Boas pessoal, na minha GT TDI de 90cv tenho linha completamente directa, mas aconselharam-me a meter a panela do meio no fim, o que aconselham?
cumps e boas curvas
depende do material k tenhas ou k keiras por, do objectivo do carro ser arranke ou ponta, etc.
assim completamente directa fica um pouco melhor em arranke mas em principio perdes um bocado de ponta.
agora vamos a parte do conselho, lol. eu nunca aconselho linha de escape directa em carro algum pois vai baixar drasticamente a back-pressure ideal para o normal funcionamento do motor. falta de back-pressure ou back-pressure muito baixa num sistema de escape pode danificar as valvolas de escape k estão na cabeça do motor.
pessoalmente, e para tdo o tipo de uso (melhor em algumas coisas e pior noutras), eu punha linha apenas com panela final (maior responsavel pela criação do backpressure) e com as tubagens desta do mesmo diametro ou ligeiramente superiores ao diametro do resto da linha de escape. Mas esta panela final seria a original do veiculo ou outra k tivesse tubagens mais largas mas k fosse original de outro veiculo, nunca lhe punha a panela do meio, visto ser practicamente directa.
ganhos se aplicares uma panela final k seja de origem ou outra do género -> um ligeiro aumento (kuase nem se nota) da velocidade de ponta, uma ligeira melhoria em altas, regularização da back-pressure normal (ou pelo menos melhora) e o escape nao fica tao ruidoso (para mim é bom ouvir o barulho mas pouco, sem exageros de tractores e perús). piorias da aplicação da panela final -> perdas mto ligeiras de baixas e ligeiramente pior o arranke.
cumps