Problema Urgente- EPC

Boas pessoal.

Tenho um ibiza 1.4 100cv sport 2002, que nos últimos tempo tem me chateado bem.
Algum tempo para cá o carro as vezes liga luz do motor e a do EPC e não me desenvolve, nem me deixa acelerar, ficando ele acelerar sozinho, mandei limpar a borboleta e calibrar, andou bem, mas passado 2 meses esta igual, o mecânico diz-me que é da Egr, mas eu acho que não tem nada a ver, e não cria gastar dinheiro sem ter a certeza se era aquilo. Alguém me pode ajudar.
É um bocado urgente porque não sei o que fazer no carro

Abraço
 
boas amigo.uma vez k ja limpaste a borboleta e calibraste..a partir de agora ja pode ser problemas no sensor do acelarador..mas o ideal e indispensavel era ligares a maquina e veres k erro te da..e postares aki... por ex:

16786 - EGR System: Excessive Flow o meu tem este erro e o carro é igual ao teu...e vou ter k fazer limpexa da tubagem e caso n resolva tem de levar uma valvula nova os sintomas é luz do motor ligada e alguma perda de potencia a desenvolver!!

o teu "nao desenvolve" é como ?? vai ganhando rotaçao aos bocadinhos?
 
boas amigo.uma vez k ja limpaste a borboleta e calibraste..a partir de agora ja pode ser problemas no sensor do acelarador..mas o ideal e indispensavel era ligares a maquina e veres k erro te da..e postares aki... por ex:

16786 - EGR System: Excessive Flow o meu tem este erro e o carro é igual ao teu...e vou ter k fazer limpexa da tubagem e caso n resolva tem de levar uma valvula nova os sintomas é luz do motor ligada e alguma perda de potencia a desenvolver!!


Boas amigo

O meu no vag com da avaria na egr, eu ponho a trabalhar e ele acelera sozinho, e se eu carregar no pedal ele não deixa acelerar.
Mas eu estou indeciso por causa da egr, arranjei uma usada so para experimentar, e uma borboleta também, segunda vou mudar e posto aqui o resultado, para assim podemos ajudar uns aos outros:)


o teu "nao desenvolve" é como ?? vai ganhando rotaçao aos bocadinhos?


Boas amigo

O meu no vag com da avaria na egr, eu ponho a trabalhar e ele acelera sozinho, e se eu carregar no pedal ele não deixa acelerar.
Mas eu estou indeciso por causa da egr, arranjei uma usada so para experimentar, e uma borboleta também, segunda vou mudar e posto aqui o resultado, para assim podemos ajudar uns aos outros:)


Abraço
 
Boas amigo

O meu no vag com da avaria na egr, eu ponho a trabalhar e ele acelera sozinho, e se eu carregar no pedal ele não deixa acelerar.
Mas eu estou indeciso por causa da egr, arranjei uma usada so para experimentar, e uma borboleta também, segunda vou mudar e posto aqui o resultado, para assim podemos ajudar uns aos outros:)


Abraço

Desliga a ficha da válvula EGR, e vê o que acontece...;-)
 
boas amigo.uma vez k já limpaste a borboleta e calibraste..a partir de agora já pode ser problemas no sensor do acelerador..mas o ideal e indispensável era ligares a maquina e veres k erro te da..e postares aki... por ex:

16786 - EGR System: Excessive Flow o meu tem este erro e o carro é igual ao teu...e vou ter k fazer limpeza da tubagem e caso n resolva tem de levar uma válvula nova os sintomas é luz do motor ligada e alguma perda de potencia a desenvolver!!

o teu "não desenvolve" é como ?? vai ganhando rotação aos bocadinhos?

Não tem nada que levar nova, isso é a válvula que deve ficar totalmente aberta talvez devido a alguma prisão por sujidade.

De nada adianta limpares o tubo, a válvula é que tem de ser limpa.

Isso já me aconteceu diversas vezes, para desenrascar na hora desligo a ficha e o motor fica logo normal...
 
a mim ja me aconteceu igual o carro deixar de desenvolver e nao acelerar pois o problema que o gaijo da stand me disse e que eu andava sem os 2stops de tras e depois de os mudar 5 estrelas
 
EPC pelo que sei é lá do tal sensor do acelarador quanto ao acelarar queixaste de um relamtim instável? sei de um caso parecido depois de se ter limpo a borbuleta e andado a rodear eram os insjectores presisavao de ser retificads ou limpos e ate á data5* espero ter ajudado
 
Boas.

Eu ontem desliguei a ficha da egr, e o carro ficou logo melhor, ficando so com o relantim um pouco estavel, mas ja consegui andar bem nele, vamos la ver o que será.

cumps
 
Boas.

