar de óleo será aconselhável meter algum aditivo para o óleo?
e em relação a marcas o dizem
Liqui Moly
mobil
castrol?

Não... os oleos já têm os seus proprios aditivos.

Podes usar estes, por exemplo:

Mobil 1 ESP 5w30

Castrol Edge 5w30

(Castrol e BP é a mesma coisa)

É uma questão de experimentares, como já disse em cima, eu no meu SEAT 1.4 16v na altura passei de 10w40 para 5w40, sem que houvesse alterações no consumo.

Ainda fiz mais de 150mil com ele...
 
Sim,mas a 504.00 já é a junção de várias normas,pode levar desde a norma 501.01,502.00,503.00 e 504.00

Por exemplo a 504.00 normalmente vê-se muito nos 5w30,no caso dos 5w40 a maioria obdece a 502.00


Sim, é isso, a 504.00 deve ser a mais recente e já abrange todas as outras...
 
10w40 Shell HX7 desde que tenho o meu :) 3 anos....e sinceramente estou mto contente pk melhorou mto os consumos de oleo!!
 
Back
Top