Problema ibiza 6k tdi90

Boa noite,
Ando com um problema na minha ibiza que não sei como resolver, e antes que vá para o mecânico e ele mude tudo e mais alguma coisa e não detecte o problema decidi pedir-vos ajuda, então é o seguinte:

Ela desde há um mês para câ que para pegar em frio, deitava a bateria abaixo, tinha que ligar outra para ela pegar, deita muito fumo branco, e tem o cheiro do fumo esquisito, a quente pega mal e deita fumo branco, durante os 1ºs segundos ela fica toda engasgada a deitar fumo branco se acelarar ela sobe pouco a rotação e começa a dar rateres, para voltar ao normal tenho que desligar a chave rápido e voltar a ligar (com o acelarador em baixo) e ela fica a trabalhar normal, mas com um matraquilhar que não sei se é dos injectores ou da bomba, depois vou na estrada enquanto vou em acelaração vai normal, se largo o acelarador, depois quando precisar do acelarador outra vez, ela começa a engasgar-se e fumo branco outra vez e rateres (mesmo rateres, até deita lume :cry:), com ela em andamento e engatada desligo a chave e ligo e resolve (enquanto não tiro o pé do acelarador)
O nivel do óleo subiu, e cheira a gasóleo, acho que está a passar gasóleo para o óleo do motor, agora lixei o motor de arranque e tenho de comprar 1 novo, ele trabalha mas não faz rodar o motor :cry:

Já mudei o filtro de gasóleo, mudei a cerca de 3000km's a distribuição, rolamentos, tensores, bomba de água, oleo 5w40, filtro ar e filtro óleo, a polie da cambota está certa a trabalhar, ou seja não abana (lembrei-me dos problemas das ibizas),

O que será, bomba? bicos injectores? já ando um bocado "chateado" com a carrinha, já me lembrei em meter um motor novo lol, ela conta de momento com 220mil

Obrigado desde já
 
Last edited:
ainda hoje estivemos a ver uma ibiza com esses sintomas, a diferença é que a dele está a fazer passagem de água para o motor, tira la a tampa do óleo e vê se tem água la dentro.
 
não sou muito entendido no assunto, mas já viste se a bomba está fora do ponto? visto que mudas-te a distribuição, a bomba pode ter ficado fora do ponto.
 
Eu inclusive já tirei óleo do carter porque subiu acima do maximo, e não vi lá agua (se tivesse água penso que se notava bem)

A bomba, também já pensei nisso, mas como vejo? vagcom? ela andava a pegar bem, de repente é que começou a pegar mal :)
 
escatel são 35 euros na seat mais uns 3 pelo parafuso que tem que ser novo.. fala com o mecanico que isso é uma operação delicada para quem não percebe... o parafuso tem que levar um aperto com uma chave dinamometrica.. 90nm mais 90º..
 
acho k ele meteu uma nova pelo k li...ou montaram mal e akilo marou se...a mim aconteceo o escatel passar e ficou o motor fora de ponto...a bomba e as cames tavam certas agr a cambota ja nao e o suficente pa nao dar os tempos certos e engasgar se...ve e tens o motor a ponto...
 
acho k ele meteu uma nova pelo k li...ou montaram mal e akilo marou se...a mim aconteceo o escatel passar e ficou o motor fora de ponto...a bomba e as cames tavam certas agr a cambota ja nao e o suficente pa nao dar os tempos certos e engasgar se...ve e tens o motor a ponto...
Eu hoje tirei a tampa da correia de distribuição fora para ver, e a correia de distribuição está solta (com um bocado de geito com a mão tiramos-la fora) mas tinha la os pontos a tinta branca e o das cames e a bomba estão certos, o de baixo não dá para ver, a minha questão é será que estragou alguma vávula o facto da correia estar assim? confesso que me assustei quando vi aquilo :( e como o motor de arranque roda quando dou a chave, mas o motor não pensei logo que tivesse estragado alguma coisa, mas nem a polie da cambota roda, tou a ver que o defeito deve ser mesmo desse escatel da cambota, espero que não tenha estragado nada aos internos do motor, já agora é normal o gasoleo descer ao carter quando o motor fica descomandado?

