boas pessoal estou um pouco atrapalhado com a minha ibiza ela a uns tempos entrava em safe mode o problema era geometria pressa assim foi tirado tudo inclusive o turbo fora para se fazer uma limpeza ficou novo. passado um mes chega aos 120 kmh e volta entrar em safe mode ligo o vag com o erro que aparece e N75 intermitente ( julgo que e assim que diz la ).
Conclusao terei que comprar o sensor n75 novo ? e que ja desmontei o dito limpei tudo voltei a montar e esta na mesma =(
Alguem sabe quanto custa o sensor N75 para começar a mentalizar-me do estrago
Viva.
A N75 não é um sensor, é uma elctroválvula. Em função do sinal PWM que é colocado aos terminais desta (ficha com dois fios), ela abre/fecha uma válvula que permite a sucção (vácuo) entre entrada/saída da válvula.
Esta válvula é usada para controlar a geometria do turbo e consequentemente a pressão gerada por este.
Foto:
Em relação ao erro que é reportado pelo VAG-COM, eu diria que a ficha está mal ligada, ou seja, poderá não estar inserida ao máximo. Este tipo de ficha tem uma mola metálica em volta da mesma e quando é iserida totalmente esta dá um estalinho que indica que a ficha está travada.
Outra possibilidade é os contactos da válvula ou da ficha terem apanhado humidade e terem oxidado, verifica também se os fios não estão partidos junto à ficha (devido à curvatura dos mesmos pode acontecer).
Uma última possibilidade é a electroválvulo estar realmente danificada. A N75 tem um valor de resistência típico (acho que é 18 ohm) quando está desligada, quando esta fica com desgaste este valor fica alterado, se passar para um valor perto dos 0 ohms pode fazer curto circuito entre os dois pinos da ficha levando a centralina e intrepertar como uma intermitência.
Já tive um problema com os 'SAFES' que me demorou imenso a resolver.
Deixo aqui o link se quiseres dar uma vista de olhos.
Reparação do turbo vnt 15 ibiza 6k [RESOLVIDO]
Deixo aqui dois links com uma breve descrição do funcionamento do sistema e alguns testes úteis:
TDi's 110 cv - > geometria variável ->
https://onlineshop.ms-motor-service.com/static_content/msi_pdf/tinfo/pg_si_0065_en_web.pdf
TDi's 90 cv - > geometria fixa ->
http://www.msi-motor-service.com/ximages/4032.pdf
A válvula custa 136 € já com IVA na SEAT/VW (em 2009).
Cumps
Nuno Martins