Problema com luz de motor - Ainda por resolver!!!

:(
Oi pessoal!
Há cerca de uns meses atrás pedi a v/ ajuda para tentar resolver um problema k o meu carro tinha (seat ibiza gasolina 6L de 2002).
Há cerca de um ano k ando vai na volta na oficina com o meu carro.
Tudo começou kd ele acendeu a luz do motor e desde essa altura que nunca mais parou.
Os sintomas do carro eram: rotações irregulares; perda de força do carro, consumo de gasolina superior, quando estava parada em cruzamentos tinha de acelerar ou o carro ia abaixo.
Enfim, durante todo este tempo, já mudei a válvula EGR, uma válvula que mede os gases, uma válvula de temperatura ambiente interior...Uma porrada de coisas...
Mas o problema continua...
Volta na vira o carro acende novamente a luz e não percebo pk???Não consigo ligar um fenómeno a esse acontecimento.
Mas agora o carro anda bem, acende é a luz!!!! Como a luz é do motor tenho sempre medo k seja algo grave, mas o k é facto é que o carro neste momento anda bem com a luz ligada.
Por acaso algum de vocês já passou por algo semelhante??
Alguém me pode ajudar neste caso perdido?

Obrigado*
;)
 
vê lá se não é a sonda lambda...
o meu 6l é de 2003 e tive que mudar a sonda na semana passada, o carro andava bem como se nada fosse mas a luz não apagava, ligaram a maquina e acusou: "sonda lamba atingiu limite". :whistle:
 
Olha eu durante um bom tempo ia colocar gasolina a Espanha (mais barato) mas depois ouvi umas conversas sobre o combustível e deixei de colocar lá! Será que tá relacionado com isso?
 
Olha os erros normalmente que aparecem no computador estão relacionados com emissão de gases e ultimamente referem o catalizador.
Poderá ser o catalizador o responsável por tudo isto?
 
Oi.
Desculpa a pergunta, mas o k é a vagcom?
Isto de gajas a falar sobre carros, já se sabe como é...
Coisas básicas ainda lá vai...:)
 
Oi.
Desculpa a pergunta, mas o k é a vagcom?
Isto de gajas a falar sobre carros, já se sabe como é...
Coisas básicas ainda lá vai...:)
Ola

É um cabo e um programa especifico k da pra ligar à centralina e da pra fazer varias coisas, uma delas ver e eliminar erros, pode ser k acuse alguma coisa;)
Ja agora como é k te mudaram a valvula EGR,se os carros a gasolina nao tem EGR? (axo eu:rir:)
 
esses carros tem problemas na borboleta e derivado a mistura de combustiveis

Hmm??

Mistura de combustíveis...? Não me parece que seja isso, quando muito teria problemas nos injectores.

O problema da sujidade são os resíduos de óleo que se vão acumulando, devido à passagem de gases pela EGR. ;)

Se o motor estiver a consumir óleo acima do normal a borboleta terá tendência a sujar-se mais...

Tenta andar uns tempos só com gasolina premium, tipo Galp geforce ou Bp ultimate, estas gasolinas têm aditivos de limpeza. :ideia:

Cumps
 
,se os carros a gasolina não tem EGR? (axo eu)

Há carros a gasolina que tem válvula EGR, e se não me engano este Ibiza também o tem, na minha opinião isto poderão ser várias coisas, corpo da borboleta sujo, sonda lambda, o sensor EPC, ou catalisador colmatado, agora isto é a falar de cor, sem algumas luzes não dá para ajudar muito, se fosses de perto até te ajudava mas como estas a 300km de distancia não posso fazer muito.

Abraços
 
Oi Daniel,

Agradeço imenso as tuas dicas...
Kd a bendita luz voltar a acender, vou tentar falar com o mecânico para ver se ele dá uma olhadela a essas peças.
Olha este carro tem válvula EGR sim, eu vi a válvula ser mudada por uma nova e posso dizer-vos que o preço não é nada bom. Gastei kuase 200€ numa válvula dessas!!!
Mais uma vez obrigada pela ajuda*
 
vai a um mecânico e liga o carro a máquina, provavelmente ficarás logo a saber o que se passa. continuo com a ideia de que será a sonda lambada/ catalizador con sujidade ou que já berrou isto porque tambem passei por essa situação á pouco tempo como ja tinha dito. A luz do meu acendeu 3 vezes até ter sido trocada a sonda, a 1ª vez foi limpa (segundo o mecãnico), na 2ª o gajo simplesmente apagou a luz na maquina e não fez nada, na 3ª teve mesmo que trocar a sonda.
 
Boas!

Exprimenta fazer uma limpeza a borboleta e ao tubo k faz o reaproveitamento de gazes!!!!!!

Normalmente com o tempo comessam a ficar sujos e nao deixam passar o ar na quantidade correcta!
Eu fiz essa limpeza e resultou, foi o erro k deu na vag.
Tambem ja me disseram k nao covem meter gota de varias marcas!!! k por um lado ate tem logica!!!
 
Boas!

Exprimenta fazer uma limpeza a borboleta e ao tubo k faz o reaproveitamento de gazes!!!!!!

Normalmente com o tempo comessam a ficar sujos e nao deixam passar o ar na quantidade correcta!
Eu fiz essa limpeza e resultou, foi o erro k deu na vag.
Tambem ja me disseram k nao covem meter gota de varias marcas!!! k por um lado ate tem logica!!!