Obrigado a todos
 
podes ver o ponto da cambota pelo volante do motor...na caixa tem la uma tampa,tiras e rodas ate aparecer um traço ai é o ponto da cambota.mete os traços k tens em branco nas cames e ve a bomba a ponto e ve se ves o traço na caixa certo...e é mt estranho exa correia estar axim folgada,kd me aconteceu nao tinh gasoleo no carter...tenta ver ixo...se foi alguma coisa com a distribuiçao vai falar com o homem k te a fez...
 
ele roda mas não pega certo? tive o mesmo problema no meu 1.9D, num ano levou 2 rolamentos da cambota, é a peça que encosta na cambota. O motor ficava descomandado completamente, até que não pagava mais. O meu problema foi que o carro ia ao mecanico e em vez de me rectificarem logo a cambota, punham os tais rolamentos, até que não deu para mais, cambota foi a vida e berrei com o motor... Leva isso a quem te montou a distribuição e que veja tudo correcto.
 
podes ver o ponto da cambota pelo volante do motor...na caixa tem la uma tampa,tiras e rodas ate aparecer um traço ai é o ponto da cambota.mete os traços k tens em branco nas cames e ve a bomba a ponto e ve se ves o traço na caixa certo...e é mt estranho exa correia estar axim folgada,kd me aconteceu nao tinh gasoleo no carter...tenta ver ixo...se foi alguma coisa com a distribuiçao vai falar com o homem k te a fez...
Obrigado desde já pela ajuda, a correia deve ter desapertado, ou o tensor, ela está mesmo muito folgada, tenho que desapertar o tensor e aperta-la em condições :)

O motor de arranque trabalha, o motor é que não roda, secalhar foi mesmo o tal escatel que foi a vida :S
 
Obrigado desde já pela ajuda, a correia deve ter desapertado, ou o tensor, ela está mesmo muito folgada, tenho que desapertar o tensor e aperta-la em condições :)

O motor de arranque trabalha, o motor é que não roda, secalhar foi mesmo o tal escatel que foi a vida :S

exatamente.. ja tive um stress no meu assim... e era isso.. fala com quem te mudou a distribuição e que te veja o escatel.. mas atençãoq ue ele pode dar aspecto que esta apertado mas não está.. basta ceder um bocadinho para ser o suficiente para ficar dessa maneira...
 
Bem pessoal, eu meti mãos á obra e fiquei impressionado com o resultado,

Mal deito a mao á polie da cambota reparo que ela está a abanar, mas pronto como a ía tirar fora e ía, não liguei, o parafuso central que aperta o escatel na cambota estava desapertado (tirei-o com a mão) e o escatel de origem têm lá 1 dente, o meu não tinha nada estava completamente moido, agora a questão é o motor saiu do ponto (como é lógico) e eu agora vou meter o escatel, parafusos novos e vou meter loctite no parafuso da cambota, mas a minha dúvida é como acerto mesmo 5 estrelas o ponto do motor, não dei com essa tampa que as ibizas têm na caixa para ver o ponto da cambota, e quais são os pontos da bomba e das cames?

Já agora se tiverem algum esquema ou conseguissem-me arranjar, para eu meter aquilo tudo 5 estrelas (porque quem mudou a correia só fez m**da) prefiro ser eu a fazer já que como a ibiza é minha acho que ninguem têm mais gosto que "nós próprios" a mexer no nosso carro! :D
 
na caixa de velicidades tens la uma tampinha em cima...tiras exa tampa e rodas a cambota ate encontrares um traço k fike certinho com um k esta no bloco do motor.ai esta a cambota a ponto. dps a bomba tem um buraco na polie e e nexe buraco vais ter k meter um tranca...tenta ver com uma broca grossa tipo uma 12 agr o tamanho nao sei ao certo...tentas meter a broca nesse buraco e ela vai ter k encaixar na bomba k tbm tem um buraco no lado eskerdo...ai fica a ponto,dps a came certeza k o mecanico fez la um traço com o corrector isto se ele nao usou tranca obvio...se nao tiver eu ixo eu fiz axim no meu...tirei a tampa das valvulas e meti o a cames em contra balanco no 4 piston e ixo vez no fim das cames um traço k fica a fase da cabeça e ai trankei com uma xave axim nao roda pa um lado nem outro...isto é um pouco confuso pa explicar.mas certeza k ele meteu correctore ai vais te guiar bem...bom bom era alguem dar te ai o eskema do autodata eu ano tenho ixo pk faltame uma cena...mas uma coisa dps de fzrs ixo tudo nao metas logo o carro a trabalhar,da primeiro uma volta com a xave 19 ao motor para ver se nao te esta a bater nada...valvulas ou ixo axim se nao tas tramado...tens k dar 2 voltas de cames para uma de cambota...boa sorte com ixo mas k alguem se xege a frentecom o desenho...um abraço e xclp la se nao percebes te nada lol
 
ve o timing da bomba e ve se nao esta muito adiantada. tive uns sintomas parecidas com uma gttdi de 98. a frio custava a pegar e mandava fumo branco.
e tinha a bomba super adientada
 
ve o timing da bomba e ve se nao esta muito adiantada. tive uns sintomas parecidas com uma gttdi de 98. a frio custava a pegar e mandava fumo branco.
e tinha a bomba super adientada
 
Back
Top