Boas para todos,
Tenho um problema com o meu Ibiza GT TDI de 110cv que é o seguinte:
Tudo começou há uns anos após uma revisão na SEAT, ia na CREL e o carro de repente não passava dos 120 kms mesmo com o pedal do acelerador a fundo, depois de voltar à SEAT passou a falhar na 3ª velocidade e com o tempo falhava ainda mais, ao fim de um tempo o carro deixou de fazer isto mas perdeu aquela rapidez e força que caracterizava o carro quer no arranque quer a ultrapassar. Ao fim de um tempo desisti de ir na SEAT e comecei a tentar resolver o problema em oficinas particulares; a 1ª vez fui num mecânico da SEAT, que me disse que era a centralina, ai ele colocou outra para eu experimentar (estava reprogramada pela ABT para 150cv) e ao experimentar voltei a sentir aquele prazer de conduzir o carro e pensei ter o problema resolvido e acabei por ficar com a centralina, mas ao fim de uma semana comecei a sentir os mesmos problemas fui lá e disse que estava tudo bem já que na maquina não acusava nada, e como às vezes deixava de ouvir o assobio do turbo pensei que estivesse com algum problema e fui numa oficina que só trabalhava com Diesel e turbos no Seixal e após verem o carro disseram-me que o tubo que liga o turbo estava rachado e tinha uma ventoinha com as pontas dobradas, repararam mas nunca e configuraram bem por causa dos valores da programação da centralina, ai voltei ao mecânico da SEAT que me indicou uma oficina no campo grande e tenho ido lá já à alguns anos e já fizeram o seguinte:
Verificaram o turbo, trocaram os injectores, trocaram o medidor de massa de ar, reprogramaram a centralina de outra forma, desactivaram o AGR, trocaram toda a tubagem, trocaram a válvula do turbo e a outra que esta ao lado (ficam por trás do motor), trocaram a peça na ignição onde roda a chave, verificaram os sensores quer do pedal do acelerador e travão.
Como vêm muita coisa, o carro melhorou muito mas mantêm o seguinte problema: Umas vezes o carro funciona de uma forma normal (rápido e cheio de força) e outras não, aqui o que acontece é o seguinte: o carro não puxa tão bem, não é tão rápido o que dificulta em algumas ultrapassagens, o som/cantar do motor é diferente umas vezes é forte e certo e outras é mais fraco (pensei no motor mas disseram-me que se o motor tiver um problema funciona sempre da mesma forma) as vezes parece abafado, o comportamento em estrada quando está bem é diferente o carro agarra-se melhor à estrada, ao pegar e ao desligar muitas vezes não é o mesmo, umas vezes logo após o ligar percebe-se que está a funcionar bem e noutras não, tenho quase a certeza que quando o tempo está quente que o carro fica/trabalha melhor, muitas vezes ao fim parar muitas vezes e voltar a andar o carro fica pior e depois de parar por algum tempo e voltar a andar já está normal, quando está bom ao mínimo toque no acelerador ele responde logo, responde melhor em baixas rotações, não se nota um fosso que fica na passagem de uma velocidade para outra e as mudanças entram melhor, quando não está bom ai por volta das 1500 rpm soluça um pouco e disseram-me que pode ser da EPROM (não sei se é assim que se escreve) da centralina e que seria aconselhável testar com outra.
Peço desculpa pelo comprimento do texto mas tentei explicar tudo o que foi acontecendo e tudo sinto quando o conduzo.
Se houver alguém que possa ajudar, que tenha tido problemas idênticos, qualquer dica, qualquer coisa pode ser útil, porque o que me faz um bocado de confusão é o carro umas vezes funcionar de uma forma que é o normal e noutras não e não encontram explicação para isto.
Desde já agradeço a todos qualquer ajuda.
Abraços
Jose Fernandes
Tenho um problema com o meu Ibiza GT TDI de 110cv que é o seguinte:
Tudo começou há uns anos após uma revisão na SEAT, ia na CREL e o carro de repente não passava dos 120 kms mesmo com o pedal do acelerador a fundo, depois de voltar à SEAT passou a falhar na 3ª velocidade e com o tempo falhava ainda mais, ao fim de um tempo o carro deixou de fazer isto mas perdeu aquela rapidez e força que caracterizava o carro quer no arranque quer a ultrapassar. Ao fim de um tempo desisti de ir na SEAT e comecei a tentar resolver o problema em oficinas particulares; a 1ª vez fui num mecânico da SEAT, que me disse que era a centralina, ai ele colocou outra para eu experimentar (estava reprogramada pela ABT para 150cv) e ao experimentar voltei a sentir aquele prazer de conduzir o carro e pensei ter o problema resolvido e acabei por ficar com a centralina, mas ao fim de uma semana comecei a sentir os mesmos problemas fui lá e disse que estava tudo bem já que na maquina não acusava nada, e como às vezes deixava de ouvir o assobio do turbo pensei que estivesse com algum problema e fui numa oficina que só trabalhava com Diesel e turbos no Seixal e após verem o carro disseram-me que o tubo que liga o turbo estava rachado e tinha uma ventoinha com as pontas dobradas, repararam mas nunca e configuraram bem por causa dos valores da programação da centralina, ai voltei ao mecânico da SEAT que me indicou uma oficina no campo grande e tenho ido lá já à alguns anos e já fizeram o seguinte:
Verificaram o turbo, trocaram os injectores, trocaram o medidor de massa de ar, reprogramaram a centralina de outra forma, desactivaram o AGR, trocaram toda a tubagem, trocaram a válvula do turbo e a outra que esta ao lado (ficam por trás do motor), trocaram a peça na ignição onde roda a chave, verificaram os sensores quer do pedal do acelerador e travão.
Como vêm muita coisa, o carro melhorou muito mas mantêm o seguinte problema: Umas vezes o carro funciona de uma forma normal (rápido e cheio de força) e outras não, aqui o que acontece é o seguinte: o carro não puxa tão bem, não é tão rápido o que dificulta em algumas ultrapassagens, o som/cantar do motor é diferente umas vezes é forte e certo e outras é mais fraco (pensei no motor mas disseram-me que se o motor tiver um problema funciona sempre da mesma forma) as vezes parece abafado, o comportamento em estrada quando está bem é diferente o carro agarra-se melhor à estrada, ao pegar e ao desligar muitas vezes não é o mesmo, umas vezes logo após o ligar percebe-se que está a funcionar bem e noutras não, tenho quase a certeza que quando o tempo está quente que o carro fica/trabalha melhor, muitas vezes ao fim parar muitas vezes e voltar a andar o carro fica pior e depois de parar por algum tempo e voltar a andar já está normal, quando está bom ao mínimo toque no acelerador ele responde logo, responde melhor em baixas rotações, não se nota um fosso que fica na passagem de uma velocidade para outra e as mudanças entram melhor, quando não está bom ai por volta das 1500 rpm soluça um pouco e disseram-me que pode ser da EPROM (não sei se é assim que se escreve) da centralina e que seria aconselhável testar com outra.
Peço desculpa pelo comprimento do texto mas tentei explicar tudo o que foi acontecendo e tudo sinto quando o conduzo.
Se houver alguém que possa ajudar, que tenha tido problemas idênticos, qualquer dica, qualquer coisa pode ser útil, porque o que me faz um bocado de confusão é o carro umas vezes funcionar de uma forma que é o normal e noutras não e não encontram explicação para isto.
Desde já agradeço a todos qualquer ajuda.
Abraços
Jose Fernandes