Não sei para quê que fazem limpeza ao tubo da EGR, se tiver tapado melhor ainda, pelo menos os gases de escape não estão a entrar na admissão.

Ok... o carro nestes casos polui mais e é capaz de não passar no teste de CO, mas pelo menos respira melhor só com ar fresquinho...;)

Cumps
 
Olá a todos, bem a minha opnião é o seguinte, ou tens uma avaria na Vavula da Temperatura da Agua, que por incrivel que pareça esta relacionada com o sistema de injecção, ou a mudança das peças que referiste resolveu o problema mas o mecanico não pagou o erro da memoria da centralina e ela continua a informar que existe um erro apesar de na verdade já não existir. O meu conselho é vai a SEAT ou a um Electricista Auto que tenha a "maquina de Diagnosticos" que te ligue o carro a maquina e veja se ainda a erro e apague o erro anterior da memoria, normalmente acho que o carro ao fim de algum tempo deveria faxer uma verificação e eliminar o erro caso já nao exista, mas conheço casos que nao o fazem.
 
Não sei para quê que fazem limpeza ao tubo da EGR, se tiver tapado melhor ainda, pelo menos os gases de escape não estão a entrar na admissão.

Ok... o carro nestes casos polui mais e é capaz de não passar no teste de CO, mas pelo menos respira melhor só com ar fresquinho...;)

Cumps

diz-me uma coisa se souberes ou alguém:
nos nossos motores é "tão" simples (ou não) de anular a EGR como nos diesel??
pelo pouco k sei, nos diesel tens várias formas de actuar e inviabilizar a EGR, o k tras beneficios, sendo k podes anular via VAG-COM, não fica totalmente fechada, mas em alguns casos é suficiente, pôr juntas cegas, até conheço mesmo o caso de que num PD130 tirou o tubo que fazia a ligação e pôs 2 juntas cegas e acabou com o caso...
já sei k nos nossos motores irá dar mais emissoes, mas isso na altura das inspeções punha-se stock...
já alguem anulou nos nossos a EGR??
 
diz-me uma coisa se souberes ou alguém:
nos nossos motores é "tão" simples (ou não) de anular a EGR como nos diesel??
pelo pouco k sei, nos diesel tens várias formas de actuar e inviabilizar a EGR, o k tras beneficios, sendo k podes anular via VAG-COM, não fica totalmente fechada, mas em alguns casos é suficiente, pôr juntas cegas, até conheço mesmo o caso de que num PD130 tirou o tubo que fazia a ligação e pôs 2 juntas cegas e acabou com o caso...
já sei k nos nossos motores irá dar mais emissoes, mas isso na altura das inspeções punha-se stock...
já alguem anulou nos nossos a EGR??

Da mesma forma tb se pode fazer no nosso... Via vag-com apenas atribuimos valores para manter o mais tempo possivel fechada, mas tb nunca fiz nem sei quais os parametros a alterar, penso que seja diferente dos dieseis.

Prefiro antes colocar uma junta cega logo à saida da valvula (onde liga aquele tubo fino em aluminio ;) ) penso que seja mais eficaz e de fácil remoção no caso de ir ao IPO fazer teste de gases...;)

Cumps
 
Da mesma forma tb se pode fazer no nosso... Via vag-com apenas atribuimos valores para manter o mais tempo possivel fechada, mas tb nunca fiz nem sei quais os parametros a alterar, penso que seja diferente dos dieseis.

Prefiro antes colocar uma junta cega logo à saida da valvula (onde liga aquele tubo fino em aluminio ;) ) penso que seja mais eficaz e de fácil remoção no caso de ir ao IPO fazer teste de gases...;)

Cumps

pois exacto, a junta cega é k seria eficaz :whistle:
as diferenças em rendimento serão poucas ou nulas, pelo menos nos nossos motores, mas só o facto da fiabilidade, limpeza e ar fresquinho serem garantidos, penso k é algo que se pode optar, e só trás beneficios a médio/longo prazo...
agora e desenhinho da junta cega pra lá meter??
são sempre iguais (EGR diesel= EGR gasolina)??
sabendo isso, até tenho umas certas facilidades em fazer a dita em aluminio ou assim, era já...
aquilo apenas se retira o dito tubo e separa-se a junta e depois é apertar novamente certo??
 
pois exacto, a junta cega é k seria eficaz :whistle:
as diferenças em rendimento serão poucas ou nulas, pelo menos nos nossos motores, mas só o facto da fiabilidade, limpeza e ar fresquinho serem garantidos, penso k é algo que se pode optar, e só trás beneficios a médio/longo prazo...
agora e desenhinho da junta cega pra lá meter??
são sempre iguais (EGR diesel= EGR gasolina)??
sabendo isso, até tenho umas certas facilidades em fazer a dita em aluminio ou assim, era já...
aquilo apenas se retira o dito tubo e separa-se a junta e depois é apertar novamente certo??

Eu já tentei desapertar essas duas porcas que segura o tubo e pode-se fazer o desenho à própria falange do tubo ou a uma junta de vedação que lá existe...;)

Só que o tubo não sai só com esses dois parafusos, terá de se desapertar os outros dois da outra extremidade... é só seguir o tubo, liga perto da borboleta mas o acesso não é muito fácil mas faz-se:ideia:

Cumps
 
Back
Top