Eu ontem desliguei a ficha da egr, e o carro ficou logo melhor, ficando só com o relantim um pouco estável, mas já consegui andar bem nele, vamos la ver o que será.

cumps

Boas

Podes andar assim uns dias, sem problemas, ficas é com o sinal de aviso do motor no quadrante. :D
Passado esses dias, voltas a colocar a ficha e vais ver que o motor volta ao normal, se o problema persistir quer dizer que a válvula precisa de limpeza, vai ser necessário desmontar e limpar...

Se fores à marca eles nem querem saber disso para nada, cobram-te logo uma nova, muitas das vezes basta uma limpeza e fica como nova.

Cumps
 
Last edited:
Boas

Podes andar assim uns dias, sem problemas, ficas é com o sinal de aviso do motor no quadrante. :D
Passado esses dias, voltas a colocar a ficha e vais ver que o motor volta ao normal, se o problema persistir quer dizer que a válvula precisa de limpeza, vai ser necessário desmontar e limpar...

Se fores à marca eles nem querem saber disso para nada, cobram-te logo uma nova, muitas das vezes basta uma limpeza e fica como nova.

Cumps


Ola

Ja limpei, vai ter mesmo de levar uma nova, amanha vou meter uma usada para ter mesmo a certeza se a minha esta avriada, depois digo algo;)

cumps
 
Ola

Ja limpei, vai ter mesmo de levar uma nova, amanha vou meter uma usada para ter mesmo a certeza se a minha esta avariada, depois digo algo;)

cumps

Ok, depois posta aqui as novidades. ;-)

Pelos vistos isto é um problema bastante comum neste tipo de válvulas...

Já me aconteceu esse stress 2 vezes no meu, das vezes que aconteceu desliguei sempre a ficha e deixei andar assim por uns dias e até ver ainda não tive necessidade de a desmontar, ainda continua lá a mesma... se calhar já está a pedir uma nova. :roll:

Já agora, a válvula EGR nova custa cerca de 150€

Cumps
 
Pessoal EGR substituida e nada, completemente igual, mal se liga a ficha o carro acelera sozinho e nao deixa fazer nada, amanha vamos mudar a brobeleta. Estes carros são mesmo complicados, a ww falhou bastante, se não for da brobeleta não sei o que lhe vou fazer:(

Cumps
 
pois :s entao se a EGR estava boa.. hum tenta entao a borboleta ou entao sera o sensor do acelarador..o pedal do acelarador pode estar marado..


Tsilva uma coisa...a nossa EGR da para ser limpa assim como o tudo?? ou akilo limpa se se desligar a fixa?? :p é k o meu mecanico quer me limpar so o tubo pk diz que a valvula nao da pra ser limpa...
abraço
 
pois :s entao se a EGR estava boa.. hum tenta então a borboleta ou então será o sensor do acelerador..o pedal do acelerador pode estar marado..


Tsilva uma coisa...a nossa EGR da para ser limpa assim como o tudo?? ou akilo limpa se se desligar a fixa?? :p é k o meu mecânico quer me limpar só o tubo pk diz que a válvula não da pra ser limpa...
abraço

Sim, dá para ser limpa da mesma maneira que tb se limpa o tubo, olha aqui uma foto da válvula...

7.28248.17.0.jpg


Pessoal EGR substituida e nada, completemente igual, mal se liga a ficha o carro acelera sozinho e nao deixa fazer nada, amanha vamos mudar a brobeleta. Estes carros são mesmo complicados, a ww falhou bastante, se não for da brobeleta não sei o que lhe vou fazer:(

Cumps

Dá-me ideia é que algo está a mandar abrir a válvula no momento em que deveria estar fechada ou parcialmente fechada, ou seja algo está a dar ordem à centralina para que a válvula da EGR esteja totalmente aberta.

hmm... será que é o sensor de posicionamento da borboleta??? :roll:
 
Last edited:
Sim, dá para ser limpa da mesma maneira que tb se limpa o tubo, olha aqui uma foto da válvula...

7.28248.17.0.jpg




Dá-me ideia é que algo está a mandar abrir a válvula no momento em que deveria estar fechada ou parcialmente fechada, ou seja algo está a dar ordem à centralina para que a válvula da EGR esteja totalmente aberta.

hmm... será que é o sensor de posicionamento da borboleta??? :roll:

Boas
Não sei, hoje já devo ter noviades, o problema vem do que está para trás da EGR.
 
Pessoal, ja foi todo testado incluindo um sensor que leva no colector de admisão, que quando foi tirado, quando tiramos o sensor o carvao saia por o buraco do sensor, estamos a pensar que o colector de admisão esta cheio de carvão, o que originana as tais avarias, entre hoje e amanha vai ser tirado o colector fora para limpar, e o tubo que vai a EGR.
Como o carro ja tem perto de 140 mil e consume um pouco de oleo tem a tendênçia a fazer mais carvão, vamos la ver como vai ficar depois da limpeza.

Alguem já limpou o colector de admisão?

cumps
 
Back
Top