Problma em Ibiza 6 k de 1999 1600 100 cv

Boas!
Estou há dois meses com um problema que ninguém, até agora, me conseguiu resolver. O carro começou a engasgar-se, aos solavancos. Oficina com ele e máquina ditou: MAF. MAF substituida e debalde, voltou a fazer o mesmo, ou seja, trabalha bem 8 dias, em estrada dá 190 e depois xau que me vou pra oficina de reboque 2 vezes... O 2.º veredicto, ja sem máquina, foi Bomba de Gasolina, foi instalada ontem e advinhem: Desta vez nem 8 dias durou.. foram 12 horas... ](*,)
Só mais uma coisinha: Depois da mudança da bomba, dentro do carro tenho um leve aroma a gasolina... É normal?
Ainda mais outra coisa: Depois de engasgar outra vez, a centralina regista, outra vez, o erro MAF.
Alguem ajuda? PF

Desde já, Obrigado

Cumps
 
Last edited:
Boas!
Estou há dois meses com um problema que ninguém, até agora, me conseguiu resolver. O carro começou a engasgar-se, aos solavancos. Oficina com ele e máquina ditou: MAF. MAF substituida e debalde, voltou a fazer o mesmo, ou seja, trabalha bem 8 dias, em estrada dá 190 e depois xau que me vou pra oficina de reboque 2 vezes... O 2.º veredicto, ja sem máquina, foi Bomba de Gasolina, foi instalada ontem e advinhem: Desta vez nem 8 dias durou.. foram 12 horas... ](*,)
Só mais uma coisinha: Depois da mudança da bomba, dentro do carro tenho um leve aroma a gasolina... É normal?
Ainda mais outra coisa: Depois de engasgar outra vez, a centralina regista, outra vez, o erro MAF.
Alguem ajuda? PF

Desde já, Obrigado

Cumps
isso acontece a quente ou a frio??

no meu nao pegava andava bem e demanha nnca pegava.. chamei reboque 2 vezes e td pk nao havia maneira.. e o problema tava na bobine.. talvex a tua esteja a ir a vida..mas ve primeiro se é mesmo pk ainda doi a pagar..
 
Normalmente acontece sempre a quente, só me aconteceu uma vez, nestes quase dois meses, não pegar a frio, mas dessa vez qdo pegou deitou agua pelo escape q eu sei lá... quando acelerava era de esguicho.Ainda hoje, com esta humidade, ja fui andar com ele pegou logo e andou como se nada fosse... Parece que se e começar logo a andar e não parar tudo bem, depois se parar e depois arrancar algumas vezes, tipo 4 ou 5 vz, começa aos solavancos e desliga em andamento. Ainda ontem andou 2 km aos solavancos e a desligar, parei, esperei 1 minuto, voltei a fazer o mesmo percurso para trás e andou como se nada fosse...:confused:
Também, pelo q li aqui no forum e como ñ percebo muito de mecânica, pensei na bobine, mas às vezes parece-me que seja borboleta suja ou marada ou injectores, ñ sei mmo!..

Obrigado pela resposta.
Cumps
 
Normalmente acontece sempre a quente, só me aconteceu uma vez, nestes quase dois meses, não pegar a frio, mas dessa vez qdo pegou deitou agua pelo escape q eu sei lá... quando acelerava era de esguicho.Ainda hoje, com esta humidade, ja fui andar com ele pegou logo e andou como se nada fosse... Parece que se e começar logo a andar e não parar tudo bem, depois se parar e depois arrancar algumas vezes, tipo 4 ou 5 vz, começa aos solavancos e desliga em andamento. Ainda ontem andou 2 km aos solavancos e a desligar, parei, esperei 1 minuto, voltei a fazer o mesmo percurso para trás e andou como se nada fosse...:confused:
Também, pelo q li aqui no forum e como ñ percebo muito de mecânica, pensei na bobine, mas às vezes parece-me que seja borboleta suja ou marada ou injectores, ñ sei mmo!..

Obrigado pela resposta.
Cumps

pode ser da borboleta que precise de uma limpeza ou lubrificaçao ou as velas.. porque injectores é so nos carros a diesel, os nossos teem velas...isso de me ir a baixo de repente e em andamento aconteceu me num golf3 dum amigo e foi limpeza de borboleta e ficou 5*..
 
Isso dos solavancos deve ser o motor a trabalhar com menos um cilindro.

Das duas uma, ou tens algum cilindro com perda de compressão ou então o sistema de ignição (Velas) não está bom.
Dá uma olhadela pelas velas e os cabos, se possível, retira as velas e verifica se elas estão muito carbonizadas.

Já a perda de compressão poderá ser algo mais grave, terás de ir a um mecânico e ele faz-te um teste de compressão aos cilindros para verificar se os valores estão correctos...

Cumps
 
Boas.
Pois é pessoal, tenho andado às voltas com o 1600 SR e hoje ta de bom humor.... Até ao dia em que lhe dê novamente o ataque...
Amanhã, lá vai ele visitar, pela 6.ª vez em menos de 2 meses a oficina para ver, exactamente, como vocês sugeriram, a borboleta e as velas e também vou falar nisso da compressão nos cilindros, como sugeriu o TSilva.
Queria desde ja agradecer a vossa ajuda, depois do que for acontecendo eu vou dando noticias aqui neste tópico.
Tenho aprendido muito aqui no forum! Bem hajam por isso.

Cumps
 
Back
Top