Problemas com Quadrante

Boas,

Eu ultimamente tenho reparado nalguns problemas no quadrante do meu carro... nomeadamente no conta-rotações e no ponteiro da gasolina...

Quanto ao conta-rotações, ele por vezes simplesmente desce ao zero, com o carro a trabalhar... mas se lhe mandar uma pancada por cima, ele volta logo ao sítio... Esta é frequente no Inverno... no Verão, nunca me lembra de tal acontecer...

O meu ponteiro da gasolina é que simplesmente anda maluco. No outro dia, meti-lhe 10€ de gasolina, e tudo bem... Ele estava acima do primeiro tracinho branco no quadrante... Andei uns 20 km nesse dia, a baixas rpm's (casa-escola e vice versa).
No dia a seguir, ligo o carro, e o ponteiro não me saiu do limite superior da reserva... Então de que me lembro? De apertar pelo coitado do Cordoba para disparar com os consumos... Pensei assim: "Quero ver se tu (o ponteiro) desces ainda mais comigo a apertar com o carro.." Ou seja, troca de mudanças desde a primeira às 5000-5500 rpm's, mesmo para esforçar... O que aconteceu ao ponteiro? Subiu! Para o primeiro tracinho branco! Fiquei mesmo :eek:
No dia seguinte, ligo o carro, ele novamente a apontar para a reserva... Ou seja, meti-lhe mais 10€, e ele subiu para quase meio depósito...
Acham isto normal? De que poderá ser?

Foto do quadrante (é o do Ibiza/Cordoba mk1)

 
tenta limpar os contactos.... a mim ja me aconteceu o mesmo das nao fiz nada e deixou de fazer isso há anos...
 
o problema das rotaçoes pode ser os contactos da ficha nao estrem bons. agora isso do combustivel deve ser a boia do deposito a ficar presa..
 
No caso do conta rotações esse problema ocorre principalmente no tempo húmido, mas devem ser os contactos.

Quanto ao ponteiro da gasolina... não é normal ele estar sempre a descer e a subir consoante o andamento... Ou um carro de 94 é "inteligente" o suficiente para calcular a gasolina restante consoante a minha maneira de conduzir/consumos, ou algo está avariado...
 
Conta rotações a partida é mesmo mau contacto, Já foi aberto alguma vez? em principio com ferro de solda fina consegues resolver isso, por trás da agulha do ponteiro tens a bicha, essa bicha deve estar com mau contacto á placa de circuito, basta um toquesinho de solda(convém que seja verificado por um electrecista), caso não resolva, mais vale trocar.
Quanto ao ponteiro da gasolina, não encontro melhor explicação que a do tdimaxine, que faz todo o sentido.

Cumps.
 
Ja agora... a minha 6k3 (110cv TDi Sport), por vezes tambem lhe da a panca... O manomatro da temperatura, com o motor quente, desce ligeiramente dos 90ºC. É normal?
 
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